Família real, looks repetidos e maximalismo se destacam no Bafta 2023
O “Oscar” britânico contou com um tapete vermelho badalado nesse domingo (19/2). Kate Middleton foi uma das personalidades mais aguardadas
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada 2023 de premiações da sétima arte, que teve como marco inicial o Globo de Ouro, em janeiro, e encerra o ciclo no Oscar, em março, está a todo vapor. Nesse domingo (19/2), no Royal Festival Hall, na Inglaterra, ocorreu um dos eventos mais importantes do cinema para o Reino Unido: o British Academy Film Awards (Bafta), que é considerado um “Oscar” britânico. Além das celebridades que concorreram a categorias, a família real inglesa também marcou presença.
Vem conferir os destaques!
E o Bafta vai para… Kate Middleton
Os eventos de tapete vermelho dão o que falar não somente pelos artistas celebrados, como também pelos looks que riscam o tapete vermelho. Quando o assunto são produções dignas de um desfile de alta-costura, grandes premiações costumam render assuntos por dias.
Com o Bafta, não foi diferente. Toda a excitação para conferir o que os famosos irão usar é maximizada quando se espera ninguém mais ninguém menos do que o príncipe William e Kate Middleton, que são anualmente confirmados — e muito aguardados pelo público. Essa foi a primeira vez que o casal cruzou o red carpet a bordo dos novos títulos, que foram alterados com a morte da rainha Elizabeth II, em 2022.
Como de costume, a princesa de Gales elegeu uma produção assinada por um designer britânico. A escolha para a noite foi um modelo longo e branco criado por Jenny Packham, somado à luvas pretas até os ombros e uma minibolsa da mesma cor.
Como prova de que boas peças são imunes ao tempo, o vestido em questão já foi usado por Kate na mesma cerimônia em 2019, com alterações apenas na combinação. Tal atitude foi muito elogiada pela imprensa, uma vez que ela chamou a atenção para o fato de que repetir roupa deve ser normalizado — e, porque não, aderido? Para arrematar o visual, Middleton deixou os cabelos soltos e somou o visual com brincos florais da varejista Zara.
Elegância em diferentes fórmulas
O tapete vermelho do Bafta oscilou entre o mini e o maximalismo, mas foram as criações com estética marcante que roubaram a cena. No polo mais ousado, vale o destaque para estrelas como Anya Taylor, que chegou ao evento com um look da Schiaparelli, apresentado na nova coleção da grife deste ano. Em um tom cintilante de dourado, a peça trazia como arremate uma espécie de capa na mesma cor.
Florence Pugh elegeu uma criação inteiramente vermelha da grife Nina Ricci. O vestido trazia um volume que imitava uma flor na parte do busto e babados feitos em tule na parte da barra. Já Cinthya Erivo não pisa no tapete vermelho para passar despercebida. Ela, que mantém um relacionamento duradouro com a Louis Vuitton há anos, escolheu um modelito longo, assimétrico e com franjas acobreadas. A gola e mangas estruturadas deixaram o visual ainda mais elegante.
Mais nova Egot, acrônimo que indica que um artista ganhou os quatro prêmios mais importantes da sétima arte (Emmy, Grammy, Oscar e um Tony), Viola Davis brilhou em um vestido azul assinado por Stella McCartney. Artistas como Sara Sampaio, Gwendoline Christie e Carey Mulligan elegeram o clássico pretinho “básico” para o evento, mas cada uma à sua maneira.
A arte de renovar
Eleita a Melhor Atriz pela interpretação no longa Tár, Cate Blanchett mostrou que a moda é uma ferramenta potente para reviver boas histórias. Na premiação desse domingo (19/2), a australiana cruzou o tapete vermelho com o mesmo vestido preto com decote nas costas que usou anteriormente no Oscar 2015.
Na ocasião, a peça vintage de veludo, assinada por Maison Margiela na era de John Galliano, foi ornada com um dos colares mais caros do mundo da joalheria, produzido com turquesa, água marinha e diamantes da Tiffany, para que Cate apresentasse a categoria de Melhor Ator do ano pela academia.
A diferença ficou por conta do styling: o longo preto ganhou ombros mais marcados e outro tipo de maxi colar como companhia, dessa vez de pérolas. A iniciativa das xarás ilustram que repetir nunca esteve tão em alta. E, mais do que isso, dar uma nova chance às peças antes usadas é uma maneira criativa de usar a moda.
Bafta 2023
A 76ª edição do Bafta teve o filme Nada de Novo no Front como o grande vencedor da noite, com prêmios em sete categorias. Entre os agraciados, também estão os longas Os Banshees de Inisherin, Elvis e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, assim como os atores Austin Butler, Cate Blanchett, Kerry Condon e Barry Keoghan.