Festival de documentários exibe filmes de moda e premia estudantes
Sediado em São Paulo, o evento Feed Dog terá títulos inéditos e selecionará fashion films de alunos de instituições brasileiras
atualizado
Compartilhar notícia
A moda é cultura, arte e informação. Fundamentados no propósito de fomentar o segmento, o Feed Dog: Festival Internacional de Documentários de Moda volta a São Paulo para exibir longas inéditos, como o aguardado filme sobre a vida e história de Salvarore Ferragamo. A mostra também destaca fashion films de alunos de universidades brasileiras e promove o setor por meio de bate-papos com grandes nomes da área. Inteiramente gratuito, o evento acontece até 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta.
Vem conferir!
Criada na Espanha, em 2015, a iniciativa visa englobar a moda e todas as suas interações com as demais plataformas artísticas. O nome dado ao evento, “Feed Dog”, faz referência a um item da máquina de costura que empurra o tecido sob a agulha. Em outras palavras, é a ferramenta que ajuda a dar vida às peças.
Em formato de concurso de fashion films, a seleção de 2022 elegeu 20 títulos, que serão exibidos em sessão dupla na quarta-feira (19/10), às 18h e às 19h30. Logo após a mostra, os materiais serão julgados pela comissão de profissionais convidados e os longas mais bem avaliados levarão o prêmio para casa.
A seleção engloba materiais de diferentes instituições. Da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), foram selecionados oito nomes: A Bonequinha, de Carolina David, Brenda Gianini e Giovanna D’alessandro; Espelhadas, idealizado por Maria Clara Ferreira, Pâmela Vichier, Rafaela Abdalla e Marcos Kenji; Fragmentos, de Lara Saunders, Giovana Arnaud e Nádia Carolina; Green Jelly Nights, feito por Anna V. Salmeron, Giovanna Wangham e Isabela Pasche; Jack The Ripper Stalks His Victims, dirigido por Giovanna Marques; Les Enfants Terribles, de Júlia Fialho e Giulia Amorim; Quando me Surpreendo ao Fundo do Espelho, de Gabriella Mestieri; e Refúgio, de Sophia Bardella Morrison.
Do Instituto Europeu de Design (IED), participam os seguintes trabalhos: Ad Aeternum: Materiais Desenvolvidos com o Corpo, de Bianca Augusta Penhas Zagolim; ANIM, produzido por Lella Parma; Entre Linhas Efêmeras e Entre Linhas Efêmeras: Passarela, ambos dirigidos por Anna Carolina Menezes; Liberdade, obra de Carol Caminata; Origem & Rumo, de Isidora Rehbein; e Scelte, de Lisa Restuccia.
Ócio Criativo, de Flavia Pisco, e A Dream To Dream, de Isabela Leoni, foram os documentários selecionados para representar o Senai e o Senai Cetiq, respectivamente. Destino, feito por Aurora Vinci, Marina Ritzmann, Giovana Scarpini e Éden, e Golpe de Vista, produzido pela dupla Karen Anísia e Lucas Maia, são os trabalhos eleitos da Universidade de São Paulo (USP). Já o Senac marca presença no festival com Manicômio 21, produzido por Aline Livra, Antônio Moinhos, Trivizolli, Maria Gleyce e Lu Machado.
Filmes estrelados
Além do concurso estudantil, rodas de conversas e oficinas interativas, a programação exibirá 15 longas premiados, a maioria inéditos no Brasil, que revelam os bastidores e as histórias de importantes nomes do segmento. Um deles, em especial, está no radar dos amantes de moda há algum tempo: Salvatore: Shoemaker Of Dreams (O Sapateiro de Sonhos, em tradução livre).
Dirigido por Luca Guadagnino, o filme contempla a jornada do fundador da grife italiana Ferragamo, que, no início do século 20, navegou de Nápoles para os Estados Unidos a fim de buscar uma vida melhor. Uma vez estabelecido no sul da Califórnia, ele se tornou o sapateiro estrelado de Hollywood.
Outra obra que será exibida no evento é Riveted: The History of Jeans (Rebitada: A História do Jeans). O documentário dinamiza os clichês para contar a história silenciada do icônico tecido: as origens fora dos Estados Unidos, o papel essencial desempenhado pelos escravos afro-americanos no desenvolvimento e como, antes de ser o uniforme do cotidiano, o jeans foi um dos vestuários mais usado por trabalhadores e imigrantes. Logo após a sessão, será realizado um debate sobre as temáticas que permeiam o longa.
No quesito ativismo, um dos grandes destaques é Subjects Of Desire (Assuntos de Desejo). O documentário analisa os estereótipos que historicamente têm sido usados para classificar as mulheres negras: o da empregada, da promíscua e da personalidade raivosa; todos incorporados ao imaginário coletivo graças à televisão e ao cinema.
Serviço
Feed Dog
Espaço Itaú de Cinema
Rua Augusta, 1475 (Sala 4), Cerqueira César, São Paulo – SP
A exibição dos fashion films será no dia 19 de outubro, em duas sessões: às 18h e às 19h30. A entrada é gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do cinema. Confira a programação completa com horários dos talks, oficinas e filmes no site.
Colaborou Marcella Freitas