Elizabeth II: conheça o trabalho de Angela Kelly, stylist da rainha
A confidente da monarca era responsável por elencar as combinações que a chefe da coroa britânica usava em suas aparições
atualizado
Compartilhar notícia
Foram 70 anos à frente do cargo de maior destaque da Grã-Bretanha. Um marco não somente para a história do Reino Unido, como também para todo o mundo. A rainha Elizabeth II, que faleceu na última quinta-feira (8/9), foi, também, uma figura conhecida pelo visual facilmente reconhecível. O nome por trás das produções majoritariamente monocromáticas da monarca é Angela Kelly que, além de confidente da majestade, era a responsável por coordenar as combinações.
De governanta a assistente pessoal da rainha
Nascida em Liverpool, em 1957, Angela Kelly foi o braço-direito da rainha por três décadas. Ao Telegraph, ela detalhou que conheceu Elizabeth II em 1992, enquanto trabalhava como governanta do embaixador britânico na Alemanha, Sir Christopher Mallaby.
Na ocasião, Angela mencionou à monarca que estava com o plano de retornar à Grã-Bretanha e, no ano seguinte, foi oferecida a ela uma posição como “cômoda” para a rainha, que, em outras palavras, é o cargo designado a quem ajuda a soberana a se vestir no dia a dia. “Suponho que a rainha tenha gostado de mim e observou que eu era confiável e discreta”, contou ao portal britânico em 2007.
Três anos após ingressar como funcionária do Palácio de Buckingham, na Inglaterra, Kelly foi promovida à cômoda sênior. Mais tarde, em 2002, tornou-se assistente pessoal da majestade, segundo a Harpers Bazaar UK. Dado o tempo que a dupla compartilhava, a colaboradora se tornou uma das companheiras mais confiáveis da rainha.
Ao compreender as preferências da governante nas aparições públicas e compromissos formais, Kelly ficou conhecida pela incrível habilidade de combinar tecidos novos e antigos — incluindo alguns usados por Elizabeth quando jovem. Apesar de não ter uma formação específica na área da moda, Angela aprendeu a costurar com a mãe, ainda pequena, quando produzia as roupas das próprias bonecas.
No quesito criação, ela foi a responsável por desenhar alguns dos vestidos icônicos usados pela monarca na celebração do Jubileu de Diamante, em 2012. No mesmo ano, inclusive, a assistente pessoal da rainha lançou a marca própria, batizada de Kelly & Pordum.
“Eu desenho as roupas e Alison Pordum e nossa equipe as fazem”, contou ao The Telegraph. “Tudo começou porque projetamos uma ou outra coisa para a rainha que ela gostava, e uma coisa levou a outra”, compartilhou.
Livros sobre a monarca
Ao longo dos anos, Angela Kelly publicou dois livros: Vestindo a Rainha: O Guarda-Roupa do Jubileu e O Outro Lado da Moeda: A Rainha, A Cômoda e o Guarda-Roupa. A primeira obra tem como destaque a comemoração do Jubileu de Diamante da rainha, celebrado em 2012. Nas páginas, ela apresenta aos leitores uma visão interna sobre as peças memoráveis que foram usadas pela monarca ao longo do ano de Jubileu.
Já no segundo livro, o foco foi mais pessoal. Além de detalhar a vida dentro dos portões do Palácio de Buckingham, Angela contou com maior riqueza de detalhes sobre a figura da rainha: o que ela apreciava na moda, o que costumava beber e o que a fazia sorrir entre os compromissos na apertada agenda.
Em uma antiga entrevista ao jornal The Sunday Telegraph, Kelly disse: “Eu amo a rainha e tudo sobre ela. Eu a adoro, mas então, todo mundo também. Ela não é ‘minha’ rainha, ela é de todos e, então, eu tenho que compartilhá-la. Eu me preocupo com ela e me importo com ela. Mas também nos divertimos muito juntas [… ] Meu trabalho é garantir que, quando a rainha conhecer as pessoas, ela pareça certa.”
Na pandemia de coronavírus, Angela se voluntariou para integrar o staff da rainha e do duque de Edimburgo em Windsor, a 40 km de Londres. O trabalho e a companhia da inglesa de 64 anos agradaram tanto a família real que a funcionária e amiga da monarca foi convidada a residir permanentemente no castelo.
Colaborou Marcella Freitas