metropoles.com

Entenda como a marca brasileira Farm ganhou destaque no mercado global

Após anos de sucesso no Brasil, a Farm se tornou a brasileira queridinha na moda internacional, com lojas espalhadas pelo mundo inteiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Farm/Divulgação
A imagem mostra quatro mulheres vestindo looks coloridos em frente à um mar
1 de 1 A imagem mostra quatro mulheres vestindo looks coloridos em frente à um mar - Foto: Farm/Divulgação

Fundada por Kátia Barros e Marcello Bastos, a etiqueta de moda brasileira Farm vem, há alguns anos, se provando um sucesso não só no Brasil, mas no cenário internacional. Desde a fusão dos grupos Arezzo e Soma, a marca segue despontando pelo mundo, com lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Paris, Londres, Dubai e outras regiões do globo.

Vem entender o novo momento da empresa!

A imagem mostra uma modelo encostada em uma parede vestindo um casaco nas cores preto, branco, azul e amarelo com uma estampa de tucano no peito
A marca carrega a fauna e flora brasileira em sua identidade

Nascida no Rio de Janeiro em 1997 como um projeto para a Babilônia Feira Hype, a Farm surgiu envolta de estampas e silhuetas com a personalidade brasileira como foco, e conquistou o mundo após anos de empenho em suas coleções coloridas e tropicais.

Com um investimento inicial de R$1.200, a dupla formada por Kátia e Marcello participou da feira expondo apenas seis modelos de bodies, que garantiram o sucesso da marca no evento. Dois anos depois, a primeira loja oficial foi aberta em um centro comercial na Cidade Maravilhosa. Desde então, a etiqueta está em constante expansão.

A imagem mostra uma unidade da Farm no Rio de Janeiro
As lojas da Farm trabalham a estética boho chic

Farm começou no Rio…

Após quatro anos em consolidação no Rio de Janeiro, já com dois pontos de venda na cidade, a Farm decidiu crescer para fora do eixo carioca e abriu, em 2004, a primeira loja da marca em outro estado. Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a nova loja da Farm Rio serviu como uma unidade de teste.

Nessa mesma fase, iniciou a expansão para São Paulo, maior polo da moda nacional, onde ficou por três anos em experimentação no shopping de inverno Campos do Jordão. Essa fase de sucesso da label garantiu a entrada no Grupo Soma – atualmente sobre o nome de Azzas 2154, após fusão com a Arezzo – , em 2010, que abriu o capital de investimento na marca e possibilitou novos horizontes.

A imagem mostra duas mulheres sorrindo enquanto se divertem vestindo peças coloridas nas cores preto, branco, amarelo, azul e outras tonalidades
A colaboração com a Adidas é um sucesso mundial

…E conquistou o mundo

Neste ano, a Farm comemora os 10 anos desde sua primeira colaboração com a Adidas. A parceria simboliza o primeiro movimento internacional da etiqueta. Ao todo, foram mais de 160 estampas e 25 coleções que elevaram o nível da marca nacional ao lado da gigante do esporte alemã.

Com a boa recepção das colaborações, não demorou até se consolidar no exterior. Em 2019, foi aberta a primeira unidade internacional da Farm em Nova York, nos Estados Unidos. A loja fica no SoHo, um bairro tradicional da cidade, e promove uma experiência no estilo flagship.

Nos anos seguintes, a marca se tornaria um expoente no Brasil, alcançando mais de 100 pontos de venda em território nacional. Abriu, ainda, unidades na França, Itália, Reino Unido, Emirados Árabes, Grécia e Turquia.

A imagem mostra a faixada da loja da Farm em Paris, na França
Na França, a Farm conta com seis unidades

 

A imagem mosta uma das unidades da Farm em Paris, na França, fotografada no interior da loja
Suas lojas incentivam a experiência para além do consumo

Farm na cultura pop

Nesse longo histórico de expansão, a Farm conquistou um espaço entre artistas e celebridades da indústria pop. A marca aparece constantemente sendo usada por famosos, o que ajuda a estabelecer a label como uma etiqueta em ascensão comercial e popular.

Entre as personalidades, a cantora Taylor Swift chegou a vestir um body da marca no clipe da música Anti-Hero, que transformou a peça em um sucesso de vendas após a cena. Outra famosa que utilizou uma peça Farm foi a atriz Lily Collins, enquanto interpretava Emily Cooper na série Emily em Paris, vestindo um conjunto da marca em parceria com a Adidas.

Fora as aparições em produções do showbiz, a marca também surgiu vestida por celebridades como Justin Bieber, Beyoncé, e Alicia Keys, entre outros.

A imagem mostra a cantora Taylor Swift duplicada em um banheiro. No lado esquerdo da imagem a cantora aparece vestida de branco, à direita ela veste roupas coloridas em amarelo, verde e vermelho
Taylor Swift é uma das maiores artistas do mundo atualmente

 

A figurinista Marylin Fitoussi trabalha o maximalismo nos looks de Emily Cooper

Um marco na moda nacional, a Farm ilustra para os designers de todo o Brasil que é possível atingir novos patamares para a moda sem deixar de lado a essência cultural de onde veio. Esse equilíbrio entre inovação e raízes locais inspira outras empresas a explorarem suas próprias identidades, enquanto expandem suas fronteiras no mercado global.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?