metropoles.com

Documentário sobre Paulo Borges, fundador do SPFW, estreará em 2025

Em entrevista à coluna, o idealizador do São Paulo Fashion Week fala sobre a produção, que mistura carreira e vida pessoal em três episódios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Iff/Metrópoles
Retrato de Paulo Borges, fundador do São Paulo Fashion Week - Metrópoles
1 de 1 Retrato de Paulo Borges, fundador do São Paulo Fashion Week - Metrópoles - Foto: Pedro Iff/Metrópoles

Na moda nacional, um dos principais nomes de destaque é o de Paulo Borges. Fundador do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week, ele será protagonista, em 2025, de um documentário. Serão três episódios para contar a trajetória profissional do paulista.

Em entrevista à coluna, Paulo Borges adianta que também haverá relatos pessoais na série. “As pessoas vão entender mais intimamente a minha visão e entender mais intimamente onde a minha mão foi sendo colocada em cada parte da história na moda”, conta. Vem saber mais!

Paulo Borges, fundador do São Paulo Fashion Week - Metrópoles
Natural de São José do Rio Preto, Paulo Borges tem 62 anos. Ele é o idealizador e diretor criativo do SPFW

Paulo Borges – Muito Além da Moda

Paulo Borges destaca que o enredo documental apresentará a consolidação de eventos nacionais, como Phytoervas Fashion, considerada a primeira semana de moda do Brasil, até o São Paulo Fashion Week. Outros projetos, como livros e shows dirigidos por ele, também serão abordados, além de iniciativas que ainda estão em andamento.

“Fiquei muito feliz com o convite. Acho importante, afinal eu estou há 43 anos na moda, eu tenho uma visão e uma história da moda ainda de um mundo muito diferente do que é hoje. Quando eu comecei a trabalhar, aos 18/19 anos, o mundo era analógico, a economia era fechada, o país era hiperinflacionado, ainda saindo de uma ditadura. A gente está vivendo toda essa mudança, eu estou vivendo toda essa mudança”, sintetiza.

Paulo Borges, fundador do São Paulo Fashion Week - Metrópoles
Fashion Rio, em 2009

 

Paulo Borges e Gisele Bündchen - Metrópoles
Paulo Borges e Gisele Bündchen, em 2009

 

Modelos na passarela da Dendezeiro durante o São Paulo Fashion Week N56 - Metrópoles
Atualmente, o SPFW é conhecido por propagar a diversidade na moda

A importância do São Paulo Fashion Week para a história do país será um dos principais pontos levantados, sobretudo o início. “A organização de um de um setor não só de um calendário de moda, mas de um setor, em um país que não tinha faculdades de moda; e que os profissionais não eram não eram visibilizados. Então, não havia estilistas que era percebidos, assim como modelos, maquiadores. Isso tudo foi construído durante esses anos todos; e tudo [do documentário] vai passar por essas histórias”, detalha o idealizador.

Personalidades que fizeram parte da trajetória de Paulo Borges — e da história da moda brasileira — aparecerão no documentário. Entre elas, Gisele Bündchen, Alexandre Herchcovitch e Conrado Segreto. O público também pode esperar relatos inéditos.

“É a minha vida, e até a vida do meu filho [Henrique], meu processo de adoção. São as minhas questões pessoais, os meus pensamentos, as escolhas que eu trouxe para todos os meus trabalhos, as questões que eu coloquei como importantes para a moda, como a diversidade, a inclusão, a equidade racial, a sustentabilidade, coisas que eu venho discutindo há mais de 20 anos. Além disso, acreditar numa geração nova de moda, criar plataformas para que esses jovens aparecessem.”

Paulo Borges e Ana Luisa Fernandes, da Aluf - Metrópoles
Paulo Borges sempre teve o intuito de apoiar jovens talentos da moda. Na foto, com Ana Luisa Fernandes, fundadora da Aluf

 

Paulo Borges e cachorro na águas - Metrópoles
A vida pessoal também estará na produção

Intitulada Paulo Borges – Muito Além da Moda, a série está sendo desenvolvida pela Canal E! em parceria com a produtora Popcon. Com direção de Richard Luis, a narrativa mostrará como o idealizador do SPFW contribuiu, de forma ampla, para a cultura brasileira contemporânea. Música, fotografia, arquitetura e design estão no repertório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?