Elegância marca os looks dos famosos no 81º Festival de Veneza
Tons escuros dominaram o tapete vermelho, mas o prêmio maior foi para quem impactou pelas tonalidades vibrantes
atualizado
Compartilhar notícia
A 81ª edição do Festival de Internacional de Cinema de Veneza foi realizada de 28 de agosto a 7 de setembro. Na festividade, o tapete vermelho reuniu deslumbrantes visuais exibidos pelos integrantes de elencos e equipes dos filmes concorrentes. Os looks sóbrios, em cores escuras, dominaram a icônica cidade italiana, mas houve quem fugiu da “regra” — e brilhou.
Vem conferir!
All-black e estética gótica
Ao longo dos dias de exibições, a grande tendência nos tapetes vermelhos foi o all-black. O preto estampou dos looks mais tradicionais aos extravagantes, como o Dior escolhido por Lady Gaga para a exibição de Coringa: Delírio a Dois. Um item que se repetiu no Festival de Veneza foi o véu, usado não com o branco do vestido de noiva, mas em tons escuros e discretos.
Outro possível blockbuster que estreou em Veneza foi Os Fantasmas Ainda Se Divertem, sequência do filme de 1988, protagonizado por Michael Keaton, Winona Ryder e Catherine O’Hara, além da jovem Jenna Ortega, nova adição a Beetlejuice. O elenco levou a estética gótica do mundo de Tim Burton para a cidade italiana.
Nas telas, o vencedor veio em cores
O Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, foi entregue ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar, pelo filme La Habitación de al Lado. O diretor, conhecido pela estética vibrante e divertida, estendeu essa alegria ao tapete vermelho, ao lado das atrizes Julianne Moore e Tilda Swinton, protagonistas do longa.
Na contramão da tendência sóbria, as cores já conhecidas pelos fãs de Almodóvar foram vestidas pelo trio, com looks assinados por Loewe, Bottega Veneta e Chanel. As tonalidades e os designs fizeram com que o diretor e as atrizes se destacassem não apenas na telona, mas também sob os flashes atentos aos visuais dos artistas.
Brasileiros no Festival de Cinema de Veneza
O Brasil foi representado em Veneza pelo filme Ainda Estou Aqui, que fez parte da seleção oficial da mostra e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro da competição. O elenco marcou presença no tapete vermelho da primeira exibição oficial da produção, dirigida por Walter Salles (Central do Brasil), com elegância e minimalismo.
A protagonista Fernanda Torres usou um vestido azul-marinho do estilista Alexandre Herchcovitch, desfilado na coleção Inverno/Primavera 2024. A etiqueta brasileira também foi responsável pelo look da atriz Valentina Herszage. Já Selton Mello recorreu ao país anfitrião e vestiu um conjunto da etiqueta italiana Zegna.
Com o Leão de Ouro conquistado por Pedro Almodóvar e a participação marcante do Brasil, a 81ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza celebrou mais do que o cinema, provando ser palco também da excelência do estilo. Tendências e estéticas refletiram a conexão entre o mundo do entretenimento e a moda de diferentes continentes, nas mãos de influentes designers e no corpo de premiadas estrelas do cinema.