metropoles.com

Diversão e arte: conheça seis marcas brasileiras com calçados diferentões

Extravagância pop, pegada artística, retrô e experimentalismo dão tom às criações diferenciadas selecionadas pela coluna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Room/Divulgação
Sandálias Pillow Straps da marca Room
1 de 1 Sandálias Pillow Straps da marca Room - Foto: Room/Divulgação

Durante o isolamento social, muitas pessoas aproveitaram para testar looks dentro de casa e brincar com os desafios do Instagram. Quando for seguro voltar às ruas, por que não levar toda essa diversão para as produções do dia a dia? Entre as marcas nacionais, há opções que se destacam pelos calçados “diferentões”. Algumas puxam para um lado mais camp, enquanto outras se destacam pelo experimentalismo ou por detalhes artísticos mais sutis.

Vem comigo descobrir seis dessas marcas para você conhecê-las!

@lucasregalbootsnbelts/Instagram/Reprodução

Okoko & Abel

Pense em botas retrofuturistas, sandálias divertidas e tênis para lá de alegres. Essas são as peças da marca gaúcha Okoko & Abel, desenhadas por Ana Letícia Sabi e Vinícius Kniphoff. Todos os produtos são feitos em pequena escala, de maneira artesanal. Com a marca, lançada em 2015, a dupla de sócios conta uma história, inspirada pelo empoderamento e pela experimentação.

Nos últimos anos, a etiqueta chegou a conquistar prêmios de design como o Maratona Mude 2014, na categoria Inovação em Design de Calçados, e Prêmio Bornancini 2016, no quesito Design de Calçados. A marca já calçou modelos na passarela da Casa de Criadores.

Entre as criações, a que mais chama a atenção é a bota Botox. O modelo retrô, de salto e plataforma grossos, ganha texturas de pelúcia em cores vibrantes, estampa de vaca, verniz e prateado. Destaque também para os tênis Sushi e as botas Pantera, que também carregam um DNA pop e excêntrico.

“Curiosidade e liberdade são pontos balizadores na Okoko. Nossas inspirações vêm do que vivemos e descobrimos. Das relações humanas, das caminhadas por lugares que nunca passamos antes, do rever aquilo que sempre esteve na nossa frente, e de muita autoanálise”, afirma Kniphoff à coluna. O espírito libertador da cultura noturna também exerce uma enorme influência nas peças.

Botas prateadas da marca Okoko & Abel
Botas diferentonas da marca gaúcha Okoko & Abel. Este modelo, batizado de Botox, já ganhou diversas texturas e cores

 

Tênis com estampa quadriculada da marca Okoko & Abel
Tênis Sushi com amarelo vibrante e estampa quadriculada

 

Sandália da marca Okoko & Abel come stampa xadrez
Plataforma Babalu, com design extravagante e estampa xadrez

 

Bota com estampa de vaca da marca Okoko & Abel
Esta é a bota Vaqueira, com a estampa que deu as caras nas semanas de moda de outono/inverno 2020

 

Bota marrom da marca Okoko & Abel
Esta bota, com uma pegada mais discreta, se chama Satã

 

Onde encontrar:
okokoabel.com/shop
@okokoabel

Lucas Regal

Botas são o carro-chefe do designer mineiro Lucas Regal, que também cria bootsbelts (acessórios que decoram botas), cintos, harnesses e chokers sob o selo homônimo, lançado em dezembro de 2016, com base em São Paulo. Nomes do showbiz, como Pabllo Vittar, Karol Conka, Jaloo e Pitty, já apostaram nas criações de Regal.

Suas coleções carregam as mais diversas inspirações artísticas, com presença em edições passadas do São Paulo Fashion Week e Casa de Criadores. Já passearam pelo universo do glam rock, jacquards barrocos, candy colors, texturas metálicas, envernizadas e estampas animais. As ankle boots com salto baixo e grosso estão entre os destaques.

Na Lucas Regal Boots & Belts, os produtos também são artesanais, com produção no estilo slow fashion. Durante o processo criativo, o designer gosta de equilibrar conceito e usabilidade. A relação com o universo da música é mútua: artistas como David Bowie e Mick Jagger inspiraram lançamentos anteriores.

O rock, inclusive, é uma das principais vertentes musicais que inspiram Regal. “Todas as coleções têm alguma referência a alguma época da música. Hoje, me sinto muito feliz em calçar e colaborar com figurinos de cantores da nossa geração da música brasileira”, comenta. Ele acrescenta que suas peças são pensadas para serem acessíveis a todos os gêneros, com numerações entre 34 e 44 em todos os modelos.

Bota com jacquard, da marca Lucas Regal Boots & Belts
Botas são o carro-chefe da etiqueta homônima do mineiro Lucas Regal. Este é o modelo Electric, com jacquard retrô de seda

 

Botas azuis Lucas Regal Boots & Belts
Verde-água é uma das candy colors que o estilista já trabalhou. Este é o modelo Stiletto

 

Bota rocker Lucas Regal Boots & Belts
Esta é a Combat Boot, com uma pegada mais rocker e material sintético envernizado

 

Botas de diferentes cores da marca Lucas Regal Boots & Belts
Estampas animais e cores chamativas nestas versões

 

Botas cor de rosa da marca Lucas Regal Boots & Belts
Um rosa claro na bota e bootsbelt com pegada western

 

Onde encontrar:
@lucasregalbootsnbelts

Sapato Sem Nome

A gaúcha Sapato Sem Nome trabalha com uma proposta bem interessante: cria calçados apenas com resíduos têxteis, roupas antigas e descartes. Com intuito de oferecer opções com menor impacto ambiental possível, a marca transforma todos esses materiais em sapatos, botinhas, mocassins e sandálias coloridas, todos confeccionados à mão.

Além dos exemplares pré-definidos, existe a possibilidade de montar versões personalizadas, escolhendo o tecido de cada parte do sapato. Nas opções prontas, a descrição indica qual peça de roupa abandonada deu origem àquele calçado. Quase sempre, os produtos são únicos, pois os retalhos raramente se repetem.

A label é uma iniciativa de Danielle Silva e Pam Magpali. Outro detalhe que vale o destaque é o projeto Frankestein, uma iniciativa da marca que cria novas peças usando restos de calçados velhos. O objetivo é repensar o “caos, o capitalismo, a padronização do belo” do consumo rápido de produtos de baixa qualidade.

Calçado da marca Sapato sem Nome
Um dos calçados sustentáveis criados pela marca gaúcha Sapato Sem Nome

 

Calçado da marca Sapato sem Nome
A marca reaproveita tecidos de roupas que estão há muito tempo sem uso, além de resíduos têxteis e descartes

 

Calçado da marca Sapato sem Nome
Além dos exemplares pré-definidos, você pode confeccionar suas opções

 

Calçado da marca Sapato sem Nome
Uma ótima combinação de cores neste mocassim

 

Calçado da marca Sapato sem Nome
Botinha com partes em cinza, preto e vermelho

 

Onde encontrar:
sapatosemnome.com.br
@sapatosemnome

 

Nastra Shoes

Spikes, estampa e cores metálicas dão a medida certa de extravagância aos sapatos genderless da também gaúcha Nastra Shoes, que transitam entre o pop e o rock. A marca mescla conforto, qualidade e sustentabilidade com uma estética diferenciada. Com isso, visa quebrar barreiras e empoderar as pessoas que usam seus calçados.

Também engajada na menor pegada ecológica possível, a label trabalha com restos de couros nobres que sobram nas confecções de outras marcas e um tecido produzido com garrafas pets recicladas. Para selar ainda mais o compromisso eco-friendly, cada modelo tem uma tiragem máxima de 16 pares, sem reposição.

A designer Aline Fenker criou a marca em 2018, com sede em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Os processos de produção, em pequena escala, respeitam medidas sustentáveis. Nas criações, Aline explora sua própria memória e bagagem, juntando com o interesse em arte, que vem da infância, e uma pitada de cultura pop e humor.

“Sempre quis passar essa mensagem de que a moda não precisa ser uma coisa muito séria, tem que ter essa leveza e uma dose de humor. Acho que seriam essas três junções”, explica Aline à coluna. As numerações dos calçados vão do 33 ao 44.

Calçado da marca Nastra Shoes
Cyberpunk preto da Nastra Shoes, com direito a spikes e tudo!

 

Calçado da marca Nastra Shoes
Os modelos alegres e cheios de personalidade desta marca, que também é gaúcha, mesclam o pop e o rock

 

Calçado da marca Nastra Shoes
Modelo com estampa de tarot

 

Calçado da marca Nastra Shoes
Sneaker com prints multicoloridos

 

Calçado da marca Nastra Shoes
Este tem um acabamento holográfico

 

Onde encontrar:
nastrashoes.com.br
@nastrashoes

Fulanitas de Tal

A brasiliense Fulanitas de Tal existe desde 2011 e é uma iniciativa da jornalista Eunice Pinheiro, apaixonada por sapatos. Além dos calçados de couro, com o cuidado de trabalhar com curtumes certificados, a marca atua com uma linha vegana e também tem modelos de bolsas.

A etiqueta oferece calçados minimalistas, com pegada retrô e um design diferenciado, voltados para mulheres modernas de todas as idades. Entre eles, opções com recortes geométricos, cores vivas e salto cubano.

Eunice conta à coluna que os produtos da Fulanitas de Tal misturam o antigo e o novo. “Consigo imprimir isso nos materiais e nas cores”, comenta. “Acho que o passado, as histórias, as fotografias antigas… Isso é o que mais me move e inspira. Adoro objetos antigos, papéis amarelados. Ao mesmo tempo, amo os materiais atuais, tecnológicos e as cores fortes.”

Apesar da tristeza e da falta de perspectiva trazidas pela pandemia, que fez o setor calçadista regredir, ela tem esperança de que as dificuldades passarão. “É só um período, vamos superar este momento duro. O sol vai brilhar de novo e vai ficar o aprendizado, o que há de mais humano em cada um”, pontua.

Mule da marca brasiliense Fulanitas de Tal
Sapato com um toque retrô da marca brasiliense Fulanitas de Tal

 

Sandália da marca brasiliense Fulanitas de Tal
Mule azul vibrante com bico estilo peep toe

 

Sapato da marca brasiliense Fulanitas de Tal
Este tem furinhos e um perfume ainda mais retrô

 

Sandália da marca brasiliense Fulanitas de Tal
Esta tem recortes diferenciados

 

Botinha da marca brasiliense Fulanitas de Tal
Bota com zíper lateral

 

Onde encontrar:
fulanitasdetal.com.br
@fulanitasdetal

Room

A Room é uma marca de calçados e joias que surgiu de forma “orgânica e sem pressa”, em 2016. Entre os produtos para os pés, o carro-chefe é a sandália Pillow, um modelo com tiras de couro grossas e acolchoadas. Além das variações de cores e texturas, os calçados têm dois estilos: Duo, com duas tiras grossas, e Straps, com uma tira grossa e outras mais finas.

Outra sandália que merece destaque pelo design diferenciado é a Square, com uma tira de formato retangular. As texturas também trazem diferentes possibilidades a esse modelo. A marca foi fundada pela dupla de estilistas brasileiras Simone Nunes e Fernanda Ambrusio.

Sandália Pillow Duo, da marca Room
Sandália de couro do modelo Pillow Duo, da marca Room

 

Sandália Pillow Straps, da marca Room
Esta é a versão Pillow Straps

 

Sandália Pillow Duo, da marca Room
As tiras acolchoadas ganham versões em diferentes cores

 

Sandália Pillow Straps, da marca Room
Outra versão da Pillow Straps

 

Sandália Pillow Duo, da marca Room
A Room foi criada pelas estilistas brasileiras Simone Nunes e Fernanda Ambrusio

 

Onde encontrar:
room-aesthetic.com
@room.hq

Vale destacar que as fotos são exemplos para ilustrar o DNA e algumas criações diferenciadas de cada marca. Alguns modelos podem não estar mais disponíveis nos estoques.

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?