Entenda como a marca brasileira Farm ganhou destaque no mercado global
Após anos de sucesso no Brasil, a Farm se tornou a brasileira queridinha na moda internacional, com lojas espalhadas pelo mundo inteiro
atualizado
Compartilhar notícia
Fundada por Kátia Barros e Marcello Bastos, a etiqueta de moda brasileira Farm vem, há alguns anos, se provando um sucesso não só no Brasil, mas no cenário internacional. Desde a fusão dos grupos Arezzo e Soma, a marca segue despontando pelo mundo, com lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Paris, Londres, Dubai e outras regiões do globo.
Vem entender o novo momento da empresa!
Nascida no Rio de Janeiro em 1997 como um projeto para a Babilônia Feira Hype, a Farm surgiu envolta de estampas e silhuetas com a personalidade brasileira como foco, e conquistou o mundo após anos de empenho em suas coleções coloridas e tropicais.
Com um investimento inicial de R$1.200, a dupla formada por Kátia e Marcello participou da feira expondo apenas seis modelos de bodies, que garantiram o sucesso da marca no evento. Dois anos depois, a primeira loja oficial foi aberta em um centro comercial na Cidade Maravilhosa. Desde então, a etiqueta está em constante expansão.
Farm começou no Rio…
Após quatro anos em consolidação no Rio de Janeiro, já com dois pontos de venda na cidade, a Farm decidiu crescer para fora do eixo carioca e abriu, em 2004, a primeira loja da marca em outro estado. Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a nova loja da Farm Rio serviu como uma unidade de teste.
Nessa mesma fase, iniciou a expansão para São Paulo, maior polo da moda nacional, onde ficou por três anos em experimentação no shopping de inverno Campos do Jordão. Essa fase de sucesso da label garantiu a entrada no Grupo Soma – atualmente sobre o nome de Azzas 2154, após fusão com a Arezzo – , em 2010, que abriu o capital de investimento na marca e possibilitou novos horizontes.
…E conquistou o mundo
Neste ano, a Farm comemora os 10 anos desde sua primeira colaboração com a Adidas. A parceria simboliza o primeiro movimento internacional da etiqueta. Ao todo, foram mais de 160 estampas e 25 coleções que elevaram o nível da marca nacional ao lado da gigante do esporte alemã.
Com a boa recepção das colaborações, não demorou até se consolidar no exterior. Em 2019, foi aberta a primeira unidade internacional da Farm em Nova York, nos Estados Unidos. A loja fica no SoHo, um bairro tradicional da cidade, e promove uma experiência no estilo flagship.
Nos anos seguintes, a marca se tornaria um expoente no Brasil, alcançando mais de 100 pontos de venda em território nacional. Abriu, ainda, unidades na França, Itália, Reino Unido, Emirados Árabes, Grécia e Turquia.
Farm na cultura pop
Nesse longo histórico de expansão, a Farm conquistou um espaço entre artistas e celebridades da indústria pop. A marca aparece constantemente sendo usada por famosos, o que ajuda a estabelecer a label como uma etiqueta em ascensão comercial e popular.
Entre as personalidades, a cantora Taylor Swift chegou a vestir um body da marca no clipe da música Anti-Hero, que transformou a peça em um sucesso de vendas após a cena. Outra famosa que utilizou uma peça Farm foi a atriz Lily Collins, enquanto interpretava Emily Cooper na série Emily em Paris, vestindo um conjunto da marca em parceria com a Adidas.
Fora as aparições em produções do showbiz, a marca também surgiu vestida por celebridades como Justin Bieber, Beyoncé, e Alicia Keys, entre outros.
Um marco na moda nacional, a Farm ilustra para os designers de todo o Brasil que é possível atingir novos patamares para a moda sem deixar de lado a essência cultural de onde veio. Esse equilíbrio entre inovação e raízes locais inspira outras empresas a explorarem suas próprias identidades, enquanto expandem suas fronteiras no mercado global.