Esfriou? Veja quais são as jaquetas indicadas para cada temperatura
Para aproveitar a reta final do inverno, a coluna elencou casacos que rendem combinações estilosas e igualmente quentinhas
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da chegada de um dos meses mais quentes do calendário nacional, as baixas temperaturas se instauraram em algumas cidades do Brasil. Para rebater o frio, as jaquetas costumam ser as peças mais procuradas, uma vez que atrelam funcionalidade e estilo na mesma medida. Aos que desejavam aproveitar o resquício de inverno com personalidade, a coluna elencou alguns modelos para garantir produções quentinhas e fashionistas.
Vem conferir!
Nos looks invernais, o item protagonista tem “nome e sobrenome”: terceira peça. Quando os termômetros começam a baixar, os casacos saem do fundo do armário e não deixam de participar das combinações do cotidiano até a chegada do verão, no fim de dezembro.
Nesse quesito, as jaquetas cumprem o papel essencial e, de quebra, trazem modernidade às composições. Com o DNA clássico, a peça usada para sobrepor os visuais é repaginada a cada estação com novos detalhes e propostas, que são reproduzidos pelos amantes de moda mundo afora.
Frio de bater o queixo
Uma coisa é certa: a jaqueta puffer entrou no radar fashion e não deve sair tão cedo. As versões atuais, que são facilmente encontradas em lojas de departamento, são uma releitura dos casacos doudoune, peças-chave para enfrentar temperaturas agressivas em países de inverno rigoroso. Normalmente confeccionadas em náilon, as puffers chamam atenção pelo volume acolchoado, que dá atitude à produção.
Como poucos itens no guarda-roupa, o trench coat materializa a elegância. A essência versátil do casaco faz com que ele dê “match” com diferentes estilos, desde produções mais sofisticadas até as mais casuais. Recentemente, o modelo retornou para os looks das novas gerações por meio da tendência old money, que reverencia os visuais sofisticados, minimalistas e atemporais usados por pessoas ricas nos Estados Unidos.
Sol entre nuvens
Sabe aquele dia que a previsão é de sol, mas que o frio também marcará presença? A indicação da coluna é apostar no material queridinho do momento: alfaiataria. Por ser uma peça funcional e superversátil, o blazer é capaz de deixar qualquer composição instantaneamente sofisticada, e se encaixa em todos os estilos possíveis.
Por sua vez, o couro é um dos melhores materiais para manter o corpo aquecido no inverno. Essa opção passa uma imagem marcante e, por isso, é adorada pelos fashionistas. Além de agregar muita atitude, ela traz também um ar despojado.
Só um ventinho
Assim como a calça jeans, a jaqueta do mesmo material é indispensável no guarda-roupa. Por ser coringa, o modelo transita nas mais diversas ocasiões. Para os dias de temperaturas amenas, o casaco é a aposta certeira. O motivo? Ele protege do frio na medida certa, sem pesar. Em outras palavras, a jaqueta jeans é a companhia ideal, faça chuva ou faça sol.
Na mesma ideia, os casaquinhos cropped agregam um toque moderno a qualquer outfit. Para elevar o visual com o item, uma dica é usá-lo em contraste com peças de outras modelagens, como um slip dress mais fluido, uma produção de alfaiataria caprichada ou um macacão.
Em tempos em que a praticidade é uma máxima, a jaqueta se mostra uma peça essencial para arrematar as mais diversas combinações. Para fazer o tempo de vida da peça ser ainda maior, vale apostar em versões com o DNA minimalista, sem muitos detalhes e em tonalidades neutras, como preto, azul-marinho, marrom ou cinza.
Colaborou Marcella Freitas