Estampa camuflada retorna como tendência; veja 7 opções de peças
De símbolo de disfarce a ícone de estilo, a padronagem militar voltou, mas com uma nova roupagem, urbana e contemporânea
atualizado
Compartilhar notícia
A estampa camuflada, comumente usada no ramo militar, transformou-se em um das impressões mais populares e atemporais da moda. Com função original de ocultar e proteger, a padronagem ganhou destaque nas passarelas, nas ruas e, mais recentemente, voltou ao centro das atenções do segmento fashion, devido a aparições de celebridades como Rihanna e Iggy Azalea. No quadro Vitrine M Fashion desta quarta-feira (14/8), a coluna traz opções de peças com a estética para compor looks do dia a dia.
Vem conferir!
Estampa camuflada: das guerras para a moda
A transição da camuflagem do campo de batalha para a moda começou nos anos 1980 e 1990, quando estilistas como Jean Paul Gaultier apresentaram a estampa nas passarelas. Eles subverteram o uso original da padronagem, e transformaram as peças militares de algo robusto e funcional pra uma estética mais convencional.
Desde então, a estampa camuflada passou a simbolizar não apenas proteção, mas também atitude e individualidade. Nos anos 2000, ela se encontrou de vez no nicho do streetwear, o que a remeteu, ainda mais, à rebeldia e autenticidade.
Músicos e artistas adotaram o estilo na época, e adotaram as peças estampadas como uma roupa curinga no guarda-roupa. Essa popularização foi essencial para o print se estabelecer como atemporal.
Apesar da dominação no armário contemporâneo, a apropriação militar também foi um assunto que polemizou a estampa camuflada em contextos sociais casuais — principalmente em um momento de conflitos políticos ao redor do mundo. Na postagem da coluna sobre a trend no Instagram, por exemplo, um usuário escreveu: “Em tempos de guerras tão devastadoras chega a ser imoral, demonstra uma antipatia pelos atingidos por essas barbáries”.
Apesar de alguns países enfrentarem tempos sombrios, com uma nova interpretação da camuflagem, agora mais urbana, a tendência pós-grunge se alinha a um desejo coletivo da sociedade por formas de expressão que combinem estilo com uma “agressividade contida”. Marcas como C&A e Renner oferecem diferentes opções de peças com a padronagem. Confira:
Jaqueta camuflada, da Renner
Cropped em tule camuflado, da Renner
Calça camuflada, da Renner
Jaqueta camuflada, da Renner
Cropped camuflado rosa, da Renner
Vestido em tule camuflado, da C&A
Saia camuflada, da Renner
Vitrine M Fashion
Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da coluna, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.
Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Metrópoles pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.