Estampa de zebra: saiba como acrescentar a padronagem ao seu estilo
Inspire-se em exemplos do street style e das passarelas para aderir ao print animal, caracterizado pelas listras irregulares
atualizado
Compartilhar notícia
Estampas animais dão um diferencial a qualquer look, seja como protagonistas do visual, seja em detalhes. Anteriormente, a coluna abordou formas de usar as versões de onça e de vaca. Agora, é a vez de uma prima delas, ousada como a de leopardo e versátil como o cow print: a estampa de zebra. Em sua versão mais clássica, nas cores preto e branco, a padronagem garante inúmeras possibilidades de incorporar ao guarda-roupa. Já nas opções coloridas, em tons mais saturados, carrega uma dose de extravagância dos anos 1980. A coluna separou diversas referências, do street style às passarelas, com sugestões de como elas podem ser usadas.
Vem comigo conferir!
A ideia de usar estampas animais, como se sabe, é uma alternativa ecologicamente correta ao uso de peles. Na indústria da moda, as peles adentraram de vez no fim do século 19, como explica Georgina O’Hara Callan no livro Enciclopédia da Moda. Os primeiros padrões animais surgiram como estampas de meados dos anos 1930, mas as manchas inspiradas em bichos se popularizaram de vez entre os anos 1970 e 1980.
Atualmente, os animal prints se tornaram atemporais e expressivos. Permitem inúmeras combinações, das mais casuais até as mais sofisticadas. É o caso da zebra, que transmite menos seriedade e nunca sai de moda, assim como a intensa e clássica estampa de leopardo (ou de oncinha). Dependendo da tonalidade, a padronagem do equídeo listrado também pode ser lida como a de tigre.
No início deste ano, a empresa de tecnologia de moda Heuritech, que trabalha com análises preditivas de marcas sobre tendências e produtos, estimou que a tendência da estampa de zebra teria um aumento contínuo de popularidade ao longo deste ano. Segundo estudo de caso feito pela empresa, o número de posts no Instagram com a estampa foi quatro vezes maior nos Estados Unidos entre junho de 2018 e 2019.
O levantamento apontou que popularidade do print seria ainda maior na versão com listras finas, com predominância das cores preto e branco, em saias, vestidos e tops. Nas saias, houve também uma inclinação de 10% para a combinação de preto e “conhaque”.
Como usar: inspirações do street style
Para ajudar você a fazer combinações da estampa de zebra, a coluna traz dicas de Rebeca Foggetti, fashion stylist do brechó on-line Repassa. “Assim como a volta do animal print na moda, a estampa de zebra foi uma das que mais me surpreendeu – no bom sentido –, junto com a de vaca”, observa. Na avaliação dela, a facilidade de combinar essa padronagem com outras peças foi um fator para ela se destacar atualmente. Por conta dos traços mais geométricos, traz uma sensação de modernidade.
“Se você quiser combinar alguma peça com a estampa de zebra, é importante lembrar que ela vai vai roubar a cena. Então, mantenha em mente a informação que você deseja transmitir com o seu look. Se deseja uma composição mais clássica e neutra, é necessário compor o visual com tons próximos da estampa, como o clássico preto e branco”, indica a stylist. No caso de peças com a estampa mais amarelada, terrosos são uma ótima pedida, além de acrescentarem um ar mais fashionista.
E para quem gosta de uma produção mais ousada, como recorrer à estampa? O conselho de Rebeca é investir em um look com uma peça única, como um vestido, e recorrer aos acessórios – brincos, colares, bolsas e cintos –, finalizando com uma sandália ou bota de cano curto, em alguma cor neutra. “Assim, a peça continua sendo o centro das atenções e os acessórios só a ressalta”, completa.
Direto das passarelas
Nas semanas de moda das últimas temporadas, as manchas típicas das zebras migraram da selva direto para coleções de marcas como Dolce & Gabbana, que propôs um verdadeiro safári no spring/summer 2020. Em muitas delas, a padronagem surgiu em sua versão mais clássica, nas cores preto e branco, tanto compondo um look inteiro, como no vestido de paetês da Ashish, quanto como complemento do visual, a exemplo da saia da Versace e da calça da Blumarine, dos exemplos abaixo.
Dries Van Noten e Junya Watanabe apostaram nos tecidos leves e modelagens sofisticadas. Já na A.W.A.K.E. Mode, que propôs uma sobreposição de vestido e calça, a estampa traz listras mais finas, puxando para um lado mais tigre. O bege como substituto do preto, no casaco da Boss, acrescenta um visual ainda mais neutro e discreto. A discrição, a propósito, foi deixada de lado na Khaite e na Aniye By, com dourado e amarelo vibrante, respectivamente.
Injeção de cores
Como os últimos looks de passarela mostraram, não é só de preto e branco que vive a estampa de zebra. Por ser uma padronagem com listras (irregulares), o print selvagem permite inúmeras combinações de cor e textura.
Quanto mais saturadas, mais alegre e descontraído o visual, como nos tons vibrantes de roxo, amarelo, vermelho e verde que aparecem nos exemplos que você verá a seguir. Especialmente, quando a cor substitui o branco. Nos casos em que as manchas pretas são substituídas por outras cores, a produção pode se manter mais equilibrada. Para quem gosta de opções mais discretas, vale investir nos terrosos.
Acessórios e calçados: por que não?
Pelo que indica o street style, bolsas e botas são as peças favoritas das fashionistas quando se trata de adotar a estampa de zebra nos acessórios e calçados. “Uma ótima opção – a minha favorita, inclusive –, é deixar eles ganharem todo o foco de sua produção”, recomenda a stylist Rebeca Foggetti. A padronagem também ganha vida em outros detalhes, como cintos e chapéus.
Nos exemplos abaixo, como o de Irina Shayk, nem mesmo o tamanho pequeno da bolsa a impediu de ser um dos destaques do visual, trabalhado em itens pretos e jeans. O acessório ocupou o posto de statement ao lado do sobretudo de couro, complementando a variação de cores neutras do look.
Nas composições sóbrias de Alexandra Lapp e Deborah Reyner Sebag, clutch e scarpin da Bottega Veneta provam que um pequeno detalhe pode alavancar todo o visual. Therese Hellström, Erika Boldrin e Mary Leest apostaram no match da padronagem selvagem com tons terrosos, que também casam com o preto e branco.
Como as estampas animais são atemporais, vale apostar nelas à vontade. Escolhendo combinações inteligentes e que tenham a ver com a sua personalidade, você terá looks marcantes para o verão e o inverno com estampa de zebra.
Na galeria abaixo, veja algumas sugestões de produtos e onde encontrá-los:
Colaborou Hebert Madeira