Emma Watson: confira o perfil fashion da nova integrante do grupo Kering
No mundo da moda, a atriz é conhecida pelo engajamento na sustentabilidade. Quando o assunto é estilo, ela aposta em elegância
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das atrizes mais conhecidas e admiradas do mundo, Emma Watson tem um papel significativo na moda. É conhecida por atuar em causas sustentáveis. Além disso, recentemente, a notícia de que ela entrou para o conselho administrativo do grupo de luxo Kering movimentou o cenário fashion. Quando o assunto é visual, a artista pode ser associada à autenticidade, elegância e minimalismo, com direito a uma pitada de ousadia. A coluna elencou detalhes sobre a trajetória de estilo da britânica.
Vem comigo!
Moda e engajamento
Ao longo dos anos, Emma Watson fez vários trabalhos de moda e beleza. Como modelo para a Burberry, por exemplo, apareceu nas campanhas de outono/inverno 2009/10 e primavera/verão de 2010. Também já foi o rosto da Lancôme.
A jovem “atacou” de estilista algumas vezes. Em uma parceria com a varejista People Tree, em 2009, criou uma linha ecológica. Todas as peças desenvolvidas seguiram as medidas do Fair Trade, movimento que prega o comércio justo. Em seguida, a atriz pensou em uma coleção ecofriendly, com toque vintage, em colaboração com a estilista italiana Alberta Ferretti.
O cunho ambiental é notável nas atitudes da britânica. No começo deste ano, ela desenvolveu uma calculadora on-line em parceria com a thredUp, que vende peças seminovas. A ferramenta mensura o impacto do consumo de cada usuário.
Em junho, Emma Watson foi anunciada como presidente do Comitê de Sustentabilidade do Conselho de Administração do Kering. Em 2019, a holding foi eleita como a segunda companhia mais sustentável do mundo, de acordo com o Corporate Knights’ Global 100 Index. O conglomerado francês comanda grifes como Gucci, Balenciaga, Saint Laurent, Alexander McQueen e Bottega Veneta.
A atriz comemorou o novo cargo. “Durante a pandemia, como muitos de nós, tive tempo para refletir sobre o trabalho com o qual quero me envolver e o que é significativo para mim no futuro. Estou curiosa para assumir um papel em que atuo para amplificar mais vozes, para continuar aprendendo com pessoas com experiências diferentes, de profissionais de vestuário a designers e diretores da empresa, e garantir uma ampla gama de perspectivas. Agora, nos bastidores, espero poder ajudar a fazer a diferença”, disse Watson em entrevista à Vogue.
“Entendo a sustentabilidade como a inter-relação entre sociedade e comunidade, a economia e o meio ambiente. Questões de justiça e igualdade são fundamentais para o que significa sustentabilidade – se estamos falando sobre justiça ambiental e o impacto da indústria da moda em nosso planeta, ou os direitos dos trabalhadores e o impacto nas habilidades das famílias para se sustentarem”, completou.
Estilo
O estilo de Emma Watson é bem versátil. Apesar de majoritariamente apostar em cores sóbrias, modelagens clássicas e pegada minimalista, a atriz também brinca com a ousadia. Decotes, recortes e transparência são alguns detalhes do repertório. Os elementos garantem mais charme a composições delicadas e elegantes, mas não menos sensuais.
Em eventos rebuscados e red carpets, a britânica chama atenção. Ela transita do sofisticado ao despojado com facilidade. Plumas, silhueta marcada, bordados fendas e assimetria também estão nos looks. Para completar os outfits, comumente investe em sobreposições.
Mesmo com visuais casuais, Emma Watson dá um show de estilo. No street style, a artista não deixa a elegância de lado, mas acrescenta um toque de rebeldia. Destaque para coturnos, blazers e jaquetas. Acessórios, como chapéus, bonés e óculos de sol, dão o toque final.
Apesar de já ter passado por mudanças de preferências fashion, a atriz não abandona a autenticidade. Ela sabe mesclar um ar refinado com modernidade. A personalidade forte, mas ao mesmo tempo graciosa, está nas escolhas.
Vida e carreira
Emma Charlotte Duerre Watson nasceu em Paris, na França, em 15 de abril de 1990. Mudou-se para a Inglaterra quando tinha cinco anos. Lá, frequentou a Dragon School. Desde nova, estudou canto, dança e atuação. A atriz tem nacionalidade britânica.
Muita gente conhece Emma como “a Hermione Granger dos filmes de Harry Potter”. Ela entrou para a saga ainda criança, no início dos anos 2000, e ficou no papel por mais de 10 anos. Pela atuação, a atriz se destacou em premiações como Teen Choice Awards, MTV Movie & TV Awards, Young Artist Awards, Nickelodeon Kids’ Choice Awards, National Movie Awards e Otto Award.
Em 2007, Emma participou do filme Ballet Shoes, da BBC. Quando a saga Harry Potter terminou, em 2011, logo a atriz foi convidada para outros trabalhos. Ela teve um papel em Sete Dias com Marilyn (2011), longa sobre Marilyn Monroe.
Daí em diante, o sucesso só aumentou. Em 2012, ela esteve no elenco de As Vantagens de Ser Invisível. No ano seguinte, protagonizou Bling Ring: A Gangue de Hollywood. No currículo, também estão filmes como Noé (2014), A Bela e a Fera (2017), O Círculo (2017) e Adoráveis Mulheres (2019).
Emma Watson se formou em literatura inglesa pela Brown University, dos Estados Unidos. Ela fez parte dos estudos na Universidade de Oxford. Além do engajamento ambiental, a artista tem um conhecido lado filantrópico. Com diversos trabalhos, fez doações para projetos sociais. Além disso, desde 2014, atua como Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e promove a campanha HeForShe, com foco na igualdade de gênero.
“Quanto mais eu falo sobre feminismo mais eu me deparo com a realidade de que lutar pelos direitos das mulheres, muitas vezes, vira sinônimo de guerra dos sexos. Isso, com certeza, tem que acabar. Quero deixar claro que, por definição, feminismo é ‘a crença de que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria da igualdade dos sexos nos planos político, econômico e social'”, declarou Watson no discurso de lançamento da iniciativa.
No ano passado, a atriz fez parte do Conselho Consultivo sobre Igualdade de Gênero do G7, convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Emma Watson também é uma das vozes mais fortes do movimento Time’s Up, que começou em 2018, contra casos de assédio e abuso sexual em Hollywood.
Colaborou Rebeca Ligabue