Exposição em Londres marca 30 anos de ações para estilistas emergentes
Como uma homenagem a talentos lançados no London Fashion Week, a exibição chegará ao Design Museum em setembro de 2023
atualizado
Compartilhar notícia
Há 30 anos, a Semana de Moda de Londres se tornou um verdadeiro laboratório de novos talentos e de experimentação na moda. Para celebrar as três décadas do programa oficial para designers emergentes, a organização BFC Newgen realizará uma exposição especial no Design Museum, na capital britânica. A exibição estreará em setembro de 2023.
Vem saber mais!
Em 1993, a iniciativa Newgen foi criada pelo Conselho de Estilistas Britânicos (BFC, na sigla original), para permitir que um grupo de designers exibisse coleções no London Fashion Week. A semana de moda já existia oficialmente há cerca de 10 anos. A proposta inserida no evento era oferecer alcance na mídia internacional e com varejistas para criadores que estavam começando.
Desde então, o programa apoiou mais de 300 designers no início da carreira. Entre eles, Lee Alexander McQueen, Christopher Kane, Charles Jeffrey, Christopher Raeburn, Erdem Moralioglu, Henry Holland, Kim Jones, Jonathan Anderson, Mary Katrantzou, Molly Goddard, Simone Rocha, Stuart Vevers, Priya Ahluwalia, Saul Nash, Grace Wales Bonner e Bianca Saunders.
A comemoração de três décadas do BFC Newgen resultou na mostra Rebel: 30 Years of London Fashion. Patrocinada pela marca Alexander McQueen, a mostra foi desenvolvida por Sarah Mower, embaixadora do BFC para talentos emergentes, em colaboração com Rebecca Lewin, curadora do Design Museum.
“O show será uma das exposições de moda contemporânea mais atraentes já realizadas no Reino Unido, reconhecendo o trabalho de mais de 300 designers e apresentando mais de 100 objetos – de roupas inovadoras e pioneiras a filmes, desenhos e lembranças. Tem como objetivo desconstruir o processo criativo e inspirar a próxima geração de designers de moda”, define a organização.
London Fashion Week
O London Fashion Week é um evento híbrido, que mescla apresentações digitais e desfiles presencias. Neste ano, a primeira edição foi realizada de 17 a 21 de fevereiro. As próximas serão de 10 a 12 de junho, e de 15 a 19 de setembro de 2023.
Atualmente, a programação é genderless, ou seja, não divide as coleções por gêneros feminino ou masculino. Além disso, é realizada sem a divisão do cronograma entre primavera/verão e outono/inverno.
Serviço
A exposição Rebel: 30 Years of London Fashion ficará em cartaz de 15 de setembro a 11 de fevereiro de 2024. Os ingressos estarão à venda a partir de junho de 2023, no site do Design Museum e também na bilheteria física.