Em edição comemorativa de 110 anos, Fila relança modelos icônicos
As peças assinadas por Katie Grand celebram a herança vintage sem deixar a modernidade de lado
atualizado
Compartilhar notícia
De maneira gradual, o vestuário esportivo conquistou o seu espaço nas produções. Para além da prática de esportes, o estilo sportswear foi adotado no dia a dia do público. Desde a década de 1970, a Fila tem participado ativamente dessa transformação, introduzindo cores ousadas e conforto tanto nas quadras de tênis quanto em suas coleções de moda. Em celebração ao seu 110º aniversário, a marca resgata sua herança icônica por meio dos olhos da stylist, diretora criativa e curadora cultural Katie Grand, com o lançamento de uma coleção comemorativa.
Vem comigo!
“Escolhi peças do arquivo e fiquei surpresa com o quão modernas a maioria delas parecia. Isso se deve, principalmente, a um logotipo tão icônico”, ressaltou Katie em comunicado à imprensa. Todos os modelos foram reeditados e redesenhados, com o acréscimo de um toque de modernidade, e carregam a fidelidade às funções originais dos itens, mas abrem espaço para interpretações individuais.
A coleção conta com blusões e malhas de golfe, maiôs e macacões bobsleigh, tops e shorts de basquete, puffers de montanha e macacões de corrida. O fascínio retrô é aparente, tanto quanto a modernidade de cada peça, com o logotipo icônico da Fila como ponto comum dos itens. A paleta de cores se concentra em preto, branco, vermelho e marinho, com toques de laranja brilhante, amarelo e verde.
O logotipo Fila F-Box, desenhado, em 1973, por Sergio Privitera, foi uma sensação. Décadas depois, ele segue marcante e inesquecível, com um design que é comemorado na coleção especial de aniversário. Para o desenvolvimento das peças, Katie Grand explorou toda a trajetória da etiqueta, focando em temas como tênis, montanha, água, training, basquete, golfe e motosports. O visual e valor histórico foram pontos importantes na seleção.
“Todo mundo passou o último ano com roupas muito mais práticas. Nós não tínhamos para onde ir, então, o foco na moda mudou representativamente para um conceito mais prático e duradouro. A ideia de peças esportivas permite que você possa usá-las repetidamente, sem precisar substituí-las”, refletiu Katie.
A coleção foi anunciada por meio de um curta-metragem transmitido em fevereiro, durante o Milan Fashion Week. Katie Grand e Esteve Mackey assinam a direção do filme. A campanha celebra o status icônico dos esportes da Fila, por meio de gráficos de videogame desenvolvidos por Dan Tombs, do 2MS Studio, abusando de cores neon e fluorescentes, além do clássico vermelho branco e azul da marca destacados nas paredes.
No roteiro, personagens caminham ao longo de um corredor estreito, ao som de “Put Your Filas On”, música lançada em 1986 pela lenda do hip-hop Schooly-D. Toda a produção reforça, ao longo de três minutos, a essência e a herança etiqueta.
As peças já estão à venda no Brasil pelo e-commerce da marca. Contudo, apenas quatro itens de cada modelo estarão disponíveis por aqui.
Colaborou Marcella Freitas