Estilista Max Azria, criador da BCBG, morre aos 70 anos
Designer lutava contra um câncer de pulmão, mas não resistiu e faleceu nessa segunda-feira (06/05/2019)
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos nomes mais importantes da moda americana, Max Azria morreu na noite dessa segunda-feira (06/05/2019), vítima de um câncer no pulmão. O estilista tunisiano, mundialmente conhecido por idealizar a marca BCBG, estava internado em um hospital de Houston, Texas, mas não resistiu ao avanço da doença.
Quando adolescente, Azria mudou-se com família para a França, onde administrou a fábrica de roupas de seus pais e trabalhou com importação de jeans. Em 1983, depois de atuar na moda feminina de Paris por 11 anos, o designer seguiu para Los Angeles, dando início a uma rede de lojas chamada Jess. Contudo, foi em 1989 que o estilista começou o seu grande trunfo: a BCBG.
Uma abreviação da expressão francesa Bon Chic, Bon Genre (Bom Estilo, Boa Atitude, em tradução livre), a etiqueta se desdobrou em linhas como BCBG Max Azria, Max Azria Atelier e Hervé Léger by Max Azria, alcançando a incrível marca de 590 lojas ao redor do mundo, com diversas participações na Semana de Moda de Nova York.
Após ser introduzido no Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), em 1998, Max adquiriu a grife francesa Hervé Léger e lançou a BCBGeneration, um rótulo mais jovem, comandado por sua filha mais velha, Joyce, diretora de criação.
Em 2016, após a empresa entrar em declínio, Azria deixou a direção criativa da marca homônima e, no ano seguinte, entrou com pedido de falência. Após cinco meses, a Marquee Brands adquiriu a BCBG e Hervé Léger por US$ 108 milhões. Atualmente, Lubov Azria, esposa de Max, é quem coordena a criação da label, ao lado de Kate Young.
Em um comunicado divulgado na terça-feira (07/05/2019), a Marquee Brands disse estar “profundamente entristecida” com a morte do estilista. “A BCBG começou com a ideia única de criar um vestido bonito e se tornou uma verdadeira combinação entre a sofisticação europeia e espírito americano. Max era um verdadeiro visionário, definindo a categoria de moda contemporânea. Nossas mais profundas condolências à família Azria”, dizia o texto.
Ao California Apparel News, Ilse Metchek, presidente da Associação de Moda da Califórnia, exaltou o trabalho do designer. “Max teve a visão de um superstar. Ele alcançou a lua e estabeleceu uma marca em escala mundial”, afirmou à publicação.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Danillo Costa