Dono de grifes como a Gucci, grupo Kering pode transformar a indústria
A partir de 2020, todos os modelos contratados pelas marcas do conglomerado deverão ter mais de 18 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Questionar a idade mínima para estrear nas passarelas internacionais tem se tornado um assunto cada vez mais relevante. Prova disso é que o grupo Kering, um dos maiores conglomerados de luxo do mundo, anunciou que, a partir de 2020, contratará apenas modelos maiores de 18 anos para “representarem adultos” nos desfiles e ensaios fotográficos de grifes como Gucci, Saint Laurent e Balenciaga. A iniciativa demonstra que a indústria fashion está cada vez mais consciente.
O grupo, que há anos reivindica melhores condições de trabalho para os modelos, enfatizou, nessa quarta-feira (15/05/2019), que, a medida começa a valer nas semanas de moda de outono/inverno 2020/21.
Vem comigo saber mais!
O presidente e CEO da Kering, François-Henri Pinault, disse que a companhia está ciente da influência que as imagens produzidas pelas marcas têm nos jovens.
“Acreditamos que temos a responsabilidade de apresentar as melhores práticas possíveis no setor de luxo e esperamos criar um movimento que encoraje os outros a seguirem o exemplo”, declarou no comunicado oficial.
Em 2017, o conglomerado de luxo assinou uma carta com o principal concorrente, o grupo LVMH (Dior, Givenchy e Celine), com exigências em prol do bem-estar e melhores condições de trabalho para os modelos de suas marcas. Uma delas era que a idade mínima fosse 16 anos. De acordo com o comunicado recente, a medida já trouxe avanços para o setor de luxo. Com a nova decisão, a expectativa é manter o progresso.
Para a diretora de sustentabilidade e assuntos institucionais internacionais da Kering, Marie-Claire Daveu, os modelos com mais de 18 anos têm maturidade fisiológica e psicológica mais adequada às demandas e ao ritmo da profissão.
Outras mudanças da carta assinada há dois anos são a obrigação de um atestado de saúde emitido nos seis meses anteriores ao último trabalho; proibição dos tamanhos 32 para mulheres e 42 para os homens – do padrão de medidas francês – como requisitos dos castings; disponibilidade de alimentos compatíveis com suas dietas nos camarins. Além do mais, o documento traz regras específicas para o trabalho entre os 16 e 18 anos.
Colaborou Hebert Madeira