Dragão Fashion Brasil Festival 2024: veja a programação completa
A 25ª edição do evento celebrará a moda autoral, o artesanato e a consciência fashion durante três dias em Fortaleza, no Ceará
atualizado
Compartilhar notícia
Para celebrar os 25 anos do Dragão Fashion Brasil Festival, Fortaleza recebe uma edição especial do encontro de moda, de 24 a 27 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. O local sediará desfiles, ações em prol da sustentabilidade e shows, além de promover estilistas com trabalhos autorais.
Vem saber mais detalhes!
Sobre a 25ª edição do Dragão Fashion Brasil Festival
O DFB Festival, idealizado por Cláudio Silveira, retorna, neste mês, ao Centro de Eventos do Ceará com uma programação totalmente gratuita e inclusiva. Com a edição comemorativa de 25 anos, o evento promete se conectar ainda mais com as tendências contemporâneas da moda. O compromisso com práticas sustentáveis e o trabalho feito à mão também será reforçado.
O lineup de desfiles inclui designers renomados, como Lino Villaventura, que encerrará a festividade, Almerinda Maria e Vitor Cunha, além de novos talentos que se destacam pela criatividade e autenticidade. Alunos de instituições como Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também terão a oportunidade de apresentar coleções no Concurso dos Novos, que premiará o vencedor com R$ 20 mil.
Vale destacar que todos os estilistas foram convidados a desenvolver as próprias apresentações com técnicas sustentáveis, para refletir uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion. O objetivo é mostrar que o encontro fashion tem um forte compromisso com a sustentabilidade. Por isso, o DFB Festival deste ano enfatiza também a importância do reuso de materiais.
Em coincidência com o Ano do Dragão no calendário chinês, que simboliza força, criatividade e boa sorte, a iniciativa cearense utiliza essa energia inspiradora para impulsionar a moda brasileira. Em nota, Cláudio e Helena Silveira, diretores do festival, explicaram: “Reverenciar o Ano do Dragão é renovar a memória afetiva do público. Queremos que o DFB continue sendo uma referência para o futuro da moda”.
Para quem gosta de música, o cantor e compositor pernambucano Johnny Hooker fechará a celebração dos 25 anos do festival com uma apresentação no dia 27, às 22h. Ele também comemora duas décadas de carreira. O show será exclusivo e gratuito.
Com uma programação diversificada e um compromisso sólido com diversas vertentes socioculturais, o Dragão Fashion Brasil Festival reafirma a própria posição como um grande impulsionador da moda autoral. Confira o lineup completo abaixo:
24 de julho — Dia 1 (quarta-feira)
17h — Concurso dos Novos: Senai Moda RN / Udesc Univ. Est. Santa Catarina / Universidade Federal do Ceará (UFC)
18h — 100%CE
19h — Almir França
20h — Almerinda Maria
21h — Marina Bitu
25 de julho — Dia 2 (quinta-feira)
17h — Concurso dos Novos: Universidade Federal do Cariri (UFCA) / UFMG / Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó
18h — Vitor Cunha
19h — Fruto do Conde
20h — Lindebergue
21h — David Lee
26 de julho — Dia 3 (sexta-feira)
17h — Concurso dos Novos: Uniateneu / Unifor / Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
18h — Bruno Olly
10h — Melk ZDA
20h — Baba
21h — Catarina Mina
27 de julho — Dia 4 (sábado)
18h — Concurso dos Novos: resultado
20h — Lino Villaventura: desfile especial de encerramento
Local: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza (CE)