Empreendedora nata, Patrícia Vaz celebra dois anos da Q.U.A.D.R.A
Conheça a trajetória da empresária que encara desafios e aposta alto para realizar seus sonhos. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
Novidade parece ser a palavra que mais cativa Patrícia Vaz. Ávida por moda e sempre empreendendo, ela sentou comigo para um bate-papo e contou um pouco da trajetória da loja em Brasília e do seu casting variado de marcas. Entre elas, o beachwear, de Adriana Degreas (carro- chefe do estabelecimento); a moda urbana e irreverente de Lily Sarti; e as peças com pegada cool da NK Store.
Outras 17 marcas compõem as araras da brand. Algo impressionante para a alagoana que decidiu fazer de Brasília seu lar pessoal e profissional.
Para a comemoração de dois anos da loja Q.U.A.D.R.A, Patrícia fez uma aposta. Na tarde de terça-feira (21/11), em meio às celebrações, ela anunciou a parceria com o estilista baiano Guto Carvalho Neto, que mostrou suas peças de design desconstruído e com toque de alta-costura. A empresária trouxe também a recém-lançada linha de perfumaria ancestral Myropolium, da CasaBonTon, de Elói Nascimento.
Inclusive, Patrícia estava usando um vestido maravilhoso do estilista no tom laranja com estampa que lembrava uma pichação.
O espaço tem como objetivo ser um point na cidade. Além de roupas e acessórios, a marca trabalha com papelaria de luxo, revistas importadas, abajures, velas e diversas outras novidades que vão fazer você querer passar por lá o quanto antes.
Como vocês já devem ter desconfiado, não resisti. No aniversário da Q.U.A.D.R.A, aproveitei a chance para fazer minha seleção de peças imperdíveis e que vocês precisam ficar de olho.
Vem comigo!
Tudo começou em 2005, quando Patrícia veio visitar Brasília como turista. “Acabei me apaixonando e decidi me mudar. A capital me encantou e fiz amigos logo de cara. Percebi um mercado com mais oportunidades e me adaptei fácil”, conta a empresária.
Logo, Patrícia foi atrás de ampliar seus horizontes e se formou na primeira faculdade de moda da capital — AD1. Nesse período, ela, que já era formada em administração, conheceu o futuro marido Leandro Vaz, nutrólogo renomado da capital. No entanto, ela ainda pensava que iria voltar a morar em Alagoas, sua cidade natal. Estava enganada.
“Na época que eu terminei a faculdade, refleti sobre qual área eu mais me identificava. Comecei a fazer produção de moda para o Jornal de Brasília e estagiei na Apoena. Me identifiquei muito porque tinha aquele chão de fábrica, uma parte de criação muito importante. Foi uma grande escola para mim”, revela a profissional.
Apoena é um empreendimento social que começou com um grupo de cinco mulheres. Hoje, por meio de parceria, proporciona reforço escolar e alfabetização para adultos, além de aulas de dança e cursos de costura. Começaram vendendo bordados e, depois, vieram as saias e os vestidos.
De forma paralela, Patrícia criou a Quintal Produções e passou a realizar eventos na cidade. Além de apresentar novidades e novos designers, a empresária promovia treinamentos para equipes de vendas de pequenos lojistas. Foi dentro da produtora que ela começou a trabalhar com moda, montando ali um pequeno showroom.
“Comecei a buscar designers e marcas que não eram conhecidas em Brasília, e as direcionava para os lojistas daqui, fazendo esse intermédio na abertura de mercado para essas pequenas labels”, comenta a profissional.
Acima, peças do estilista Guto Carvalho Neto e acessórios by Nathy Abi Ackel
A moda para Patrícia era algo visceral. Aos poucos, passou a se envolver com projetos de destaque na capital, como o Brasília Fashion Festival e o Capital Fashion Week. Tudo isso sempre com um objetivo em mente: testar as várias possibilidades do mercado de moda para descobrir com o que se identificava mais. Faltava ainda explorar a área de varejo.
“Desde a época que eu morava em Maceió, sentia vontade de abrir uma loja, mas nunca fui adiante com o projeto. Foi nessa época que eu recebi o convite para trabalhar na Maison Ana Paula com vendas. Fiquei quase dois anos lá e aprendi muita coisa. Especialmente sobre como funciona a direção de um estabelecimento. Onde eu trabalhava, também era possível interagir com o público, coisa que eu amo fazer”, relembra.
O engajamento social de Patrícia deu tão certo que Ana Paula Gonçalves, empresária da capital, pediu para ela gerenciar outra loja: Ana Paula Homem, no Gilberto Salomão.
Apesar de a história ser recheada de desafios profissionais, Patrícia ainda guardava o sonho pessoal de ser mãe.
“Eu estava realizada com a minha trajetória na moda. Mas os horários de loja são muito rígidos, principalmente se você trabalha em shopping, que é full time. Nessa época, eu precisava de mais flexibilidade. Por isso, decidi reabrir o escritório para fazer algo diferente, um novo desafio”, revela a empresária.
A ideia fluiu naturalmente, com uma parceria entre Patrícia e a então sócia Gabriela Pena. Na época, Gabriela tinha uma marca com peças de couro que, de acordo com Pat, era a cara de Brasília.
“Começamos a Quadra com algo voltado para moda e, ao mesmo tempo, a Gabi teve a ideia de trazer uma empresa de locação de móveis para decoração. Abrimos o ponto na QI 13, e amamos logo de cara. Vieram muitas demandas. O projeto de locação estava começando a pegar, mas não tinha a velocidade de saída da parte de moda. Não tínhamos tempo para tantas mudanças e implementações. Concluímos que era necessário focar em apenas um dos negócios”, comentou.
Aos poucos, as empresárias direcionaram sua visão. Começaram a trazer diversas marcas e a realizar vários eventos. Convidaram especialistas para fazer palestras de conteúdo, artistas para expor suas fotografias e designers para mostrar produtos que ninguém conhecia na cidade.
A resposta foi a mais positiva possível. Com o passar dos anos, Patrícia começou a agregar um mix de design que ia além de peças com viés contemporâneo. Com um casting com diversas marcas reconhecidas no mundo da moda — como Lily Sarti, NK Store, Andrea Bogosian, Isolda, Isla e Adriana Degreas –, a Q.U.A.D.R.A é um ótimo lugar para se comprar presentes. O estabelecimento conta com velas, com a grife de chás da CasaBonTon, luminárias do artista local João de Luz e coleções de artistas, tanto expostas como à venda.
Patrícia revelou não mais compartilhar o sonho com a antiga sócia Gabriela Pena que, recentemente, decidiu trilhar os caminhos da gastronomia.
“Eu sigo na Quadra em carreira solo, e sempre durmo pensando em ideias e coisas legais para fazer aqui. Temos um mundo de possibilidades. Hoje, somos uma multimarcas que não vende apenas moda, mas um lifestyle diferenciado”, finaliza a empresária.
Veja quem passou por lá para comemorar os dois anos da Q.U.A.D.R.A:
Confira outras peças e acessórios. Até a próxima!
Q.U.A.D.R.A Concept Store
Lago Sul, Brasília. (61) 3248-2840.