metropoles.com

Empresa gaúcha lança tecnologia antiviral para solado de calçados

O material do Grupo FCC promete proteção permanente contra vírus envelopados, como o novo coronavírus (Sars-CoV-2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FCC/Divulgação
Solado com tecnologia antiviral da FCC
1 de 1 Solado com tecnologia antiviral da FCC - Foto: FCC/Divulgação

Depois das roupas com proteção antiviral chegarem ao mercado brasileiro,  agora é a vez dos calçados. A linha de termoplásticos FCC Antiviral, desenvolvida pela companhia gaúcha FCC, promete ser pioneira nesse quesito no Brasil. A empresa lançou tecnologia voltada para fabricação de solado de calçados com proteção antiviral permanente. Mesmo após as lavagens, o produto mantém a eficácia contra os vírus envelopados, como o causador da Covid-19.

Vem comigo!@p_lo/Giphy/Reprodução

Como funciona a linha FCC Antiviral

A proteção acontece graças às propriedades dos elastômeros termoplásticos da linha FCC Antiviral. Com a reação, que reduz a capacidade infecciosa de vírus envelopados, como coronavírus, influenza e herpesvírus, eles se tornam inativos. Dessa forma, o solado dos calçados deixa de ser um veículo de transmissão.

Em laboratório, a ação virucida foi avaliada com base na norma internacional ISO 21702, que analisa a capacidade antiviral de plásticos e outras superfícies não porosas. O solado antiviral não altera a aparência ou as propriedades dos calçados fabricados.

A empresa desenvolveu o produto após observar os hábitos higiênicos que as pessoas passaram a ter por causa da pandemia de Covid-19. Em meio à situação atual, uma das medidas que ajudam a evitar a contaminação cruzada é tirar os calçados e higienizá-los ao chegar da rua.

“Vimos que surgiram novas necessidades por parte dos consumidores e imaginamos que no mercado de calçados não seria diferente. Por isso, nos antecipamos e desenvolvemos uma nova tecnologia que está totalmente conectada a essas necessidades”, assinalou Júlio Schmitt, diretor de inovação da FCC, em comunicado de imprensa.

Calçados
Durante a pandemia, virou hábito tirar os calçados para entrar em casa, após voltar da rua. Isso evita a possibilidade de contaminação pelo chão dentro do ambiente domiciliar

 

Funcionária da FCC com solado de calçado na mão
O mercado de vestuário já tem opções de roupas antivirais

 

Solado com tecnologia antiviral da FCC
A linha FCC Antiviral, da empresa gaúcha FCC, promete elastômeros termoplásticos com proteção permanente contra vírus envelopados, para fabricação de calçados (foto)

 

Outras iniciativas antivirais

Nos últimos meses, o mercado nacional de vestuário ganhou várias opções de peças com proteção antiviral, como lançamentos das marcas J.Boggo+, Insider, Lupo, Oriba e do projeto social BeCauz. Em alguns casos, a proteção dura até um número específico de lavagens. Já em outros, como os itens que utilizam a tecnologia Amni® Virus-Bac OFF, da empresa Rhodia, a eficácia é permanente contra vírus e bactérias.

Em meio às alternativas que já existiam no segmento de roupas, a proteção da FCC vem como um complemento para os pés. No entanto, vale destacar que essas novidades são um plus – e não substituem outros cuidados, como lavar sempre as mãos, evitar tocar no rosto, usar máscara ao sair para a rua e, se possível, ficar em casa.

Vestido com acabamento antiviral da marca J.Boggo+
A marca J.Boggo+ lançou a primeira coleção de roupas com acabamento antiviral no Brasil, com duração de até 20 lavagens em temperatura ambiente

 

Camiseta com acabamento antiviral da marca Insider
A marca Insider apostou na novidade para camisetas e máscaras

 

Máscara de proteção
A Lupo passou a oferecer máscaras inovadoras com proteção permanente contra bactérias e vírus

 

Peças com proteção antiviral lançadas pelo projeto social BeCauz
O material da Lupo é o mesmo utilizado nas peças lançadas pelo projeto social BeCauz

 

Moletom e calça antiviral Oriba
A marca paulistana Oriba lançou moletons (blusa e calça) com proteção antiviral certificada que pode durar até 50 lavagens, se todas as recomendações forem seguidas

 

Sobre a FCC

A FCC foi fundada em 1969 e atende diversos segmentos comerciais, desde carros à indústria dos calçados, móveis e utilidades domésticas, produzindo materiais tecnológicos, como os novos elastômeros termoplásticos da linha FCC Antiviral. A gama de materiais fabricados pela empresa inclui adesivos, vedantes, argamassas poliméricas e poliureia.


Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?