Festival Internacional de Documentários de Moda chega a Brasília
Programação com filmes, exposições, oficinas e debates desembarca na capital federal pela primeira vez, entre os dias 12 e 17 de março
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os dias 12 e 17 de março, o Museu Nacional da República recebe a terceira edição do Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda. Essa é a primeira vez que o evento desembarca na capital, depois de edições em São Paulo e Belo Horizonte nos dois últimos anos.
Criada na Espanha, em 2015, a iniciativa visa englobar a moda e todas as suas interações com as demais plataformas artísticas. A programação é recheada de longas premiados, debates, oficinas e exposições.
Vem saber o que vai rolar no Feed Dog Brasília comigo!
Para abrir o festival em grande estilo, o evento irá realizar, no dia 12 deste mês, uma sessão, apenas para convidados, do longa The First Monday in May, dirigido por Andrew Rossi. O filme acompanha os bastidores do Met Gala de 2015, que trouxe a China como tema. “A gente sabe o que é o Met Gala, mas só temos acesso ao red carpet e às celebridades. Não vemos a exposição, o jantar e tudo o que acontece lá dentro. Esse filme nos dá a oportunidade de ver os bastidores e entender o que realmente o baile é”, comenta a curadora da mostra, Flávia Guerra, à coluna.
Do dia 13 em diante, a agenda segue aberta ao público e com entrada gratuita, trazendo vários recortes da indústria têxtil ao redor do mundo. “Desde a primeira edição, pensamos a programação de forma que todos os assuntos conectados à moda sejam trabalhados. Não só nos filmes mas também nas oficinas, exposições e nos debates”, diz Flávia.
“Podemos ver a moda como um mercado de luxo, como em First Monday In May, mas também podemos conhecer os mercados de rua da Angola no documentário Bangaologia”, completa a curadora.
As produções nacionais também terão destaque na primeira vez do Feed Dog em Brasília. Os documentários Fora do Figurino, Idades da Moda, Deixa na Régua e Fios de Alta Tensão tratarão sobre a diversidade de povo brasileiro e como isso reflete em nosso estilo.
“São produções que vão além da moda, chegando em nosso comportamento. Somos uma nação sem muitos padrões, graças à nossa miscigenação e às nossas referências culturais. Isso é retratado nesses projetos”, avalia Flávia.
Nos últimos dias da mostra, o destaque fica com Mapplethorpe: Look at the Pictures. A obra retrata a vida do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, conhecido pela sensibilidade no tratamento de temas controversos em imagens P&B. “Todos são filmes atuais e inéditos em Brasília, mas este é imperdível. É um retrato muito detalhado da vida dele, em uma linearidade bastante interessante”, adianta Flávia.
Além da exibição de 12 títulos nacionais e internacionais, o Feed Dog terá duas mesas de debates, duas oficinas e uma exposição com fotos do acervo da Agência Fotosite, sob a curadoria de Jussara Romão. A montagem apresenta 40 retratos, de um total de mais de 2 milhões, de passarelas, backstages e das ruas – registradas durante os 20 anos da maior empresa de imagens de moda do Brasil.
Programação
Oficinas:
Moulage por Karina Petzold
Moulage é a técnica de criação do molde no próprio manequim, onde o desenho da roupa é construído no espaço tridimensional para depois ser traduzido em um modelo-piloto.
Dias: 13, 14 e 15 de março
Horário: das 16 às 18h
Participação: livre e gratuita.
Limite de 10 vagas. Inscrição pela rede social do evento.
Upcycling por Nina Maria Fonseca
O upcycling, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de transformação de subprodutos, resíduos e peças descartadas em novos materiais. É uma forma de dar vida nova a roupas, restos de tecido, acessórios e tudo o que couber na nossa imaginação.
Dias: 16 e 17 de março
Horário: das 15 às 20h
Participação: livre e gratuita.
Público rotativo, por ordem de chegada no local.
Debates:
Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão na Moda?
Data e horário: sexta-feira (15/3), às 17h
Nomes confirmados: Rafaela Lacerda (SP), Romilda Gomes Moreira (BSB), Iara Vidal (BSB) e Daniela Auler (SP)
Cinema e Moda – Uma Relação ao Longo da História
Data e horário: sábado (16/3), às 17h
Nomes confirmados: Flávia Guerra (SP), Cecília Barroso (BSB) e Fernando Martins (BSB)
Filmes:
12/3
20h: First Monday in May (sessão de abertura para convidados)
13/3
17h: Fora do Figurino
19h: Kevyn Aucoin
21h: Antonio Lopez
14/3
17h: Idades da Moda
19h: Deixa na Régua
21h: Fios de Alta Tensão
15/3
17h: Mesa de Sustentabilidade
19h: Out of Fashion
21h: Mapplethorpe: Look at the Pictures
16/3
17h: Mesa de Cinema e Moda
19h: Mapplethorpe: Look at the Pictures
21h: Antonio Lopez
17/03
17h: First Monday in May
19h: Bangaologia
21h: Kevyn Aucoin
Serviço:
Feed Dog Brasil 2018 – Festival Internacional de Documentários de Moda
Local: Museu Nacional da República
Quando: de 12 a 17 de março de 2019
Entrada franca
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Danillo Costa