Em Brasília, design de joias é ensinado com primor pela Ejet
Com história de experiência e coragem, a escola ensina a arte da joalheria na capital e capacita alunos a abrirem os próprios negócios
atualizado
Compartilhar notícia
Por trás de joias que encantam tantas pessoas pelo brilho e pelo design, há um trabalhoso processo técnico, fruto de dedicação de especialistas. Em Brasília, a Escola de Joalheria Espaço Theolier (Ejet) se tornou referência na formação desses profissionais, em uma história de quase 20 anos na capital.
Vem conhecer!
O argentino Guillermo Theolier chegou ao Brasil carregando conhecimento e experiência. Ao longos dos anos, havia se aprofundado e profissionalizado na arte da joalheria, e a paixão estava em compartilhar tais conhecimentos. Em 2006, ao se mudar para Brasília, ele fez da capital a casa ideal para a própria escola, gerida ao lado da esposa, Claudia de Oliveira.
A transição para Brasília foi vista pela dupla, diante da necessidade, como uma oportunidade. Determinados a inserir Guillermo no mercado de trabalho local, o casal procurou associações e instituições do ramo das joias, mas a falta de estrutura disponível os levou a uma solução criativa: abrir um ateliê em casa.
A ousadia e a determinação deram frutos. A Ejet foi fundada para atender a um público exigente, com foco em turmas pequenas de até quatro alunos. “Participamos de cursos dirigidos para joalheiros, e no final fizemos exposições de joias e ali passamos a ter mais conhecidos e indicações”, conta Claudia à coluna.
Os cursos variam de módulos básicos a avançados, workshops e programas intensivos, incluindo o popular curso de alianças para noivos. Guillermo e Claudia foram precursores da modalidade na capital, lá no começo do século. Os cursos modulares de 60 horas são projetados para capacitar os alunos profissionalmente, preparando-os para trabalhar em joalherias ou abrir os próprios negócios.
“Nosso público-alvo é bem eclético, entre arquitetos e designers, funcionários públicos, noivos, advogados, e pessoas que buscam a joalheria como hobby ou terapia”, relata Claudia.
Design de joias, um mercado promissor em Brasília
Guillermo e Claudia veem Brasília como um mercado promissor para joalheiros, devido à renda per capita elevada e uma maior adesão a joias autorais que fogem do comum. “Os brasilienses têm uma intimidade grande com o design e aceitam melhor joias não convencionais”, afirma Claudia.
A Ejet tem formado profissionais de destaque, como Camila Ligabue e Luiza Coelho, que atualmente exportam criações e ganham prêmios do mundo da joalheria. “Tivemos a oportunidade de formar grandes nomes que hoje vivem da própria arte”, compartilha, com orgulho, Claudia.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.