Exposição inédita retratará criações icônicas de Coco Chanel
Os 60 anos de moda da designer serão expostos em setembro deste ano, no museu Victoria and Albert (V&A), em Londres, na Inglaterra
atualizado
Compartilhar notícia
A bolsa 2.55 com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestidinho preto são símbolos icônicos que marcam a história da moda. Em comum, todos foram criados por Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel. A fim de revisitar as principais criações da estilista francesa, que deu início ao império Chanel, o museu Victoria and Albert (V&A), em Londres (Inglaterra), anuncia uma exposição inédita da designer, datada para setembro deste ano.
Vem saber mais!
Pela primeira vez no Reino Unido, a exposição terá como centro o trabalho de Gabrielle, com mais de 180 visuais assinados pela designer. A mostra tem como objetivo traçar o emblemático design da Chanel, desde a inauguração da primeira loja em Paris, na França, nos anos 1910, até a última coleção assinada pela fundadora da grife, em 1971.
Além das peças que compõem o acervo do V&A, que raramente são exibidas, joias e demais criações da grife estarão unidas em uma mesma exposição pela primeira vez. A exibição será apresentada em parceria com o Palais Galliera e o Museu da Moda da Cidade de Paris, além do apoio da maison Chanel.
“Como uma das casas de moda mais bem-sucedidas, a Chanel deve muito aos modelos estabelecidos pela fundadora Gabrielle Chanel, há mais de um século. Estamos satisfeitos com a parceria com a Chanel e o Palais Galliera nesta exposição, que nos oferece a oportunidade de explorar as origens e os elementos desse estilo duradouro e exibir peças históricas pouco conhecidas da Chanel da coleção V&A”, celebrou o diretor do museu, Tristram Hunt, em comunicado.
A mostra também tem o intuito de explorar os marcos da Chanel na moda. Gabrielle revolucionou a década de 1920, e trouxe novas alternativas para as vestimentas rígidas e pouco ergonômicas usadas no fim do século 19. Ela buscou libertar as mulheres dos espartilhos e babados da época, fazendo peças simples, confortáveis e elegantes.
Na construção de sua marca homônima, Chanel reproduziu sua própria imagem e estilo ao criar peças para um estilo de vida independente, para figura da mulher bem-sucedida, moderna e com personalidade. No salão do V&A, a exposição será dividida em oito seções, com destaques para as principais criações nos 1960 anos de moda de Coco Chanel.
A fim de explorar as silhuetas inovadoras da Chanel, serão exibidos tecidos e estruturas que deram tom à moda que atravessou o século 20 e se tornou atemporal. A importância da costureira para a história da moda, o desenvolvimento do DNA da marca e, claro, detalhes sobre a carreira também estarão nos holofotes.
Miren Arzalluz, diretora do Palais Galliera, complementou: “Gabrielle Chanel dedicou sua longa vida a criar, aperfeiçoar e promover um novo tipo de elegância… Um estilo atemporal para um novo tipo de mulher. Esse foi seu manifesto de moda, um legado que nunca saiu de moda”.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Sabrina Pessoa