Faça um giro pelas novidades da primeira Semana de Moda Digital de Milão
A edição virtual do evento apresentou as coleções do verão masculino e do resort 2021 de grifes como MSGM, Moschino e Gucci
atualizado
Compartilhar notícia
O circuito das principais semanas de moda digitais chegou ao fim com as novidades mais quentes de Milão. A programação do primeiro Milão Fashion Week virtual encerrou nessa sexta-feira (17/7). Na edição, conduzida por vídeos, marcas como MSGM, Alberta Ferretti, Moschino e Philipp Plein apresentaram as coleções masculinas de primavera/verão 2021 ou as de resort (ou pre-spring) 2021 masculinas e femininas. Algumas exibiram um trabalho completo, enquanto a Versace, por exemplo, deu apenas uma prévia da coleção que deve estrear ainda nesta temporada.
Vem comigo conferir os destaques!
MSGM
Fundada por Massimo Giorgetti, a MSGM adotou o formato de curta-metragem para participar do evento digital. Além dos trabalhos de SS21 masculino e resort 2021 feminino, o estilista aproveitou a oportunidade para introduzir sua primeira coleção-cápsula completamente sustentável de camisetas e moletons unissex.
No vídeo Não Sei Onde, Mas Juntos, jovens se divertem à beira de um lago e passeando por Milão, ao som da música La Tua Canzone, do cantor e rapper italiano Coez. Em seguida, divagam sobre momentos felizes, união e afetividade. Ao fim, o material exibe cenas de beijos e fogos de artifício.
Candy colors, babados, xadrez e modelagens soltas estão entre as tendências que o estilista traz no resort 2021 feminino. A alfaiataria ganha intervenções desconstruídas no busto e nos recortes. O babado das camisas, que desce da gola até a barra da peça, é um dos detalhes que se sobressaem neste trabalho. As calças têm modelagens amplas, enquanto alguns vestidos são adornados com mistura de estampas.
Alberta Ferretti
A designer italiana Alberta Ferretti armou uma espécie de “desfile” virtual para apresentar seu resort 2021. Em um vídeo de quase três minutos, as modelos se apresentam em uma passarela transparente, passando por pontos turísticos de cidades icônicas da Itália, registradas como plano de fundo. Entre as locações, trechos de Roma, Veneza, Nápoles e Milão.
De certa forma, a produção audiovisual prestou uma homenagem ao país, um dos primeiros a adotarem o lockdown em consequência da pandemia. Enquanto a Itália se recupera do isolamento social, Ferretti traz a pitada de otimismo que a moda e as pessoas precisam, seja no vídeo, sejam nas peças introduzidas na temporada.
A coleção abre com cores quentes, em tons de rosa e laranja e, depois, parte para o azul e o preto. Conjuntos de alfaiataria formam combinações impactantes, enquanto vestidos e blusas entregam leveza, fluidez e o toque de transparência do chiffon. Há também opções em crochê e casacos com franjas.
Combinações de calças e botas têm um ar levemente equestre, entregando um visual forte, assim com as peças estampadas. Vestidos trazem um minimalismo monocromático, especialmente os modelos em bege, rosa vibrante e azul.
Moschino
Sempre divertida e irreverente, a Moschino apresentou as peças masculinas do resort 2021; uma espécie de continuação direta dos itens femininos, revelados em junho. No entanto, a parte masculina carrega um ar ainda mais descontraído, com elementos urbanos, blocos de cores e detalhes que remetem aos anos 1980, como pequenos triângulos e poás em tamanho maxi.
As referências geométricas da coleção vêm do Memphis Group, uma das grandes influências de Jeremy Scott, diretor criativo da marca. “Gosto de trazer humor, alegria, cor e diversão. Algo que pode ajudar a colocar um sorriso em seu rosto”, disse o estilista norte-americano à Vogue Runway.
Tudo isso foi compilado em um fashion video de dois minutos, proposta bem simples perto de toda a extravagância que a label está acostumada a mostrar em seus desfiles. Além dos detalhes gráficos, bem-humorados e pop, a marca propõe a mistura de texturas e o color blocking como truques de styling para a temporada.
Philipp Plein
O vídeo que apresenta a nova coleção do designer Philipp Plein faz uma contagem do público de desfiles anteriores. Desde o início da label, há 16 anos, a marca homônima conseguiu atingir o total de 6 mil convidados em seus desfiles.
Para este, no entanto, Plein dispensou a plateia e modelou os quase 30 looks da coleção primavera/verão 2021 masculina por conta própria. O formato experimental misturou robôs e projeções tridimensionais sobre o corpo do estilista.
Batizado de A Moda está Morta, o “desfile” virtual do designer exibiu detalhadamente as características mais marcantes de cada peça. Aplicações de metal, couros texturizados e tênis futuristas são os highlights de visuais modernos e pra lá de urbanos.
Salvatore Ferragamo
A grife italiana Salvatore Ferragamo reflete sobre criatividade e o tempo no vídeo apresentado para o Milan Digital Fashion Week. O curta-metragem, dividido em seis capítulos sobre a história da marca, começa mostrando arquivos da criação da label, em 1927, passando por desfiles e os bastidores do artesanato da casa. Por fim, exibe um fashion video da coleção resort 2021 feminina e masculina, que traz peças clássicas, com recortes elegantes e cores mais neutras.
“Com este vídeo, quisemos criar uma visão coletiva do mundo da Ferragamo; afirmar quem somos, nossas raízes, assim como celebrar essas características, como a capacidade de enfrentar com força e talento os desafios trazidos pelo presente, o que tornou nosso fundador tão único. Uma mensagem de força não só para nós, mas para todos”, revelou a diretora-executiva da marca, Micaela le Divelec Lemmi, em comunicado à imprensa.
Tod’s
Walter Chiapponi, diretor criativo da Tod’s, faz um mergulho nos bastidores do resort 2021 da marca em um vídeo de 3 minutos e 17 segundos. Há cenas dos processos fundamentais da concepção de uma coleção: design, confecção e as fotografias do catálogo. O estilista aparece dando seus toques em todas as etapas, mas a produção também destaca imagens dos artesãos e modelos que ajudaram a fazer este trabalho acontecer.
Designs desconstruídos dividem lugar com peças mais tradicionais. Há uma mistura de peças em jeans e alfaiataria mais clássica. O compilado traz jaquetas, saias midi, macacões e uma cartela de cores bem tradicional. Tudo isso fotografado dentro da própria sede da marca, com funcionários aparecendo ao fundo de algumas imagens do lookbook.
Versace
A etiqueta comandada por Donatella Versace não chegou a apresentar um novo compilado. Em vez disso, deu um gostinho do que está por vir na coleção Flash 21 e fez uma live com o backstage da campanha e uma apresentação do rapper Aj Tracey. No vídeo, ele entra em um galpão com araras repletas de peças e, depois, as imagens cortam para o shooting da campanha, enquanto o artista se apronta para dar início à performance.
Pelas prévias de roupas femininas, é possível reparar em um vestido preto com silhueta estruturada, um top com mangas longas e uma calça com argolas nas laterais do quadril. Nos looks dos rapazes, um conjunto estampado de camisa e bermuda, e outro com uma bermuda mais longa e camiseta de mangas compridas. De acordo com o WWD, a coleção chegará ainda neste verão.
Gall
A marca de Justin Gall levou seu streetwear experimental e cyberpunk para paisagens naturais no vídeo que apresenta a coleção primavera/verão 2021, intitulada Schism (Cisma). As peças são utilitárias e o curta-metragem carrega um ar de mistério e perseguição, com personagens que interagem sem motivações explícitas.
“Um lugar que se tornou o mundo moderno da Gall, onde a sobrevivência, a adaptabilidade e a estranheza são protagonistas comuns. É aqui que ele funde vários elementos; transformando humanos comuns em animais enigmáticos prontos para enfrentar o desconhecido”, informa a descrição da label.
Gucci
Com uma coleção batizada de Epílogo, referente ao resort 2021, a Gucci encerra a chamada “trilogia do amor”, que começou na coleção de outono/inverno 2020 e continuou na campanha da temporada. As peças, que são um show do estilo introduzido na marca pelo diretor criativo Alessandro Michele, são vestidas pela própria equipe de design da grife italiana. Profissionais de diversos segmentos, como acessórios ou moda masculina, foram modelos por um dia com as próprias roupas e acessórios que criaram.
Como trazem a essência de Michele, as produções esbanjam excentricidade e ares dos anos 1970, especialmente nos detalhes e modelagens. Obviamente, estampas não faltam na coleção, indo do floral às listras com as cores do arco-íris, passando por padronagens geométricas, xadrez e paisleys. O styling da grife, quase sempre maximalista, mistura várias dessas referências.
O vídeo apresentado pela marca foi, na verdade, uma live de 12h nos bastidores da campanha da coleção, também modelada pela equipe de design. O local escolhido foi o Palazzo Sacchetti, em Roma. A experiência permite dar uma espiada em todo o processo, incluindo o backstage de beleza e a preparação das locações.
Próximos passos
Depois de Londres, Paris (alta-costura e menswear) e Milão apresentarem suas alternativas digitais para as semanas de moda masculinas – transformadas em edições genderless devido ao atual momento -, a próxima parada será a partir de setembro, com o retorno das edições presenciais. O New York Fashion Week, que pulou a temporada, deve apresentar as coleções femininas e masculinas de maneira conjunta, na edição digital anunciada para as datas em que ocorreria a programação física.
Colaborou Hebert Madeira