Farm vai plantar mil árvores por dia para compensar emissões de carbono
O compromisso da marca brasileira chega com a coleção Futuro do Presente, de verão 21
atualizado
Compartilhar notícia
A Farm se comprometeu a plantar mil árvores por dia até o fim de 2020. O objetivo é compensar o impacto ambiental gerado pela produção da coleção de verão 2021, que já está disponível no e-commerce da marca. A iniciativa foi batizada de Futuro do Presente.
Vem comigo saber mais!
Trata-se da primeira coleção carbono neutro da Farm. A ideia, segundo a label, é contribuir para a transformação do mundo. A novidade foi possível graças a uma parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).
“Estamos muito felizes de dar este primeiro passo, e nos comprometemos a neutralizar cada vez mais nossas emissões. Entendendo não só o impacto que geramos, mas também conseguindo traçar metas mais assertivas para a redução das nossas emissões, o que consideramos fundamental para o combate às mudanças climáticas”, destacou a marca em comunicado.
A fase inicial do processo foi o cálculo da quantidade de carbono presente na cadeia de produção da marca. Entraram na conta as emissões diretas (transporte e luz, por exemplo) e indiretas (uso de matéria-prima e geração de resíduos).
“De forma prática, iremos compensar o equivalente a 26 mil viagens de carro movido a gasolina, do Rio de Janeiro a São Paulo, ou a 5 mil viagens de avião, do Rio a Nova York. Porque mesmo que já estejamos caminhando para uma produção mais consciente, ainda emitimos CO2 na atmosfera”, esclareceu a Farm.
Semear 5.359 árvores equilibra 5.209 toneladas de carbono decorrentes da coleção, de acordo com a etiqueta. No total, a label vai plantar cerca de 140 mil. Espécies nativas serão destinadas a sistemas agroflorestais do município de Apuí, no sul do Amazonas.
A coleção Futuro do Presente inclui peças como vestidos, macacões, croppeds, blusas, saias e calças, além de acessórios, calçados e itens de beachwear. As estampas – símbolo do DNA da Farm – englobam composições florais e elementos geométricos, assim como desenhos de frutas e animais.
Colaborou Rebeca Ligabue