Estilo na Ceilândia: hip-hop, esporte e tons vibrantes marcam a região
A Ceilândia se destaca entre as regiões administrativas do Distrito Federal quando o assunto é street style
atualizado
Compartilhar notícia
Durante uma visita ao Jovem de Expressão, projeto localizado na Praça do Cidadão, a coluna registrou looks de moradores e frequentadores da Ceilândia. Os visuais oferecem uma breve visão de como a região administrativa se comunica por meio do vestuário. No street style, referências como hip-hop, esportes e tons vibrantes marcam os visuais.
Vem conferir!
Considerada um dos grandes polos do Distrito Federal, a Ceilândia é expoente na cultura e na resistência periférica. A moda na cidade é feita com base no movimento hip-hop, que faz parte da história da cidade e influencia gerações entre cada quadra.
Assim como as paredes e as ruas, os looks na Ceilândia são repletos de cores vibrantes. Tonalidades quentes estão entre as escolhas e geralmente acompanhadas por desenhos expressivos. Outro ponto em comum entre os ceilandenses são as estampas com padronagens, alguns com significados, como o kente africano, e outros apenas montados com formas aleatórias.
Sob influência do hip-hop local, as roupas largas são uma escolha comum na região administrativa. Nos anos 1980 e 1990, o streetwear era composto por camisas e calças oversized, e essa herança permanece na atualidade do estilo na Ceilândia.
Nos calçados, as escolhas variam bastante. Os modelos mais comentados por moradores, em relatos à coluna, foram os tênis da Nike Air Max, linha clássica da marca esportiva. Também pode-se ver silhuetas como o casual Nike Shox e o lendário Puma Suede.
Nos pés, a famosa sandália Kenner também se faz presente nas ruas da Ceilândia. Os chinelos da marca são ícones em diversas periferias, mas outras empresas, como Rider, Havaianas e a própria Nike, também são opções.
Como um reflexo dos esportes dentro das comunidades, o sportwear também é uma peça fundamental no estilo dos ceilandenses. Camisetas de futebol, basquete e outras atividades são elementos-chave e geralmente são usados em combinações que formam conjuntos.
Outro esporte com influência no estilo local é o skateboard. Desde o surgimento, nos anos 1950, o skate tem significativa participação na moda, por meio de grandes etiquetas ligadas à atividade. Na Ceilândia, as roupas de skate são escolhidas não só pelos praticantes, mas também por aqueles que apenas se interessam pelas marcas e modelos.
A label californiana Vans é bem conhecida na região. Algumas marcas nacionais também entram nesse meio, como a Hocks, conhecida pelos calçados, e a clássica QIX, que marcou gerações, principalmente devido à colaboração com o falecido cantor Chorão, do Charlie Brown Jr.
No Distrito Federal, para além do Plano Piloto, as regiões administrativas concentram pessoas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão. Em meio à correria do dia a dia, com influência direta no hip-hop e em esportes, a Ceilândia se destaca quando o assunto é estilo.