Felinos e pijamas: conheça a marca brasiliense Nina Miu
Com foco na sustentabilidade e tecnologia, etiqueta cria peças de casa e lingeries para uso no dia a dia
atualizado
Compartilhar notícia
A relação humana com bichos de estimação rende histórias das mais variadas. Os animais domésticos fazem parte da rotina de milhares de lares com o poder, na maioria das vezes, de transformar a vida dos donos. Foi a partir desse contexto que surgiu a Nina Miu. A marca brasiliense tem como propósito quebrar as barreiras de roupas para dormir com o foco em usabilidade, sustentabilidade e tecnologia.
Vem conhecer!
Ninoca
É com um largo sorriso no rosto que Tâmara Morais fala da marca que abriu em homenagem à gatinha Nina, apelidada carinhosamente de Ninoca. A jovem revela que sempre teve vontade de ter o próprio empreendimento e que, quando o sonho se concretizasse, daria o nome da felina ao negócio.
“Quando eu era criança, tinha o hábito de desenhar. Sempre fui muito apaixonada por criação, moda e trabalhos manuais. Aos 7 anos, minha mãe me deu uma máquina de costura, que tenho até hoje”, relembra, durante entrevista à Coluna Moda Fora dos Padrões.
Contudo, o sonho foi interrompido pela realidade que batia à porta. Moradora de Ceilândia, endereço que só se alterou aos 26 anos, Tâmara Morais decidiu apostar em uma área já conhecida e com mais chances de renda. A partir da influência dos pais, que mantêm um quiosque na área hospitalar da Asa Sul, ela investiu no ramo da saúde. “Entendi que precisava ter a minha própria grana para ter as coisas. Foi assim que consegui fazer cursos de corte e costura, desenho e por aí vai”, conta.
Paralelamente, a jovem tinha em casa o apoio emocional e afetivo da gata Nina. Por isso, anos depois, já estabilizada e com uma quantia guardada, decidiu abrir a própria marca de moda, e em novembro de 2019, surgiu a Nina Miu.
A etiqueta era composta, inicialmente, por peças que Tâmara havia comprado em viagens que fez pelo território goiano. Ao perceber que fez sucesso, a empresária investiu nas próprias criações. “Eu queria vestir algo que me sentisse bem, nunca gostei de usar bojo. O primeiro projeto foi um kit de calcinhas, montei tudo do zero e sozinha.”
Tâmara Morais era a única responsável por tudo que cercava o universo da marca, desde a criação à venda das peças. Porém, com o isolamento social na pandemia, os pais da jovem tiveram o quiosque fechado. Como uma forma de ajudar os familiares, ela os convidou para trabalhar na marca.
Com o foco em peças de pijamas, mas que também podem ser usadas fora do ambiente domiciliar, a Nina Miu tem se estruturado no cenário brasiliense. “Queria uma marca sustentável, fui atrás, me especializei e fiz contatos para fora da capital.”
Sustentabilidade e tecnologia
A marca tem como base a sustentabilidade e a pluralidade de tamanhos. “A Nina é para todo mundo, quero que as minhas peças cheguem na maior quantidade de corpos, além de não desperdiçar nenhum tecido e entregar produtos hipoalergênicos”, afirma.
Após não conseguir se conectar com pessoas da moda da capital, a empresária procurou se especializar e criar relacionamentos com trabalhadores fora de Brasília. Foi com essas conexões que surgiu o maior projeto da marca: o Ninaverso.
Com uma equipe do Rio Grande Sul, Tâmara desenvolveu toda a iniciativa. “Foram cerca de 8 meses de trabalho, desenvolvemos uma modelagem e coleção totalmente digital. Levei o projeto para vários pontos turísticos de Brasília. A interatividade foi o principal resultado”, conta.
Intitulada Nina no País das Maravilhas, a coleção foi inteira inspirada na gatinha, que veio a falecer semanas antes desta matéria, após mais de 12 anos como a principal companheira de Tâmara Morais. Em razão do ocorrido, a empresária precisou reformular todos os aspectos da marca. “Não aconteceu tudo o que eu esperava porque a Nina ficou doente, precisei destinar uma grande quantia para o tratamento dela.”
Para Tâmara Morais, as mulheres e os felinos têm muito em comum, como charme, astúcia e força. “A Nina Miu carrega essas características. É um projeto que vai eternizar para sempre a relação que tinha com ela”, finaliza.
Moda Brasília
A Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.