Estilista e influencer, Vic Hollo fala sobre conciliar funções na moda
Conheça a paulista que cria conteúdo autêntico para o Instagram e também faz parte do time da linha Mindse7, da C&A
atualizado
Compartilhar notícia
Virginiana crítica: é assim que Victória Hollo fala de si mesma. Conhecida nas redes sociais como Vic Queen, ela é muitas em uma só: estilista talentosa; influencer imponente, mas também reservada; fashionista autêntica. O estilo casual com toque elegante não passa despercebido. Em entrevista à coluna, a paulista contou detalhes da própria carreira e de como é conciliar funções na moda.
Vem ver!
Natural de São Paulo, Vic Hollo, de 28 anos, é designer de moda, formada pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Ela concluiu a graduação no fim de 2014, mas a relação com o mundo fashion começou muito antes, ainda na adolescência.
“Sempre fiquei muito curiosa sobre imagem de moda e como o que a gente veste pode afetar o nosso humor, e como a gente pode se expressar por meio do que a gente veste. Então, foi algo que aconteceu meio que naturalmente. A curiosidade me levou até a faculdade de moda”, lembra.
O estilo de Vic é marcante. Peças básicas formam looks cheios de personalidade sob o olhar da jovem. Não à toa, os curingas do guarda-roupa da designer são camiseta e calça jeans, mas sempre com muito “borogodó”. O outfit ideal, para ela, é formado por calça jeans, camiseta branca e blazer preto.
“Quando eu falo que sou muito básica, em casa, as minhas irmãs dão risada. O meu básico é ‘ah, vou colocar uma jaquetinha de brilho e uma calça jeans’. Mas acho que eu tenho fórmulas básicas”, revela Vic. “Desde os meus 15 anos, as mesmas camisetas de bandas me acompanham. E eu gosto de ter peças-chaves, como blazers, casacos, acessórios, que mudam um pouco o look”, acrescenta.
Cores sóbrias e peças lisas são maioria nas composições. Vez ou outra, o poá e o animal print dão as caras nos visuais. Alfaiataria descolada e uma pitada vintage também compõem o repertório da paulista.
Além disso, vestidos fluidos e cowboy boots aparecem constantemente nas produções. Um dos destaques do estilo de Vic Hollo são os pontos de strass e paetê. Vale reparar ainda em mangas bufantes, assimetria e shapes amplos.
Atualmente, a principal referência fashion de Vic Hollo é o cantor Harry Styles, que frequentemente aposta em combinações genderless. “Sou muito obcecada por ele e pela maneira como ele se expressa e consegue conectar música com o próprio estilo. Eu amo muito”, celebra.
A admiração pelo artista é tão grande que virou até uma brincadeira na web. Em uma espécie de desafio, durante o isolamento social, Vic criou remakes criativos de visuais do popstar britânico.
A estilista também destaca que, em geral, as inspirações de moda têm sido cada vez mais mutáveis. “Antes, a gente tinha principalmente aqueles grandes nomes, casas gigantes, donos das informações de moda, como Chanel, Dior, e tudo isso, que segue sendo importante, mas acho que hoje, como está tudo acontecendo aqui, nossas referências vão agregando e mudando o tempo inteiro, pegando um pouquinho de cada coisa”, analisa.
“Eu olho e percebo que não tenho uma marca ou pessoa específica, tirando o Harry, que é o meu muso absoluto (risos). A gente tem que saber beber de várias fontes”, completa.
Criações
Em janeiro de 2015, recém-formada, Vic Hollo já estava como estilista na C&A. Ela entrou no segmento infantil da marca. Em 2018, quando a varejista lançou o projeto Mindse7, Vic Hollo topou um novo desafio.
Desde então, a estilista desenha para a linha, que nasceu no digital e tem lançamentos semanais. “Foco bastante na parte de pesquisa de comportamento e de tendência; da informação; da imagem de moda. Mas acompanho um pouquinho de cada parte de todo o processo”, conta. O trabalho inclui desde desenvolvimento de produto até trocas com fornecedores e alinhamento para vendas no e-commerce.
Na C&A, o processo criativo é variável. “Lógico que há padrões e processos que não podem ser desviados mas, em geral, a gente tenta ser muito flexível para acompanhar o que é o desejo das clientes e o que está acontecendo no mundo”, aponta. “Se a gente ficar muito preso ao processo, não consegue ter a agilidade que o Mindse7 demanda. No entanto, se a gente não tiver processo nenhum, também não dá pra entregar o produto no fim; é um equilíbrio”, opina Vic Hollo.
O que move a estilista são as iniciativas que a fazem sair da zona de conforto. Entre as coleções mais marcantes, está a colaboração com a Obvious Agency, lançada no ano passado. Contudo, o emprego na varejista não impede que a designer firme parcerias com outras etiquetas.
“Quando eu estou sozinha, desenvolvendo uma collab com uma marca, a gente vai muito mais para o meu gosto pessoal e o que é a minha cara. No Mindse7, eu estou representando a C&A, que é uma empresa muito grande. Quando eu estou fazendo collabs, eu sou a Vic”, afirma.
Influenciadora digital
No Instagram, Vic Hollo tem cerca de 190 mil seguidores. “Vic Queen” surgiu de uma música do grupo The Kinks, mais especificamente do trecho “Victoria was my queen” (Victoria era minha rainha, em tradução livre).
A profissão como influenciadora digital chegou antes da função estilista. No início, ela não pensava em produzir conteúdo como trabalho. “Sempre gostei de moda e de tirar foto, então, desde os meus 16 anos, eu postava fotos no Flickr, no Fotolog. Depois, quando surgiu o Lookbook, que acho que foi a primeira plataforma pré-Instagram para postar os looks, eu fiquei bem assídua. E era muito natural para mim”, lembra.
Ao longo dos anos, mais followers foram chegando. Parcerias publicitárias surgiram. Vic percebeu que o segredo do sucesso estava em não abrir mão do que acredita e na própria essência. “Percebi que era possível me consolidar na minha carreira off-line e também produzir conteúdo na internet de um jeito que fizesse sentido para mim. Eu não queria fazer coisas massificadas ou ‘vendidas’, e também queria ter o meu tempo”, pondera.
“Gosto de ter a liberdade de colocar a minha identidade, de não oferecer só aquele conteúdo padrão com a foto do produto. Trago para o meu dia a dia. O principal é entregar algo sincero”, complementa a influencer.
Com a chegada da pandemia, que impactou o mundo todo de diferentes formas, Vic Hollo acredita no efeito positivo da moda em meio ao caos. “Existe muito uma ideia de que moda é fútil e irrelevante, porém, a gente tem um papel fundamental no bem-estar das pessoas”, defende.
“A gente está muito nesse lugar de inspirar e mostrar que vale acreditar que há coisas bonitas e otimistas no futuro; a gente se provoca muito para ser esse ponto de segurança. Não uma ditadura de ter que estar bonita e arrumada, mas sim uma ferramenta para quando você quiser se sentir bem e acolhida consigo mesma, e isso possa te ajudar”, finaliza.
Colaborou Rebeca Ligabue