metropoles.com

Faap Brasília lança dois cursos on-line para quem quer entender a moda

Os módulos serão ministrados pelo pesquisador Brunno Almeida Maia e já estão com as inscrições abertas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Faap/Divulgação
Cursos Faap
1 de 1 Cursos Faap - Foto: Faap/Divulgação

A convite da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) de Brasília, o pesquisador em filosofia Brunno Almeida Maia reúne novamente sua expertise à da instituição para ministrar dois cursos intensivos de moda: Brasília: metrópole da moda, capital do modernismo e O que será do amanhã? Moda, revolução e política. Ambos são direcionados aos fashionistas, pesquisadores, profissionais da área e também das ciências humanas, compreendendo filosofia, sociologia, história, antropologia e psicologia. As inscrições para as imersões já estão abertas.

Vem saber mais!

Giphy/Reprodução

As apostas certas para estudar e reciclar conhecimentos vão ocorrer por meio de módulos livres. Com formato inédito, os cursos on-line são voltados para todos aqueles que já atuam ou buscam ampliar o repertório sobre as áreas da moda. Os dois foram elaborados tanto para o público novato quanto ao que já tem uma certa profundidade e ligação com os temas.

Em entrevista à coluna, Brunno pontua que idealizou o conteúdo com algumas definições elementares: primeiramente, aborda o que é e o que significa moda. Em seguida, o conceito de modernismo no contexto da Europa, o que representou e o que simboliza atualmente no Brasil.

Sou pesquisador em filosofia, a minha tese se dá a partir dessas relações entre moda, arte, fotografia e arquitetura. Então, é sempre uma visão a partir da filosofia, mas dialogando com a história. Trago uma metodologia de aula com costuras, amarrando referências da arte, da fotografia, da publicidade, além de aspectos políticos, econômicos, culturais e artísticos”, destaca Brunno. 

Retrato do professor Brunno Almeida Maia
Brunno Almeida Maia é pesquisador pela Unifesp. Também é professor convidado da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na unidade Lapa; da Faap; e do Centro Universitário Belas Artes

 

Cursos Faap
Um dos cursos que serão ministrados por Brunno é o Brasília: metrópole da moda, capital do modernismo

 

Cursos Faap
O segundo é batizado de O que será do amanhã? Moda, revolução e política
Brasília: metrópole da moda, capital do modernismo

O primeiro da lista ocorre em aulas ao vivo agendadas para 8 e 10 de junho, das 19h às 22h. Nomeado como Brasília: metrópole da moda, capital do modernismo, o conteúdo foi desenvolvido de forma exclusiva para conceituar e expor os principais conceitos do setor fashion, destacando a relação entre moda, arquitetura e urbanismo.

Durante o curso, Brunno irá propor uma relação direta com o arquiteto e o criador de moda, diante da manifestação da forma no espaço e como se dá essa relação, entrelaçando-os com a noção de modernismo no Brasil.

“Ao relacionar a moda com a arquitetura, o urbanismo, o corpo e a arte, será possível entender como a moda brasileira das décadas de 1950 e 1960 se cruzaram com o projeto de modernização de Brasília”, explica.

Com carga horária de 6 horas, as aulas serão teóricas e também irão abordar os principais nomes de criadores em Brasília e no eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Europa, assim como a publicidade feminina dos anos 1950 e 1960.

“O curso não vai ficar somente nessa visão de uma moda enquanto instituição, enquanto criação determinada só por um costureiro ou estilista. A ideia é traçar também qual que foi a influência candanga desses operários que construíram a metrópole. Brasília não é só uma cidade do poder instituído, é uma cidade do poder de uma classe trabalhadora, que deu espaço à arquitetura, e esse imaginário que é Brasília. Brasília é nossa!”, ressalva.

Faap
Grandes nomes da moda brasileira serão estudados, como Clodovil Hernandes

 

Mostra Marcus Vinícius Resende Gonçalves – Markito/Divulgação
Marcus Vinícius Resende Gonçalves, batizado de Markito

 

Faap
O estilista Dener Pamplona de Abreu
O que será do amanhã? Moda, revolução e política

A segunda proposta idealizada por Brunno ocorrerá entre os dias 15 e 24 de junho, das 19h às 21h45. Sob o tema O que será do amanhã? Moda, revolução e política e com carga horária de 12 horas, as aulas ao vivo prometem gerar debates sobre a relação existente entre a moda, os processos revolucionários e a ação política ao longo dos séculos 18 e 19.

O curso lida com três conceitos: moda, revolução e política na capital do país. O centro das discussões políticas no Legislativo, no aspecto jurídico e no Executivo. Vamos discutir o que é a ação política, o conceito de revolução e contrarrevolução”, destaca. 

Diversas obras irão guiar o estudo, como as dos filósofos Gilles Lipovetsky, Peter Stallybrass, Michel Pastoreau, Karl Marx, Hannah Arendt, Zygmunt Bauman, entre outros, de acordo com a instituição.

Também serão analisadas a presença do historicismo no New Look de 1947 de Christian Dior; a ocupação nazista na França; “roupa de artista”: o surrealismo, o dadaísmo e futurismo como movimentos de vanguarda poéticos e políticos; além das relações entre moda e música, a partir da construção dos ideais da juventude nos anos 1950, entre outros tópicos.

Curso Faap
Gilles Lipovetsky

 

Comprimento saia Dior
Christian Dior

“O curso busca responder uma questão urgente para o contemporâneo: se a moda é uma das expressões da individualidade, significa que a sua realização somente está assegurada pelo pleno desenvolvimento da democracia? E se a moda é dialética, uma vez que está ‘a serviço da classe dominante’, mas também ‘a serviço da revolução’, como diferenciar os acontecimentos históricos como repetições do passado daqueles que carregam em si a potência de rupturas no presente?”, encerra o professor.

 

Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?