metropoles.com

Exposição com peças de Ema Klabin retrata a moda do século 20

Aberta nesse sábado (30/10), a mostra reúne um acervo inédito de roupas e acessórios da colecionadora, e ficará disponível até dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Casa Museu Ema Klabin/Divulgação
Ema Klabin em cruzeiro
1 de 1 Ema Klabin em cruzeiro - Foto: Casa Museu Ema Klabin/Divulgação

O século 20 é um dos períodos mais marcantes para a moda. Para as pessoas interessadas no vestuário do período, uma ótima oportunidade é a exposição recém-inaugurada na Casa Museu Ema Klabin. A mostra, que ficará aberta até 19 de dezembro, reúne um acervo inédito de roupas e acessórios da colecionadora que dá nome à instituição.

Vem saber tudo!

Giphy/Casa Museu Ema Klabin/Reprodução

A exposição

Batizada de “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, a exposição tem curadoria do pesquisador Brunno Almeida Maia e expografia assinada pela diretora de arte Vera Hamburguer. O título é inspirado na obra da filósofa e socióloga Gilda de Mello e Souza.

A mostra conta uma breve história da moda dos anos 1920 aos anos 1980 por meio de peças pessoais. “Temos uma ‘costura’ da história individual com a coletiva, justamente para mostrar que elas não estão desvinculadas. A maneira como nos vestimos reflete não somente os nossos gostos e o nosso estilo pessoal, mas também o espírito do tempo da sociedade na qual estamos inseridos”, explica o curador, em entrevista à coluna.

Entre as 18 peças de vestuário exibidas, estão vestidos, casacos, tailleurs, conjuntos de blazer e saia, além de trajes tradicionais chineses, usados por Ema em festas à fantasia nos cruzeiros de navio. Na lista de grifes, Jean Patou, Christian Dior, Maggy Rouff e Loewe.

Bolsas, malas, binóculo, leques, sombrinhas e frascos de perfume também podem ser conferidos. Todos os itens passaram por processo de restauração e catalogação, além de pesquisa histórica. Para completar a experiência, é possível ver um panorama de fotografias históricas do arquivo da instituição.

Ema Klabin
Ema Klabin (1907-1994) era colecionadora de arte

 

Ema Klabin na Grécia
A Casa Museu Ema Klabin preparou uma exibição inédita com peças de vestuário e acessórios. A foto é de 1954

 

Ema Klabin na Grécia
“A exposição entrelaça a história individual de Ema Klabin, permeada pelos acontecimentos de sua biografia, com a narração, em paralelo, da história da moda dos anos 1920 até o fim dos anos 1980”, conta Brunno Almeida Maia. Este look (foto) foi usado na Grécia, em 1961

No local, o público também pode assistir a um vídeo de realidade virtual. “Permite fazer uma imersão digital pelos ambientes da casa museu e conferir detalhes da exposição. Realizado pelo multiartista Tadeu Jungle e sua produtora, a Junglebee, o vídeo apresenta, de forma inédita, a coleção e algumas das roupas que estarão expostas na Casa Museu, criando novas possibilidades de fruição das obras e peças da coleção”, destacou a organização.

Segundo a instituição, os óculos utilizados na ação são higienizados, para seguir os protocolos de biossegurança, devido à pandemia de Covid-19. O vídeo também está disponível no YouTube.

“A exposição apresenta, pela primeira vez, o núcleo de moda da Coleção Ema Klabin, e se insere no tema anual Outras Narrativas, com uma forma inédita de abordar a história de Ema Klabin e da moda, considerando suas roupas simultaneamente como criações artísticas e como documentos do período em que viveu”, informou Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin, em comunicado.

Peças de Ema Klabin
A mostra foi inaugurada nesse sábado (30/10)

 

Peça de Ema Klabin
Ficará aberta até 19 de dezembro na Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo

 

Bolsa de Ema Klabin
Acessórios estão no repertório

 

Emma Klabin e a moda

Nascida no Rio de Janeiro, em 1907, Ema Klabin era filha de imigrantes lituanos. Ao longo da vida, além da atividade empresarial, Ema Klabin se dedicou a atividades filantrópicas e assistenciais. Ela era apreciadora de música e de arte. A partir do fim dos anos 1940, passou a adquirir importantes obras de colecionadores e também em galerias europeias e norte-americanas.

Como ressalta Brunno Almeida Maia, a moda é um dos elementos que expressam o modo de vida de Ema Klabin e de sua personalidade. Ele a descreve como uma mulher à frente de seu tempo. Ao longo dos anos, o estilo da colecionadora passou por um desdobramento que acompanhou as próprias vivências .

“Na juventude, nos anos 1920 e nos 1930, ela seguia muito a moda do período. Depois, começou a criar uma personalidade mais clássica, adotando tailleurs, conjuntos com casaco e vestido, ou saia; por conta do papel como mulher empresária. Já em meados dos anos 1970 até o fim de de sua vida, ela usava estampas mais extravagantes e kaftans. Ou seja, ela começou, de uma certa maneira, a criar uma liberdade ao se vestir”, exemplifica o pesquisador. 

Look de Ema Klabin
Vestido da década de 1950, com tule, da Maggy Rouff Paris

 

Look de Ema Klabin
Traje de seda bordada, adquirido em 1956 por Ema Klabin

 

Look de Ema Klabin
Vestido by Michel Goma para Jean Patou Paris, da década de 1960, com faixa de tafetá

 

Peças de Ema Klabin
Vestido dos anos 1970, feito de crepe e chiffon

 

Look de Ema Klabin
Vestido da década de 1980 com ombreiras e amarração

 

Casa Museu Ema Klabin

Oficialmente fundada em 1978, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma organização sem fins lucrativos. A sede fica na rua Portugal, no bairro Jardim Europa, em São Paulo.

Os agendamentos para conhecer a exposição devem ser feitos via site ou pelo telefone (11) 3897-3232. As visitas são mediadas de quarta-feira a domingo, às 11h, às 14h e às 16h, em grupos de até cinco pessoas.

Para conhecer o jardim da Casa Museu Ema Klabin e participar da visualização presencial da realidade virtual, a permanência é até as 17h, nos mesmos dias e horários. A lotação máxima é de 70 pessoas.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?