metropoles.com

Empresa inglesa lança jaqueta projetada para eliminar vírus e bactérias

Sem selos de garantia contra a Covid-19, a peça é confeccionada com 65% de cobre, material capaz de impedir a replicação de micro-organismos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vollebak/Divulgação
Casaco
1 de 1 Casaco - Foto: Vollebak/Divulgação

Enquanto cientistas e pesquisadores estão em meio à corrida para erradicar o novo coronavírus, estudos da indústria da moda estão sendo direcionados a tecidos tecnológicos e acessórios utilitários. Um dos lançamentos mais recentes é a jaqueta Full Metal Jacket, desenvolvida para eliminar vírus e bactérias que estiverem presentes na superfície da peça. No entanto, ainda não há comprovação de eficácia contra a Covid-19.

Vem comigo conferir mais detalhes!

Volleback/Divulgação

Modelo corta-vento, térmico, no estilo bomber ou o clássico jeans. Essas são algumas das opções de casacos projetados para proteger o usuário. A empresa inglesa Volleback levou ao pé da letra a função inicial do item para dar proteção e produziu uma jaqueta que ajuda na eliminação de micro-organismos, após três anos de pesquisas e testes.

Com 65% de cobre em sua composição, a vestimenta inovadora recebe cerca de 11 quilômetros do metal entre as tramas do tecido. “A capacidade do cobre para conduzir calor e energia enquanto mata bactérias e vírus faz dele um potencial de primeiro elemento de construção para o futuro das roupas”, explicou a empresa em seu site.

Casaco
O casaco foi lançado pela empresa inglesa Volleback

 

Casaco com fios de cobre
A marca é reconhecida mundialmente por estudos e pesquisas tecnológicas

 

Casaco com fios de cobre
Sem selos de garantia contra a Covid-19, a peça é confeccionada em 65% de cobre. O material é capaz de impedir a replicação de micro-organismos

 

Casaco com fios de cobre
O resultado é uma jaqueta impermeável, maleável e confortável

 

A empresa destaca ainda que o cobre foi utilizado nos primeiros instrumentos médicos registrados no Egito Antigo, até as mais recentes ferramentas médicas desenvolvidas pela NASA. Metalizado, o modelo sinaliza para a indústria o potencial do cobre: libera íons quando micróbios tocam a superfície do metal. Carregados de eletricidade, os íons perfuram a membrana celular das bactérias ou alteram o revestimento viral e acabam destruindo os organismos.

Em relação ao novo coronavírus, a empresa afirma que ainda não conseguiu dar início aos testes. “Não temos um laboratório grande, não temos uma equipe de cientistas e não temos acesso à Covid-19; portanto, não podemos contaminar a jaqueta com o vírus para ver o que acontece”, contou Steve Tidball, cofundador de Vollebak, ao portal Wired. Um estudo recente publicado pela The New England Journal of Medicine comprovou a eliminação do Sars-CoV-2 em quatro horas após ser colocado em uma superfície de cobre.

Casaco com fios de cobre
Após três anos de pesquisa, a peça foi lançada para auxiliar na eliminação de micro-organismos

 

Casaco com fios de cobre
A vestimenta inovadora recebe cerca de 11 quilômetros do metal entre as tramas do tecido

 

Investigador em microbiologia, Bill Keevil estuda o potencial do cobre em destruir micróbios ou impedir o desenvolvimento dos organismos. O chefe do grupo de microbiologia da Universidade de Southampton, no Reino Unido, constatou em um artigo que, se algo cair no cobre, o metal terá uma atividade antimicrobiana. Mas, se o vírus for impedido por uma barreira permeável e não tocar o cobre, a ação não vai acontecer.

Sem garantia comprovada contra a Covid-19, a jaqueta está disponível no site da marca inglesa nos modelos Black Edition e Silver Edition, com investimento de US$ 1.095. Segundo a Volleback, o futuro da moda será construído a partir de roupas tecnológicas e resistentes a doenças.

A peça é revestida com poliamida, proporcionando impermeabilidade. O aspecto metalizado da jaqueta vai mudando conforme o tempo de uso. Dobras e o desbotamento gradual irão revelar o brilho do cobre. Além do design futurista, a jaqueta possui capuz e bolsos.

Casaco com fios de cobre
Os íons, carregados de eletricidade, perfuram a membrana celular das bactérias ou alteram o revestimento viral e acabam destruindo os organismos

 

Casaco com fios de cobre
Em relação ao novo coronavírus, a empresa afirma que ainda não conseguiu dar início aos testes

 

Casaco com fios de cobre
O modelito é revestido com poliamida, proporcionando impermeabilidade à peça
Roupas para o futuro

Não é a primeira vez que o cobre aparece nas tramas das roupas. No Japão, o material marca presença em meias que são usadas por atletas, graças à função antifúngica do metal. Enquanto isso, máscaras com os fios estão sendo comercializadas no Reino Unido, patenteadas pela Copper Clothing.

Já nos Estados Unidos, a Cupron utiliza nanopartículas de cobre em tecidos. A empresa têxtil fornece matéria-prima para a produção de roupas de cama para hospitais, além de uniformes e máscaras. A tecnologia também entra na composição das cuecas da Under Amour.


Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?