Em desafio do Instagram, celebridades “desfilam” para votar antecipadamente
Estilistas como Christian Siriano, Prabal Gurung e até a boneca Barbie contribuíram com a iniciativa publicando vídeos na rede social
atualizado
Compartilhar notícia
O Instagram convocou um grupo de celebridades para um desafio que reúne diversão e moda, com uma intenção especial: incentivar os norte-americanos a votarem antecipadamente, por meio de vídeos no Instagram Reels. Na tag #RunwayToThePolls, a proposta é montar um look elaborado para desfilar até a caixa de correio ou posto de votação mais próximo, onde as cédulas serão depositadas. Tudo isso ao som da canção Vote, da cantora Lizzo.
Vem comigo!
A tag já reúne personalidades como a atriz e cantora Mandy Moore e os estilistas Prabal Gurung e Christian Siriano, entre outros nomes. A iniciativa tem apoio do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), do Black in Fashion Council e do movimento I Am A Voter. “Com menos de três semanas para votar, nosso objetivo é mostrar a todos como é fácil e divertido votar cedo em casa ou nas urnas”, publicou o CFDA no Instagram.
Até mesmo o perfil Barbie Style participou do desafio. Com um vídeo em stop motion, a boneca mais famosa do mundo vestiu um terninho rosa, combinando com a máscara, complementado com camiseta e tênis brancos. Ela “depositou” o voto em uma caixa de correio pública. Mandy Moore, por sua vez, desfilou usando botas Stuart Weitzman, rumo à sua própria mailbox.
Sophia Bush usou camiseta e sneakers com a frase “I am a voter” (eu sou uma eleitora, em tradução livre) para deixar seu voto na caixa de correio. Enquanto isso, a atriz Jaime King publicou um registro do ator Will Ferrell depositando o voto no correio. “É inspirador ver talentos, influenciadores e designers continuarem a utilizar suas plataformas para aumentar o engajamento cívico”, disse a cofundadora do I Am A Voter, Tiffany Bensley, ao site Popsugar.
Autora da canção que dá vida ao desafio, Lizzo não chegou a usar a tag, mas compartilhou um vídeo fazendo twerking com um look que exibe as cores da bandeira dos Estados Unidos. Na legenda, uma mensagem bem clara: Vote.
“Ei, você. Você sentiu a mesma desconexão deste país? Você sentiu que esta nação é sua casa, mas não sua? É porque estamos em uma terra roubada tentando viver dentro das leis escritas por homens brancos para homens brancos em 1787”, publicou ela, em outro post. “É hora de usar seu direito de voto. Nós precisamos de você”, acrescentou.
O estilista nepalês-americano Prabal Gurung, que conquistou o direito de voto nos Estados Unidos em 2016, também deu sua contribuição de uma maneira diferente. Ele fez uma pequena colagem de vídeos de vários momentos divertidos usando a camiseta com a palavra “Vote”, da marca homônima. Entre os quais, cenas no chuveiro e no terraço de um prédio.
O desafio é mais uma ação do Instagram para estimular que a população dos Estados Unidos vote. Em agosto, a plataforma lançou um centro de informações a fim de que as pessoas aptas a votarem se informassem sobre o processo das eleições, que vão ocorrer em novembro. Com o mesmo objetivo, várias marcas de moda também se posicionaram por meio de outras iniciativas.
Colaborou Hebert Madeira