Dolce & Gabbana voltará à programação da Semana de Moda de Milão
A grife italiana participará da primeira edição digital do evento, após retomar os laços com a Câmara Nacional da Moda Italiana
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 20 anos depois de romper laços com a Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), a Dolce & Gabbana se associou novamente à entidade organizadora do Milão Fashion Week. Com isso, a marca italiana participará oficialmente da primeira Semana de Moda Digital de Milão, marcada entre os dias 14 e 17 de julho, e também das próximas edições do evento.
Vem comigo!
A novidade foi anunciada no último sábado (06/06). A Dolce & Gabbana desfilará sua coleção de primavera/verão 2021 masculina com modelos e convidados selecionados no jardim da Universidade Humanitas, no dia 15 do próximo mês, com transmissão ao vivo.
“Demorou muito tempo para descobrirmos se era possível, com o lockdown e as novas disposições. Mas, agora, com a máxima segurança, faremos tudo. Enviaremos os convites e todos estarão livres para decidir. Se for necessário, os modelos, todos italianos, desfilarão com máscaras, sem problemas”, informou a marca em comentário citado pela NSS Magazine.
A grife retomou o vínculo com a Câmara da Moda Italiana por sugestão do próprio presidente da organização, Carlo Capasa. O convite surgiu quando a marca colaborou com a campanha Italia, We Are With You, promovida pela CNMI em abril.
O projeto solidário uniu apoio de grandes nomes da moda para apoiar o sistema de saúde da Itália a enfrentar o novo coronavírus. Entre eles, os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, que ajudaram na compra de respiradores e equipamentos médicos para as equipes da proteção civil.
“Esta é uma mensagem importante de unidade e solidariedade em um momento tão difícil. Tem um valor simbólico”, disse Capasa ao WWD. “Eles participaram generosamente. Este é um momento de cooperação enquanto trabalhamos para proteger o sistema e nossa indústria.”
Discordâncias do passado
A grife, fundada em 1985, deixou de ser membro da Camerza della Moda em 1998. A separação foi motivada por discordâncias sobre o gerenciamento do calendário da Semana de Moda de Milão. Desde então, desfilava de maneira independente, normalmente no último dia da programação oficial.
A colaboração entre a marca e a entidade, depois de 22 anos afastadas, é uma atitude simbólica e significativa neste momento de retomada da moda. “Considero isso mais do que uma entrada, pois tudo mudou muito enquanto isso, faz muito tempo e tudo é novo”, declarou o presidente da CNMI sobre o retorno.
Segundo Dolce e Gabbana, a cooperação na luta contra a Covid-19 aproximou a marca da CNMI. Por isso, o retorno da empresa como membro do órgão fluiu de maneira natural. “Esperamos que possamos olhar para o futuro juntos, dando à moda o respeito e a atenção que merece, tanto para apoiar a cadeia de produção como porque a própria moda é uma das mais altas expressões da criatividade italiana”, comunica declaração conjunta da dupla à imprensa internacional.
Não é por acaso que a Universidade Humanitas que servirá de endereço para o próximo desfile da marca. Em fevereiro, a Dolce & Gabbana anunciou que apoiaria a pesquisa da instituição sobre o novo coronavírus. Já no fim de abril, destinou parte da venda de cada it bag Devotion no e-commerce para o estudo.
Quando e como será o primeiro MFW digital
A primeira edição digital do Milão Fashion Week apresentará as coleções masculinas de primavera/verão 2021. Cada label participante terá 20 minutos para mostrar suas novidades no formato que desejar, com transmissão on-line, seguindo todas as restrições para prevenir a propagação do novo coronavírus.
Cerca de 40 marcas já estão confirmadas, incluindo Bottega Veneta, Dsquared2, Ermenegildo Zegna, Gucci e Prada. O evento virtual ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, por meio de plataformas digitais da CNMI: Instagram, YouTube, Facebook e o site oficial.
Além das coleções, apresentadas em formatos variados, a programação terá conteúdos extras, como entrevistas, cenas de bastidores e seminários. O cronograma preliminar será divulgado nesta quinta-feira (11/06). Vale lembrar que o desfile da Dolce & Gabbana não só marca o retorno da grife ao calendário da fashion week milanesa como será um dos primeiros shows de moda realizados após o início da pandemia.
Colaborou Hebert Madeira