Estilistas se manifestam nas redes sociais em defesa do Museu Nacional
Quase todo o acervo de mais de 20 milhões de itens foi destruído pelo fogo que se alastrou no prédio de 200 anos
atualizado
Compartilhar notícia
No último domingo (2/9), o Brasil assistiu à perda de 200 anos da história do país e registros milenares da humanidade com o incêndio que devastou o Museu Nacional. O acervo da instituição tinha cerca de 20 milhões de peças, entre elas, o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano das Américas.
Estilistas, diretores criativos e vários nomes do meio fashion manifestaram-se sobre o caso. Com fotos, capturas de tela e mensagens de cobrança ao governo, os artistas lamentaram o ocorrido. Entre eles, Amir Slama, que perguntou: “Sem passado, como construir um futuro?”. Ronaldo Fraga, Lenny Niemeyer e outros se juntaram ao protesto.
“A história do Brasil sendo jogada na fogueira. Vinte e dois milhões de itens perdidos para sempre! De documentos históricos a fósseis de dinossauros. E a cada quatro anos, continuo me perguntando: por que cultura nunca é pauta nos debates presidenciais? Por que candidatos não apresentam propostas para a cultura?”, questiona o diretor criativo Marcelo Sebá.
A reforma do espaço está avaliada em R$ 15 milhões, de acordo com a vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo. No entanto, 90% do acervo jamais será recuperado. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que o Museu enfrentava uma falta de orçamento devido ao histórico de corte de verbas destinadas à infraestrutura do local.
Confira as manifestações:
Ronaldo Fraga
https://www.instagram.com/p/BnQkZtnnRNn/?taken-by=fragaronaldo
Lenny Niemeyer
Marcelo Sebá
Isabela Capeto
Amir Slama
Além das publicações, alguns se manifestaram pelos stories do Instagram:
A arte sempre se renova, inspira-se no passado e busca referência nas grandes obras para novas criações. Com a moda não é diferente. Nomes importantes, como Yves Saint Laurent, traziam elementos dos maiores artistas para seus desenhos contemporâneos e criativos.
A perda de um monumento tão importante é devastadora para a cultura brasileira e para a humanidade. O Museu Nacional era a maior instituição de pesquisa do país. Infelizmente, passou por uma destruição anunciada: tinha salas fechadas há 15 anos e a falta de orçamento deixava a estrutura em um estado cada vez mais preocupante.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira