metropoles.com

Em Renaissance, Beyoncé celebra que o house music é negro e fashion

Para o sétimo álbum, o ícone da música se inspira em artistas como Grace Jones e Prince. Queen B usa peças das grifes Schiaparelli e Mugler

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beyoncé/Parkwood Entertainment/Divulgação
Na imagem com cor, Beyoncé deitada em cima de um globo de festa
1 de 1 Na imagem com cor, Beyoncé deitada em cima de um globo de festa - Foto: Beyoncé/Parkwood Entertainment/Divulgação

Na música Break My Soul, Beyoncé dá o seguinte recado: “Bey is back and I’m sleeping real good at night” (A Bey está de volta e eu estou dormindo muito bem à noite, em tradução livre). A letra não poderia fazer mais sentido. Afinal, com o lançamento do sétimo álbum da cantora, o Renaissance, os fãs podem dormir tranquilos — pelo menos depois de curtirem muito o disco na balada, principal proposta da diva pop. “Um lugar para gritar, soltar e sentir liberdade”, definiu.

Com o trabalho, o ícone da música se cerca de artistas das décadas de 1970 e 1980, como Grace Jones e Prince. Ela também referencia a cultura ballroom negra, latina e LGBTQIAP+ na estética fashion do disco. Vem viajar por meio dos looks da estrela pop em seu renascimento!

Giphy/Parkwood Entertainment/Reprodução


Desde o lançamento do seu último álbum solo, o aclamado Lemonade (2016), Beyoncé tem voltado a carreira para afirmar o legado de pessoas negras na indústria musical. Com Renaissance, não seria diferente. Ao longo das 16 faixas, a diva flerta, principalmente, com a disco music e a cultura ballroom.

Historicamente, ambas tiveram as origens a partir de grupos minoritários socialmente. No entanto, ao longo dos anos, elas foram se tornando cada vez mais associadas a artistas brancos. Como uma maneira de celebrar a contribuição desses pioneiros, a exemplo de Donna Summer, Beyoncé entrega um álbum para o público dançar muito. 

A cultura queer negra é a base para o movimento ballroom. Jovens LGBTQIA+ encontram a possibilidade de serem quem são, sem medo e julgamentos, nesse espaço. Beyoncé homenageia esse grupo tão presente em sua vida, com destaque para o seu tio Jonny, que era gay e tinha uma forte ligação com a diva. 

Outro símbolo marcante que permeia a estética de Renaissance é o Studio 54. A lendária boate nova-iorquina foi o principal ponto de encontro de artistas, modelos e estilistas nos anos 1970. Nomes como Calvin Klein, Yves Saint Laurent e Valentino elegeram a discoteca o espaço para se divertir e libertar o corpo. O ambiente se tornou referência em relação à enorme pluralidade de inspiração fashion. 

Na imagem com cor, Grance Jones ao lado de outras pessoas na boate Studio 54
A multiartista jamaicana Grance Jones é uma das inspirações para o novo álbum de Beyoncé, Renaissance

 

Na imagem com cor, ballroom em Harlem
A cultura queer e negra ballroom é celebrada pela artista no novo trabalho

 

Na imagem com cor, Halston, Yves Saint Laurent, Steve Rubell and Nan Kempner na boate studio 54
Além da famosa boate Studio 54, frequentada por grandes estilistas

 

Na imagem com cor, cantor Prince em show
A diva pop é uma grande fã de Prince

 

Queen B prefere uma Telfar bag 

As menções ao universo da moda não ficaram apenas na proposta visual do álbum. Na faixa que encerra o disco, Summer Renaissance, Queen B cita, de maneira sarcástica, que prefere as bolsas no estilo sacola de compras da Telfar às caríssimas Birkins, ícones da Hermès. 

Na produção, a artista também cita grandes grifes e o quanto é poderosa ao usá-las. Versace, Bottega, Prada, Balenciaga, Louis Vuitton e Dior são apenas algumas das etiquetas mencionadas.  “So elegant and raunchy, this haute couture I’m flaunting” (Tão elegante e atrevida, esta alta-costura que estou exibindo, em tradução livre), diz um trecho.

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
O sétimo álbum de Beyoncé referencia a house music

 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
A estrela lembra que o estilo musical foi criado por pessoas negras

 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
Produzido durante três anos de pandemia, Renaissance chegou oficialmente em 29 de julho

 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
A virginiana quer colocar todo mundo para dançar

 

Cavalo fashion

No encarte fotográfico do álbum, Beyoncé não poupou esforços para ter as peças que traduziriam visualmente a proposta de Renaissance. Na capa, sentada em um cavalo de vidro, a cantora usa uma corrente de prata cravejada da designer Nusi Quero. 

De olho na alta-costura, Queen B apostou em top de couro preto com decote cônico dourado, da Schiaparelli, para compor o look permeado por meias pretas transparentes e brincos de ouro. Alaïa, Gucci, Mugler e Dolce & Gabbana são outras grifes que vestiram Beyoncé para as fotos do álbum. 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
O longo vestido prateado da Gucci faz parte do guarda-roupa das fotos do Renaissance

 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
Assim como a Mugler

 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
O top da Schiaparelli é um dos destaques

 

Na imagem com cor, photooshot do álbum Renaissance, de Beyoncé
Renaissance já está disponível em toda as plataformas musicais

 

Ao terminar de ouvir o álbum Renaissance, é possível compreender os motivos que fazem de Beyoncé uma artista tão relevante. Com uma carreira sólida e cheia de sucessos, a estrela não mede esforços para deixar evidente que a excelência é a sua essência. Queen B mostra que dançar com estilo e liberdade deve ser uma possibilidade para todos. 

 

Colaborou Luiz Maza

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?