metropoles.com

Feito à mão: conheça 3 marcas que produzem peças de maneira artesanal

Com foco na produção manual, etiquetas de moda brasileira apresentam produtos que colocam o artesanato em protagonismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foz/Divulgação
Modelo ao lado de bolsa de palha com penduricalhos coloridos - Metrópoles
1 de 1 Modelo ao lado de bolsa de palha com penduricalhos coloridos - Metrópoles - Foto: Foz/Divulgação

Nos últimos anos, técnicas artesanais conquistaram o seu espaço na moda. Crochê, tricô, palha e madeira são alguns dos materiais que passaram a protagonizar desde peças de roupas até acessórios e calçados. A Coluna Moda Fora dos Padrões elencou três marcas brasileiras fundamentadas na arte de produzir à mão.

Vem conhecer!

Giphy/Bel Chaves Brand/Pitayah/Divulgação

 

De maneira gradual, os produtos feitos por meio de técnicas artesanais romperam barreiras físicas e saíram de feiras locais diretamente para as prateleiras de lojas de departamento e e-commerces de luxo. Esse processo aponta para uma questão diretamente ligada ao público que consome moda com frequência: a exclusividade é um adjetivo indispensável para quem busca se destacar.

O verão foi a porta de entrada para peças que estampam leveza. Na temporada que pede por tecidos mais frescos, foi fomentado o desejo por complementos que ornem com sinergia. Com a nova demanda, as peças de linho, as bolsas de palha, as camisas com bordados e as blusas de crochê começaram a adentrar a lista de interesse dos consumidores.

Modelo usa camisa azul com bordado no bolso, calça de linho branca e bolsa com bordados - Metrópoles
Nos últimos anos, técnicas artesanais conquistaram mais espaço na moda

 

Modelo de perfil usa brinco geométrico da Pitayah - Metrópoles
Crochê, tricô, palha, cerâmica e madeira são alguns dos materiais que passaram a protagonizar desde peças de roupas até acessórios e calçados

 

Modelo segura peças coloridas da marca Bel Brand - Metrópoles
De maneira gradual, os produtos feitos com técnicas artesanais romperam barreiras físicas e saíram de feiras locais diretamente para as prateleiras de lojas de departamento e e-commerces de luxo

Confira algumas marcas independentes que produzem e tecem peças com estilo, personalidade e significado:

Bel Brand

A Bel Brand é uma marca focada em bolsas com DNA artesanal que se destacam pela estética marcante. A etiqueta é resultado das referências e vivências da idealizadora, Bel Chaves, que atuou tanto no mercado de luxo quanto na área de marketing de moda no Rio de Janeiro.

Depois de 12 anos dedicados à carreira, ela resolveu se voltar exclusivamente à maternidade. Mas, depois de meses do nascimento do seu filho, muitas questões foram repensadas. O desejo de criar e produzir falava alto. A ideia de uma moda diferente, assunto que sempre a seduziu, foi o ponto de partida.

“Em 2019, eu comecei a aprender crochê. Fazia bolsas de fio de malha que, na época, não eram tão comuns. Ia experimentando e misturando outros materiais sem intenção e já criava sazonalmente fantasias de carnaval, porque no Rio é muito forte esse período do ano. Eu sempre tive aptidão por trabalho manual porque a minha mãe é costureira e eu cresci nesse universo, seja manuseando, seja criando”, conta Bel à coluna.

E assim, de maneira despretensiosa, nasceu a Bel Brand. As criações são movidas por um desejo: introduzir incentivos sustentáveis de forma criativa e divertida através de bolsas artesanais. As peças são pensadas para compor o estilo de mulheres independentes, que desejam apresentar ao mundo as suas diferentes versões por meio do vestir.

“Carregamos o trabalho manual na veia: todo o nosso processo é feito à mão. Nos orgulhamos de ter um design nacional, feito por brasileiros, com matéria-prima do nosso país. Inspiramos a valorização pelo manual e feito no Brasil. Esse caminho nos leva a conectar histórias, possibilidades e afetividade”, reflete a empresária.

Modelos usa bolsa azul de tricô - Metrópoles
A Bel Brand é uma marca focada em bolsas com DNA artesanal

 

Modelo segura peças coloridas da marca Bel Brand - Metrópoles
As peças são pensadas para compor o estilo de mulheres independentes, que desejam apresentar ao mundo as suas diferentes versões por meio do vestir

 

Modelos seguram bolsa de palha da Bel Brand - Metrópoles
As peças se destacam pela estética marcante

Foz

Foz nasceu a partir da necessidade de unir a ancestralidade do artesanato brasileiro a um produto de moda que estampe a memória e a efetividade do feito à mão. Tudo isso sem deixar de lado, claro, a qualidade das fibras naturais e os processos de produção firmados na sustentabilidade.

A marca aposta em modelagens descomplicadas, com silhuetas mais fluidas. A fibra de linho é a matéria-prima protagonista na produção das peças, que são tecidas à mão por artesãos tradicionais do estado de Alagoas. O bordado minucioso é uma das assinaturas da etiqueta.

O designer de moda Antônio Castro é o nome à frente da Foz. Alagoano radicado em São Paulo, ele carrega os signos do fazer manual e da cultura popular como DNA de seu trabalho. A marca nasceu como um desdobramento de seu trabalho de conclusão de curso em 2018, em que o estilista criou um projeto que teve como objetivo destacar o artesanato com raízes brasileiras.

O mix da etiqueta foca em peças básicas, pensadas para o dia a dia. Antes de tudo, as roupas produzidas prezam pelo conforto e pela mobilidade. Junto aos traços e pontos que formam os itens, é transportada a valorização da cultura popular a partir de uma narrativa que destaca o retrato do Brasil. Firmada em propósito, a marca já vestiu os atores Lázaro Ramos e Luis Lobianco, a jornalista Luanda Vieira e a cantora Linn da Quebrada.

Modelo usa peça de crochê - Metrópoles
A Foz nasceu a partir da necessidade de reunir a ancestralidade do artesanato brasileiro a um produto de moda

 

Modelos usa peça de linho branca e bolsa de palha da marca Foz - Metrópoles
A marca aposta em modelagens descomplicadas, com silhuetas mais fluidas

 

Bolsa ecobag com ilustração da marca Foz - Metrópoles
O mix da etiqueta foca em peças básicas, pensadas para o dia a dia. Antes de tudo, as roupas produzidas prezam pelo conforto e pela mobilidade

Pitayah

Inspirada pelas possibilidades da cerâmica plástica, matéria-prima que ganhou destaque recentemente, a dupla Nadine Lobo e Maíra Nunes começou a produzir itens feitos à mão em 2020, ano em que, juntas, fundaram a Pitayah. Ao longo de 18 anos de amizade, as brasilienses sempre compartilharam experiências e preferências na moda.

“Gostamos de nos vestir bem. Acessórios eram e sempre foram um diferencial na forma como enxergamos uma boa montação de look. Depois de muitos anos trabalhando a nossa criatividade em peças que nós mesmas fazíamos para o Carnaval, decidimos montar o nosso negócio relacionado aos itens”, explica Maira.

As curvas e a arquitetura ímpar de Brasília inspiram a criação das peças da etiqueta. Nos colares e brincos, não faltam formas geométricas, pedras furta-cor e estampas. Para a concepção das coleções, as criativas analisam as novidades no segmento e avaliam quais detalhes fizeram sucesso anteriormente.

 

Proprietárias da marca Pitayah - Metrópoles
A Pitayah foi fundada em 2020 por Nadine Lobo e Maíra Nunes. A marca integrou o mix da primeira edição do evento Metrópoles Fashion & Design, em outubro de 2022

 

Brincos coloridos agrupados na mesa da marca Pitayah - Metrópoles
Nos colares e brincos, não faltam formas geométricas, pedras furta-cor e estampas

 

Modelo de perfil usa brinco geométrico da Pitayah - Metrópoles
No mais recente lançamento, a marca produziu peças que homenageiam a cantora Gal Costa

 

No mais recente lançamento, a marca produziu peças que celebram a cantora Gal Costa, que morreu em novembro de 2022. “Inspirada na diva, cada peça foi pensada para trazer formas, cor, calor e versatilidade para seus dias e looks. A coleção Aquarela do Brasil é o seu presente perfeito, e a nossa homenagem a essa potência chamada Gal”, destacou a publicação da etiqueta no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?