Exposição aborda conexões da moda e das artes europeias com o Brasil
A mostra A Arte da Moda – Histórias Criativas ficará aberta no Farol Santander de São Paulo até abril
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem gosta de arte e também tem interesse pelo universo fashion, a exposição A Arte da Moda – Histórias Criativas é uma oportunidade e tanto. Com curadoria de Giselle Padoin, o conteúdo aborda o desenvolvimento e a relação do trabalho realizado em ateliês na Europa, principalmente na França, e no Brasil. Inaugurada recentemente, a mostra ficará aberta até 4 de abril no Farol Santander de São Paulo.
Vem saber mais!
Tudo começou com o vestido de noiva de Tarsila do Amaral para o casamento com Oswald de Andrade, em 1926. Ao descobrir que o item estava no acervo da Pinacoteca de São Paulo, a curadora teve a ideia de criar uma mostra focada no “enorme impacto na formação da cultura moderna e contemporânea brasileiras da moda e da arte e a sua evolução histórica e cronológica”.
Assinada por Paul Poiret, a peça histórica está entre os itens expostos na ala Mulheres Modernas: Tarsila do Amaral. Por lá, é possível conferir a capa branca forrada de veludo e o corset do look de cor creme. Também podem ser vistos objetos pessoais da artista, como pincéis; caderno de anotações; e cores; e catálogo da primeira exposição de Tarsila na França.
A exposição está instalada nos pisos 19 e 20 do edifício. Em geral, a mostra tem o intuito de ressaltar a profunda influência da “revolução estética” que surgiu na capital francesa, a partir de 1910.
“Os dois andares dispostos para a exposição pretendem despertar no visitante a consciência do fazer moda-arte, acionar seus sentimentos arquetípicos do vestir-se e estimular a valorização do trabalho criativo, através de sua participação nos processos mais elaborados da criação de moda dentro dos ateliers de moda contemporâneos, tradicionais e de alta-tecnologia do Brasil e do mundo”, explica o site do Farol Santander.
Logo na entrada, no 20º andar, há uma linha do tempo que traz grandes personalidades, sobretudo da moda francesa. Por meio de registros fotográficos históricos e peças físicas, são contados detalhes do trabalho de personalidades como Yves Saint Laurent e Christian Dior.
Um dos espaços é intitulado Acervo Coco Chanel, como uma homenagem ao legado da designer francesa. O ambiente exibe fotos, sapato, acessórios, perfume, e até livros que conquistaram a estilista, como a obra Madame Bovary, de Gustave Flaubert.
Outro espaço, por exemplo, é intitulado Acervo Fernanda Nadal e celebra o trabalho da estilista paranaense. Para completar, vídeos comemorativos do São Paulo Fashion Week serão exibidos ao público. O evento completou 25 anos em 2020.
Entre os destaques do 19º piso, estão 10 vestidos da coleção Rhodia, da década de 1960. Parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), as peças foram desenvolvidas por estilistas com a colaboração de artistas da época, como Alfredo Volpi, Dener Pamplona, Alceu Penna, Fernando Martins, e outros.
O local também recebe parte do acervo da marca brasileira Sissa, da designer Alessandra Affonso Ferreira. “Serão 18 peças, entre vestidos, saias, casacos, cadernos da artista, material de pintura e desenhos, além de vídeos e demonstrações do trabalho de tecelagem manual, desenvolvido em parceria com o tecelão Renato Imbroisi e as Tecedeiras do Muquém, que trabalham em teares centenários no sul de Minas Gerais”, destaca a instituição organizadora em comunicado.
Para fechar, o núcleo O Futuro da Moda apresenta imagens de coleções que representam o que há de novo na indústria fashion. No material, estão criações em tecnologia 3D da designer mineira Gláucia Fróes, assim como registros da coleção A Costura do Invisível, de Jum Nakao.
A visita à exposição Arte da Moda – Histórias Criativas deve ser agendada on-line. A novidade engloba, ainda, um espaço interativo com miniatura de roupas inspiradas nos estilistas da exposição. Na área destinada, crianças e adultos poderão montar os próprios looks em bonecas. O Farol Santander assegura que está tomando cuidados de higiene e segurança para evitar a contaminação pelo Sars-CoV-2.
Colaborou Rebeca Ligabue