É oficial: Gucci é a marca mais quente do terceiro trimestre da moda
Ao lado da etiqueta de luxo italiana, Off-White e Prada são algumas das grifes mais desejadas, de acordo com a plataforma Lyst
atualizado
Compartilhar notícia
A Gucci voltou a liderar o ranking das etiquetas mais desejadas do mundo, segundo a plataforma de pesquisas digitais Lyst Index. Depois de ser desbancada pela Off-White e Balenciaga no último trimestre de 2019, a grife de luxo italiana retornou para o disputado primeiro lugar. A gigante esportiva Nike havia comandado o último levantamento.
Vem comigo!A lista é divulgada a cada três meses pela empresa global. Para estipular os resultados, a plataforma de e-commerce e relatórios de moda acompanhou mais de 100 milhões de dados, que incluem consultas de comportamento de compras virtuais e pesquisas dos clientes no próprio site. Além disso, compila os números das buscas no Google, bem como menções e engajamento nas redes sociais durante o trimestre.
“Apesar das previsões sombrias nos últimos meses, e de alguns comentaristas perguntando se as pessoas vão voltar a comprar peças de roupa, há sinais claros de que os consumidores ainda amam moda – e não apenas moletom. Os clientes estão dispostos a gastar em marcas que despertam entusiasmo, como as de bolsas e saltos altos. Elas estão subindo novamente, apesar da incerteza global”, comunicou a Lyst.
Portanto, o ranking referente ao terceiro trimestre de 2020 enfatiza que a moda prospera na reinvenção. A liderança da Gucci entre entre as marcas foi conquistada pela adaptação em meio à pandemia. A grife de luxo transmitiu ao vivo sua coleção Epílogo no último dia da temporada masculina da semana de moda de Milão, em julho.
O desfile foi o último no formato tradicional do calendário fashion. A partir de agora, a etiqueta italiana coloca em prática o plano de apenas dois shows por ano, em vez de cinco, que eram divididos entre apresentações feminina, masculina e cruise. On-line, as visualizações em todo o mundo ultrapassaram 35 milhões, conquistando o marco do evento digital mais assistindo da Gucci.
Na plataforma Lyst, as visualizações de página da Gucci aumentaram 52% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior. O índice também destacou que o lookbook de outono/inverno 2020 foi construído com autorretratos dos modelos em suas próprias casas, além da oficialização da linha genderless MX no site oficial da marca.
Lista das grifes mais desejadas
O ranking Lyst 2020 Q3 coloca a marca italiana Off-White em segundo lugar. No trimestre, a etiqueta abriu novas lojas em Londres, Miami e Milão. A label, sob comando do estilista Virgil Abloh, também lançou uma bolsa de estudos de US$ 1 milhão para estudantes negros de moda, além de desenvolver um carro-conceito em parceria com a Mercedes-Benz, o que atraiu novos olhares.
A Nike desceu para a terceira posição da lista. Contudo, também teve grandes avanços no período. A gigante esportiva relatou o aumento de 82% nas vendas digitais, lançou a primeira linha dedicada a gestantes e se comprometeu com US$ 140 milhões para promover justiça e igualdade racial.
Entre os destaques no top 20, está a Fear of God, que teve crescimento nesse trimestre e subiu uma posição, após entrar no The Lyst Index pela primeira vez no segundo trimestre deste ano. Outro highlight fica a cargo da etiqueta Marine Serre, que ganhou novo fôlego, subindo 10 posições.
Veja a lista:
- Gucci (Posição anterior: 3)
- Off-White (2)
- Nike (1)
- Prada (4)
- Balenciaga (5)
- Fendi (9)
- Versace (7)
- São Lourenço (6)
- Bottega Veneta (10)
- Valentino (12)
- Jacquemus (11)
- Burberry (8)
- Moncler (14)
- Alexander Mcqueen (15)
- Loewe (16)
- Balmain (17)
- Adidas (13)
- Givenchy (26)
- Fear of God (20)
- Marine Serre (30)
Produtos mais desejados entre as mulheres
Em comparação ao último ranking, a lista de produtos femininos mais desejados apresenta mudanças. Saem as sandálias confortáveis para ficar em casa e máscaras faciais para auxiliar na proteção, entra a Shopping Bag da Telfar. O acessório lançado em 2014 conquistou nomes como A$Ap Ferg, Bella Hadid, Chloe Sevigny, Solange e Selena Gomez. No entanto, foi neste ano que a bolsa virou febre. No primeiro trimestre, conquistou o terceiro lugar no levantamento da Lyst e, agora, lidera o ranking.
Em seguida, na lista dos produtos mais quentes do ano, quem ganha destaque é a blusa de mangas longas da Marine Serre. Vale lembrar que, para escalar as peças, a Lyst agrupa por estilos e leva em consideração a demanda global por volume de estoque disponível.
O chapéu Le Bob, da Jacquemus, ocupa a terceira posição do top 10. Em seguida, vêm as botas Tire, da grife Bottega Veneta, e o vestido queridinho da House of Sunny Hockney. A peça se esgotou após Kendall Jenner publicar uma foto usando o modelito em tricô verde.
Na sexta posição, o mocassim da Prada saiu dos pés dos apaixonados por moda direto para a lista. Outros destaques foram para o vestido Ganni de couro, uma bolsa clássica da Chanel, Crocs da parceria Grateful Dead x Chinatown Market e brinco em argolas da Fendi.
Top 10 masculino
Na categoria de moda masculina, o tênis Dior x Nike Air Jordan 1 High OG ocupa o primeiro lugar, após o sucesso no lançamento. O disputado par de sapatos é seguido pelos tamancos da Birkenstock, no modelo Boston.
O mood comfy não perdeu a vez: no terceiro lugar, estão os moletons da Nike Teck Fleece. Chinelos Ugg Scuff Deco completaram a linha homewear, que bombou no último levantamento. Na quinta posição, meias com a logo da Balenciaga, acompanhadas pela colaboração da Nike com Travis Scott, no modelo Air Max 270.
Botas de couro da Prada, na versão combat boots, encheram a sétima posição de estilo. Em sequência, aparecem as bermudas Pantagonia Baggies, máscara facial da Adidas, e moletom com capuz da Off-White.
Por fim, a empresa também incluiu no ranking uma análise do mercado da moda, mostrando que o desempenho durante o período comercial é um momento de avaliação para muitas marcas. Segundo a Lyst, as compras on-line aumentaram no último trimestre do ano. O público está investindo em peças menos formais, defendeu a empresa.
Colaborou Sabrina Pessoa