Estilo coquette: inspire-se em 5 looks da estética do momento
Com uma pegada da era vitoriana, os visuais costumam ter renda, tule, corsets, laços e pérolas
atualizado
Compartilhar notícia
A moda, muitas vezes, reflete não apenas tecidos e tendências, mas também os anseios e as expressões da sociedade. Recentemente, uma onda de feminilidade — que não necessariamente é apenas para mulheres — e romantismo invadiu as passarelas e as redes sociais, principalmente nos últimos meses.
A nova estética, conhecida como coquette, tem ganhado cada vez mais destaque conforme a geração Z abraça a ideia de usar a delicadeza para expressar algo que foi oprimido durante muito tempo. Nesta quarta-feira (22/2), a coluna traz, então, cincos looks para quem quer entrar na trend se inspirar e ver as inúmeras possibilidades que o visual pode proporcionar. Vem conferir!
Inspirada pelo estilo rococó da época da rainha francesa Maria Antonieta e pela era vitoriana, a estética coquette busca incorporar detalhes lúdicos, românticos e delicados nas composições. Vestidos com camadas, corsets, laços, pérolas, babados e rendas são peças, acessórios e tecidos indispensáveis para montar um look.
A palavra, que vem da língua francesa, define a “mulher galante”, que investe tempo e esforço para melhorar a própria aparência com elegância e delicadeza. Duas designers que se destacam atualmente nesse movimento são Simone Rocha e Sandy Liang. Além da influência delas, o retorno do estilo clássico ganhou ainda mais força com a popularidade da série Bridgerton, da Netflix, e o sucesso do filme Barbie no último ano, que trouxeram à tona uma estética nostálgica e encantadora para o público.
No entanto, foi nas redes sociais que a tendência coquette ganhou impulso, especialmente na plataforma TikTok, na qual a estética acumula cerca de 1,5 milhão de vídeos relacionados. O visual encoraja mulheres que querem expressar vaidade e vulnerabilidade de maneira autêntica.
Para aderir à estética, basta apostar em peças com bastante volume, diferentes recortes e, claro, optar pela silhueta marcada. Tudo de acordo com a pegada que preferir; por exemplo, com peças em preto para dar um toque de dramaticidade ou em tons pastel para looks “românticos”.
A coluna, para ajudar no seu processo criativo, trouxe opções de visuais variados, com diferentes tipos de estilos, mas ainda com a essência da tendência coquette. Marcas como C&A, Renner e Amaro oferecem peças interessantes para compor os visuais. Confira:
Coquette: look 1
Vestido vermelho com mangas bufantes, da Renner
Meia-calça preta fio 15, da C&A
Sapatilha de bailarina vermelha, da Renner
Look 2
Vestido branco, da Amaro
Bolsa de pérolas, da Amaro
Colar choker de pérolas, da Amaro
Look 3
Vestido rosa em tule, do AliExpress
Polainas brancas, da Dafiti
Sapatilha branca de bico fino, da Renner
Look 4
Vestido branco com mangas bufantes, da Amaro
Colar de pérolas, da Renner
Sapatilha rosa com bico fino, da C&A
Coquette: look 5
Vestido de renda branco, da Amaro
Meia 3/4 fio 80 preta, da Renner
Sapato Mary Jane branco, da Renner
Vitrine M Fashion
Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da coluna, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.
Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Metrópoles pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.