metropoles.com

Estudo aponta que a geração Z prioriza marcas ativistas para consumir

Segundo a pesquisa da agência global Edelman, 73% dos jovens escolhem marcas engajadas em causas que também acreditam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Takimoto Marina/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Convidados vistos após o desfile da marca Saks Potts. A Copenhagen Fashion Week é o maior evento de moda da King's New Square, na Escandinávia. Este verão, a Fashion Week acontece de 9 a 12 de agosto. Nas ruas da capital da Dinamarca muitas pessoas elegantemente vestidas - Metrópoles
1 de 1 Convidados vistos após o desfile da marca Saks Potts. A Copenhagen Fashion Week é o maior evento de moda da King's New Square, na Escandinávia. Este verão, a Fashion Week acontece de 9 a 12 de agosto. Nas ruas da capital da Dinamarca muitas pessoas elegantemente vestidas - Metrópoles - Foto: Takimoto Marina/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A geração Z está preocupada com o próprio futuro, mas não só: 68% dos jovens afirmaram que se preocupam também com o futuro do planeta. O dado é da pesquisa Edelman Trust Barometer 2022: A Nova Dinâmica da Influência. Segundo o estudo da agência de comunicação global, as marcas que engajam com a defesa do meio ambiente e os direitos humanos sairão na frente.

Vem saber mais!

Giphy/ONU/Reprodução

Jovens de 14 a 17 anos e adultos de 18 a 26 são a faixa etária considerada pela Edelman como geração Z. Esse público é o que começa a ter poder de compra agora, com os estágios e os primeiros empregos, e que seguirá consumindo por muito tempo. Por isso, traçar o perfil desses consumidores é de extrema importância para as empresas.

Segundo a pesquisa Edelman Trust Barometer 2022: A Nova Dinâmica da Influência, 70% dos entrevistados afirmam estar envolvidos em uma causa social ou política. Como os questionários foram aplicados em 14 países com mais de 20 mil pessoas, os dados obtidos mostram que a localização geográfica não define o comportamento desses consumidores.

É uma máxima, entre eles, que empresas precisam usar seu capital financeiro e de influência para apoiar causas. Os jovens brasileiros, por exemplo, dizem ser até 12,5 vezes mais propensos a usar uma marca se a mesma apoiar publicamente os direitos humanos e a justiça racial. Para mudanças climáticas, a probabilidade chega a 10 vezes mais.

Os convidados aguardam o início do evento Copenhagen Fashion Week SS 2023 na Escandinávia. A Copenhagen Fashion Week é o principal evento de moda da Escandinávia. A Copenhagen Fashion Week SS 2023 acontece de 9 a 12 de agosto de 2022 neste verão. Designers gostam de organizar passarelas em lugares inusitados. A passarela do P.L.N. marca na Copenhagen Fashion Week SS 2023.
Segundo a pesquisa, a geração Z atinge a maioridade em meio a um ativismo de consumo cada vez mais intenso

 

A apresentadora Maisa, uma garota jovem, branca, e de cabelo castanho trançado, posando para foto em um fundo roxo. Ela usa um conjunto amarelo neon transparente, óculos escuros e bolsa preta de couro
No Brasil, 92% dos jovens da idade da apresentadora Maisa afirmam que estão preocupados com o futuro do planeta

 

A ativista climática Greta Thunberg fala em uma marcha de greve climática em larga escala na Fridays for Future em frente ao Reichstag em 24 de setembro de 2021 em Berlim, Alemanha. A Alemanha deve realizar eleições parlamentares federais em 26 de setembro e a política climática está no topo da agenda de questões relevantes para os eleitores.
A ativista ambiental sueca Greta Thunberg é uma boa representante das pautas que interessam a geração Z

 

Milhares de manifestantes marcham na ponte da Avenida Hennepin no domingo, 31 de maio de 2020, em Minneapolis, MN. Protestos após a morte de George Floyd enquanto estava sob custódia policial eclodiram em todo o país.
62% da geração Z quer trabalhar com as marcas para resolver questões como racismo, segundo o estudo

Poder de influência

O relatório deixa claro que a geração Z é o ponto de partida para ações. “Se conseguir ativá-la, poderá influenciar o comportamento de todas”, destaca.  Por exemplo: 69% dos pais com filhos menores de 18 anos são influenciados pelos pequenos na hora de comprar. Mas até quem não tem filho é impactado pela Gen Z. Em média, 71% são induzidos, no consumo, por um jovem.

Outro dado da pesquisa chama atenção: os jovens acreditam na mudança que as empresas podem promover. “Nós percebemos que, quando comparamos a relação da geração Z com marcas e com o governo, ela acaba confiando mais nas marcas para solucionar males sociais”, declarou Nathalie Folco, head de estratégia da Edelman Brasil, na apresentação do estudo.

Duas meninas adolescentes andando pela rua durante a Copenhagen Fashion Week Primavera / Verão 2023, em 11 de agosto de 2022 em Copenhague, Dinamarca. Uma delas usa grampos de cabelo brancos, óculos de sol pretos, brincos, um colar de pérolas brancas, um vestido curto de ombro assimétrico com estampa de renda azul, um casaco longo verde, camurça marrom escuro pontiagudo / botas de salto bloco. A segunda usa prata óculos de sol, uma jaqueta de gola alta / mangas bufantes com estampa xadrez rosa e preto, uma saia curta vermelha, um anel de prata, uma bota preta de couro brilhante com estampa de crocodilo pontiaguda / salto alto.
“Aproveite o poder de influência da geração Z sobre os mais velhos na hora da compra e na forma de se posicionarem”, recomenda a agência Edelman

 

Erick Okam, Marvin-Mario Bahome, Chriscross, Marvin Appiah Korang do Futuristix são vistos do lado de fora da loja Boss durante a Semana de Moda Feminina de Milão em 25 de setembro de 2020 em Milão, Itália.
O posicionamento da marca, de luxo ou não, é decisivo para o consumo dos mais jovens

 

Emma Chamberlain, Laura Harrier e Cody Fern sentados na primeira fileira do desfile da marca Louis Vuitton
As marcas sabem que precisam se comunicar com as novas gerações e escolhem influenciadores como Emma Chamberlain, Laura Harrier e Cody Fern para a missão

 

Lisa, Jisoo, Jennie e Rosé, integrantes do grupo de k-pop BlackPink, no MTV VMA de 2022
A associação a artistas como as integrantes do grupo Blackpink, por exemplo, é uma forma das grifes se comunicarem com novos clientes

É justamente nessa relação com o setor privado que está o pulo do gato. “A maior parte da geração coloca essa crença na hora de escolher as marcas que vai consumir”, explica Folco. Os números não mentem: 67% dos jovens afirmam que consomem e defendem as etiquetas com base em seus próprios valores e crenças.

Colaborou Carina Benedetti

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?