metropoles.com

Geração Z prefere recomendação de compras de amigos a influencers

O estudo The Rise of the Gen Z Consumer mostrou preferências de jovens consumidores, como o hábito de compras em lojas físicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
martin-dm via Getty Images
Em escada rolante, duas amigas seguram sacolas de compras - Metrópoles
1 de 1 Em escada rolante, duas amigas seguram sacolas de compras - Metrópoles - Foto: martin-dm via Getty Images

Embora não seja novidade que a maioria dos nativos digitais faz compras por meio de mídias sociais, para eles, as recomendações de familiares e amigos têm mais relevância do que as sugestões feitas por influenciadores on-line. É o que demonstra novo estudo da Innovating Commerce Serving Communities (ICSC), com foco no consumo da geração Z.

Divulgada em 7 de junho de 2023, a pesquisa também concluiu que jovens de 16 a 26 anos são guiados por valores sociais, como sustentabilidade, diversidade e questões éticas. Além disso, planejam incertezas econômicas e ainda favorecem as compras em lojas físicas. Vem saber mais!

@paramountmovies/Giphy/Reprodução

On-line x presencial

Apesar de a geração Z ter crescido em meio à ascensão digital, quase todos os entrevistados (97%) ainda compram em lojas físicas. Entre os motivos, está o imediatismo da entrega, assim como a capacidade de ver, tocar e experimentar os produtos. “Alguns membros da geração Z também dizem que apreciam não ter que pagar frete pelo envio. Enquanto isso, outros valorizam a oportunidade de sair com os amigos ou curtir a experiência estética e única da loja física”, destacou o relatório The Rise of the Gen Z Consumer.

O estudo também observou que os jovens são fortemente influenciados pelas mídias sociais, principalmente o Instagram e o TikTok, quando se trata de compras. Cerca de 85% dos entrevistados afirmaram que o meio virtual afeta as decisões.

Por outro lado, a pesquisa mostrou uma preferência menor por influenciadores como fonte de recomendação para novos produtos. Segundo os dados levantados, 56% da geração Z busca inspiração em amigos e familiares, seguidos por 54% que seguem avaliações de usuários em sites de vendas, e 43% que são orientados por vendedores. Os influencers obtiveram apenas 39% da fidelidade.

Três jovens mulheres carregando sacolas de compras - Metrópoles
O relatório The Rise of the Gen Z Consumer foi divulgado pela plataforma Innovating Commerce Serving Communities (ICSC)

 

Duas jovens mulheres segurando sacolas de compras - Metrópoles
“A Geração Z é uma geração de contrastes. Embora sejam o primeiro grupo na história a crescer totalmente com a tecnologia digital e móvel ao seu alcance, eles continuam a desempenhar um papel vital no renascimento das lojas físicas – destacando o atrativo de reunir, fazer compras com amigos pessoalmente”, constatou o estudo

 

Adolescente escolhendo roupas para comprar - Metrópoles
O relatório observou que a geração Z é fortemente influenciada pelas mídias sociais quando se trata de compras; 85% dos entrevistados afirmando que são afetados principalmente pelo Instagram e pelo TikTok

 

Duas jovens mulheres, sentadas em um banco no shopping, fazendo compras on-line - Metrópoles
Contudo, a pesquisa mostrou uma preferência menor por influenciadores digitais como fonte de recomendação novos produtos. Os jovens consumidores preferem sugestões de amigos e familiares

 

Gráfico com dados de compras da geração Z em lojas físicas - Metrópoles
Embora a geração Z seja nativa digital, quase todos os entrevistados (97%) compram em lojas físicas

Valores sociais e financeiros

A estimativa também abordou planejamento financeiro dos jovens consumidores. Entre as descobertas, está que 41% dos entrevistados estão economizando mais do que gastando. Além disso, apenas 17% declararam o uso de cartões de crédito.

Segundo o relatório, prevalece o senso de lealdade às marcas que têm valores sociais alinhados aos dos compradores. “Embora o preço e a conveniência continuem sendo o fator número um de seu comportamento, a geração Z não tem medo de defender seus valores, que se refletem em seus hábitos de compra”, destacou o estudo.

A pesquisa revelou também que 56% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais em produtos de origem sustentável. As principais causas levadas em consideração quando optam por apoiar uma empresa ou marca, estão saúde mental (53%), mudança climática e sustentabilidade (47%), equidade racial e de gênero (47%), e direitos LGBTQ+ (26%). Dois em cada cinco dos participantes citaram práticas éticas de trabalho como essenciais.

Adolescente fazendo compra on-line. Ela segura um cartão de crédito e um celular - Metrópoles
Segundo o estudo, os jovens compradores optam por marcas que têm valores sociais bem definidos

 

Mulher fazendo compras - Metrópoles
45% dos participantes citaram que usam cartões de débito, contra 21% em dinheiro e 17% em cartões de crédito

 

Mulher escolhendo peça de roupa para comprar - Metrópoles
A pesquisa foi feita com consumidores de 16 a 26 anos

Geração Z

O relatório The Rise of the Gen Z Consumer está disponível on-line (clique aqui para ver a íntegra). Para compilar os dados, de 2 a 8 de março de 2023, a Big Village realizou a pesquisa nos Estados Unidos com 1.008 entrevistados da geração Z, de idades entre 16 e 26 anos.

Dos entrevistados, 55% trabalham em período integral, meio período ou autônomo; 28% são estudantes; e 13% estão desempregados. O conjunto de amostra também incluiu participantes com diferentes arranjos de vida: 50% moram com os pais, responsáveis ​​ou outro familiar; 29% são locatários; 15% possuem casa própria ou apartamento; e 5% vivem em residência universitária ou universitária, dentro ou fora do campus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?