EPI de luxo: Louis Vuitton anuncia lançamento de protetor facial
Decorado com o monograma clássico da grife francesa, o LV Shield deve chegar às lojas no fim de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia de Covid-19 fez os equipamentos de proteção individual (EPIs) entrarem de vez no mercado de luxo. À medida que esses itens utilitários se tornam parte do dia a dia, algumas marcas têm transformado os acessórios de proteção em adereços fashionistas, como fez a Burberry com uma máscara xadrez. Agora, a Louis Vuitton entrou na jogada com seu próprio protetor facial, ou face shield, que deve chegar às lojas da marca em todo o mundo no dia 30 de outubro, como parte da coleção Cruise 2021.
Vem comigo!
LV Shield
Por ora, não se sabe o preço que será cobrado pelo LV Shield, como o item foi batizado, mas a imprensa internacional especula algo entre US$ 700 e US$ 800. Esse é o valor intermediário entre os chapéus e os óculos de sol da marca, como explica a Vogue norte-americana; os itens mais próximos de um protetor desse estilo.
O equipamento da LV é decorado com o monograma da marca ao redor do visor e também na faixa que o prende a cabeça, que é elástica e tem tachas que a seguram na viseira. Além disso, o acessório pode ser higienizado e reutilizado, assim como as máscaras de pano.
Outros detalhes chamam a atenção na peça: a viseira escurece de acordo com o nível de exposição à luz solar, assim como as lentes de óculos Transitions. Ou seja, além das gotículas emitidas pela fala, por tosse ou espirros, o acessório protege dos raios ultravioleta. Outra possibilidade interessante é que o LV Shield pode ser usado como um boné, se for puxado para cima.
Vale lembrar que, no início da pandemia, a Louis Vuitton produziu máscaras faciais e aventais hospitalares com o intuito de distribuir para os profissionais de saúde na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A marca prontificou seus ateliês na França para essa missão, que resultou em centenas de milhares de unidades doadas.
A Louis Vuitton não é a única na corrida pelos face shields estilosos. A partir do dia 15 deste mês, o designer Joe Doucet vai vender um protetor facial batizado de VueShield, com uma versão neutra e dois modelos que simulam óculos de sol.
Máscaras fashionistas
As máscaras deixaram de ser apenas uma peça utilitária para se tornar, também, um item de moda. No último MTV Video Music Awards, a cantora Lady Gaga foi prova disso em suas várias trocas de roupa. Máscaras ousadas e lúdicas acompanharam todos os looks.
Lançadas antes mesmo da crise do novo coronavírus, máscaras faciais de grifes como Off-White e Marine Serre apareceram entre os itens mais desejados dos últimos trimestres. Recentemente, a Burberry revelou uma versão que, além de sua clássica estampa xadrez, inclui a proteção antiviral e antibacteriana HeiQ Viroblock. De quebra, aproveitou para doar 20% do preço de cada venda para uma instituição de caridade da própria marca, voltada para o combate à Covid-19.
O LV Shield pode até ser polêmico à primeira vista, mas, certamente, é um fato que será estudado pelos museus de moda. No futuro, estudiosos vão pesquisar sobre como a pandemia do ano de 2020 refletiu na criatividade da indústria fashion, se é que já não estão fazendo isso agora mesmo.
Por ora, o que vale é sempre usar as máscaras corretamente ao sair de casa, manter o distanciamento social, higienizar sempre as mãos e evitar tocar o rosto. O acessório, por si só, não é capaz de prevenir o contágio de Covid-19 – é necessário se atentar aos demais cuidados.
Colaborou Hebert Madeira