Expo Collections Brasília: evento inédito celebra a cena de moda local
Sob o tema “A Capital Transformada Em Passarela”, a exposição reúne imagens, roupas e vídeos de desfiles realizados em espaços emblemáticos
atualizado
Compartilhar notícia
Conectar designers, estilistas, marcas e locais icônicos do Distrito Federal: esse é o propósito da Expo Collections Brasília, mostra itinerante que será realizada a partir desta terça-feira (7/6). A iniciativa chega a três localidades: Plano Piloto, Taguatinga e Gama. A exposição, que reúne imagens, peças de vestuário e vídeos de desfiles realizados em espaços emblemáticos do quadradinho, tem o intuito de fomentar a cena de moda local.
Vem ver!
A exposição é composta por mostra fotográfica de 10 etiquetas femininas, com cenário em 10 lugares turísticos e culturais da cidade, além de oficinas gratuitas de moulage e modelagem, exposição de roupas e exibição de vídeos do Spring Collections. A programação é realizada pela RSC2, Lackman Ponto Com e Sindiveste-DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
O início se deu em 2021, com o projeto Collections Brasília, que ocupou pontos importantes para a cultura da cidade por meio dos desfiles do Spring Collections. O trabalho resultou em um compilado de imagens dos fotógrafos Sartory e Talitha Antunes que, agora, se transforma em exposição. Sob a curadoria de Fernando Lackman, a proposta é complementada com produções do projeto Artesania Brasília e de mais nove marcas brasilienses.
“A realização do Spring Collections movimentou cerca de 400 profissionais de diversos setores como moda, audiovisual, fotografia, beleza, indústria, gastronomia e comércio”, explicou Lackman, em comunicado. Na ocasião, cada uma das 10 marcas desfilou em um monumento de Brasília. A Zinc, por exemplo, abrilhantou o Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O Ateliê Rostand se destacou em meio às obras do Museu de Arte de Brasília. E a Torre de TV foi palco para as peças apresentadas pela Jukaf.
A ideia da mostra itinerante é propor a volta dos olhares para outros espaços fora do centro de Brasília, a fim de facilitar e democratizar o acesso ao público, de maneira que a moda produzida na cidade ganhe destaque. A escolha do Senai de Taguatinga e do Sesi do Gama se dá em razão de serem locais de referência, acessíveis para alunos e visitantes. Os espaços permitem a realização de ações do projeto, como mostra fotográfica, exibição de vídeos e oficinas.
Walquiria Aires, presidente do Sindiveste-DF, acredita que o evento é uma ferramenta que contribui para a consolidação da imagem da capital do país como Cidade Criativa do Design, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2017. “Indo além disso, vejo como uma maneira de promover Brasília como destino de destaque para a realização de negócios e eventos do setor”, enfatizou em nota.
A Expo Collections conta com o apoio do Sebrae, Sesi, Senai, Fibra, Espaço Cultural Renato Russo, Instituto Janelas da Arte e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A programação completa está disponível no site expo.collectionsbrasilia.com.br.
Serviço:
Expo Collections Brasília
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, bloco A, Asa Sul), de 7 a 14 de junho (apenas de terça a domingo), de 10h às 19h.
Senai Taguatinga (Área Especial nº 2, Setor C Norte), de 20 a 28 de junho, (apenas de segunda a sexta-feira), de 9h às 18h.
Sesi Gama (Área Especial 1/8 Setor Central), de 4 a 12 de julho (apenas de segunda a sexta-feira), de 9h às 18h.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Marcella Freitas