Estreias no Milão Fashion Week prometem agitar a primavera/verão 2024
O mês de setembro virá com desfiles no principal circuito internacional. Grifes como Tom Ford, Gucci e Karoline Vitto marcarão a temporada
atualizado
Compartilhar notícia
A primavera/verão 2024 se aproxima no principal circuito internacional de desfiles: Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Milão (Itália) e Paris (França). No quesito estreia, em setembro de 2023, a semana de moda italiana promete marcos históricos. O estilista Peter Hawkings apresentará as primeiras criações para a grife Tom Ford, enquanto Sabato De Sarno revelará a aguardada coleção de debute como diretor criativo da Gucci. A temporada também terá a apresentação da estilista brasileira Karoline Vitto, com apoio da Dolce & Gabbana.
Vem saber mais!
A última temporada do Milão Fashion Week ficou marcada pelas entradas de Maximilian Davis na Ferragamo, Rhuigi Villaseñor na Bally, Marco de Vincenzo na Etro, e Filippo Grazioli na Missoni. O spring/summer 2024 também será agitado.
Em 21 de setembro, Peter Hawkings terá uma grande responsabilidade na marca homônima de Tom Ford. O designer assumiu a etiqueta após a aposentadoria do fundador. Vale destacar que a marca tradicionalmente sempre se apresentou no New York Fashion Week. No entanto, foi em Milão que Hawkings começou a carreira na moda, atuando como o braço direito de Ford desde 1998, quando o norte-americano estava no comando da Gucci.
Já no dia 22 de setembro, durante o Milão Fashion Week de primavera/verão 2024, haverá uma das estreias mais aguardadas dos últimos tempos: Sabato De Sarno na Gucci. Ele pegou a direção criativa da grife italiana após a saída de Alessandro Michele, conhecido pelo sucesso da label entre as novas gerações. Resta esperar para conferir se Sabato preservará o DNA da etiqueta.
Outra novidade na fashion week italiana será a participação da The Attico. A etiqueta de Gilda Ambrosio e Giorgia Tordini desfilará pela primeira vez desde que a marca foi criada, em 2016. Em geral, o calendário da Semana de Moda de Milão terá marcas clássicas do evento: Valentino, Fendi, Prada, Versace, Ferragamo e Diesel, por exemplo, não ficarão de fora.
Brasileira apoiada pela Dolce & Gabbana
Natural do Brasil e radicada em Londres, a estilista Karoline Vitto apresentará, em 24 de setembro, uma coleção pela primeira vez na Semana de Moda de Milão, de primavera/verão 2024. O compilado será patrocinado pela marca italiana Dolce & Gabbana, desde o processo criativo até a realização do show.
A designer nasceu em Santa Catarina e fundou a própria marca em 2019, após se graduar pela Central Saint Martins, na capital britânica. Logo depois, destacou-se por meio da plataforma Fashion East ao integrar o cronograma do London Fashion Week, com criações focadas na diversidade de corpos.
“A nova coleção transcende minhas expectativas graças à demonstração de carinho que recebi da equipe da D&G. Da incorporação de novos materiais à expressão criativa ilimitada, eles me ajudaram a potencializar ainda mais o meu trabalho. Estou muito empolgada para trazer a celebração das curvas para um palco ainda maior”, disse a estilista em comunicado sobre o projeto Supported by Dolce & Gabbana.
Primavera/verão 2024
Na primavera/verão 2024, a Semana de Moda de Nova York será realizada de 8 a 13 de setembro. Logo depois, a atenção se volta para a fashion week de Londres, de 15 a 19 de setembro de 2023. Já os desfiles em território italiano ocorrerão entre os dias 19 e 25 de setembro. A última parada, em Paris, começará em 25 de setembro, com encerramento em 3 de outubro de 2023.