metropoles.com

Dono da Bo.Bô, grupo demite funcionários durante recuperação extrajudicial

O conglomerado Restoque solicitou ajustes financeiros, enxugou o quadro de funcionários e reduziu a jornada de trabalho dos colaboradores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bo.Bô/Divulgação
Campanha Restoque
1 de 1 Campanha Restoque - Foto: Bo.Bô/Divulgação

Preocupado com o futuro incerto da economia durante a crise do coronavírus, o Restoque recorreu a acordos financeiros no início junho. No mesmo mês, os advogados do conglomerado de moda afirmaram que, após pedido de recuperação extrajudicial, o grupo operaria rapidamente um modelo de negócios saudável no longo prazo. Na tentativa de sobreviver aos impactos econômicos, a empresa demitiu 26% do total de funcionários no dia 29/6.

Vem comigo!

Giphy/Restoque/Reprodução

Em 2019, o grupo brasileiro foi listado entre as 100 maiores organizações ligadas ao mercado de luxo em todo o mundo, segundo o relatório anual Global Powers of Luxury Goods. Dono de marcas como Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Bo.Bô e Rosa Chá, o Restoque atua em um dos setores de moda mais afetados pela crise econômica do varejo.

A empresa Restoque Comércio e Confecções de Roupas anunciou as demissões de funcionários em uma teleconferência. De acordo com o jornal Valor Econômico, o corte na equipe corresponde a 1,2 mil colaboradores.

Campanha Dudalina
A Restoque entrou em acordo de recuperação extrajudicial no início de junho

 

Campanha Dudalina
Advogados do grupo afirmaram que um modelo de negócios irá entrar em ação a longo prazo

 

Campanha Dudalina
No final do mês, o grupo divulgou os resultados do primeiro trimestre

 

Campanha Bo.Bô
A empresa comunicou o desligamento de 26% da equipe

 

Referente ao primeiro trimestre de 2020, o material aponta a adoção de medidas de preservação de caixa e otimização de estruturas em função da pandemia; acordos feitos para o reperfilamento da dívida; provisões e perdas – entre elas, a redução do quadro de funcionários, que atualmente conta com 3,5 mil empregados.

Segundo o material, além das demissões, foi implementada redução de jornada e remuneração de 25% a 40%, bem como suspensão de novos contratos, fábricas e centros de distribuição por dois meses.

“Começamos bem o ano, e antes da pandemia, de 1º de janeiro a 11 de março, as vendas subiam 7%; o fluxo de loja, 19%; e o volume, 8%. Mas de 11 a 21 de março, ficamos com todas as lojas fechadas e tivemos de tomar medidas difíceis”, assinalou Livinston Bauermeister, CEO do Restoque, durante a teleconferência transmitida no dia 29 do mês passado.

Campanha John John
O conglomerado Restoque está entre as 100 maiores organizações ligadas ao mercado de luxo

 

Bo.Bô/Divulgação
Atualmente, o grupo atua em um dos setores de moda mais afetados pelos impactos do coronavírus

 

Campanha Bo.Bô
Além dos desligamentos, a jornada de trabalho da equipe foi reduzida

 

Campanha Bo.Bô
Também foi anunciada a suspensão de novos contratos de lojas
Impacto da pandemia

Sete marcas formam o portfólio do grupo: Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Bo.Bô, Rosa Chá, Individual e Base. Ao todo, a Restoque detém 255 lojas físicas e tem a comercialização dos seus produtos em 31 outlets. A empresa está em recuperação extrajudicial desde o início de junho.

O grupo apostou no plano para renegociar o montante de R$ 1,43 bilhão, com vencimento daqui a cinco anos. A proposta também almeja aumento de R$ 150 milhões em seu capital. No início, a negociação teve adesão de 70% dos credores, com homologação marcada para 30 de junho.

Por conta da flexibilização do distanciamento social, atualmente o grupo está com 195 lojas reabertas e a demanda de vendas tem acelerado em ritmo superior ao previsto. O período em que os espaços físicos permaneceram fechados não foi compensado pelo desempenho on-line, mesmo após o varejo e as operações superarem as expectativas. A empresa ainda prevê queda de 37% de receita anual do Restoque em 2020.


Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?