Direto do armário do avô: colete vintage protagoniza looks variados
Com ar vintage, a peça reaparece em produções executivas e até nas mais descoladas
atualizado
Compartilhar notícia
Os ciclos da moda costumam desenterrar peças inesperadas, como as ombreiras e as pochetes. A onda da vez resgata o colete de tricô, item conhecido dos armários dos avôs. Ele acrescenta um ar mais despojado aos looks quando é combinado com peças atuais. O que antes pertencia com exclusividade ao público masculino, agora aparece em materiais diferentes e estampas divertidas. De olho na tendência emergente, a coluna entrega algumas sugestões para aderir à estética.
Vem comigo!
No geral, a peça vintage costuma agregar formalidade às produções. Apesar de carregar o histórico do uso em massa por aposentados em campos de golfe e até por crianças, a peça, recentemente, saiu do guarda-roupa masculino diretamente para o dia a dia das antenadas da moda.
O item dá uma carinha retrô ao look e tende a roubar as atenções. Com os anos 1980 e 1990 em alta, certamente irá ganhar destaque nas ruas ao redor do mundo também na próxima estação. Várias celebridades e influencers já aderiram ao modelito e inspiram seus seguidores a fazerem o mesmo.
Batizada como pulôver pelas gerações anteriores, a peça tem dois pés fincados na versatilidade. É ótima para ficar no conforto de casa – no home office ou jogada no sofá – e ainda proporciona um visual com cara de passarela.
Protagonizando uma nova era de estilo, o colete deixa de ser membro fixo do clássico conjunto de alfaiataria e “volta para o jogo” podendo ser usado como terceira peça ou blusa. Nas lojas, as marcas desenharam versões de lã grossa, modelos cropped, gola alta e até estampas criativas, para atender ao público de diversas maneiras.
A fim de manter o corpo aquecido, a peça é utilizada como uma camada extra. Já em climas tropicais, ela aparece em modelagens menores e combinada apenas com peças de baixo, garantindo frescor à produção. O colete pode ficar fashion desde a versão de cashmere com cara de vovô até o sóbrio com ombros amplos, passando pelo bordado com penduricalhos para as mais extravagantes.
Nas passarelas
Para o retorno do item, marcas estão apresentando suas versões genderless. Logo, além das texturas e materiais, os coletes atendem a diferentes gêneros nas passarelas. Entre as etiquetas que apostaram na trendy, estão as grifes de luxo Prada, Balmain, Gucci e Dior.
Em semanas de moda recentes, sobretudo nos desfiles de outono/inverno 2020, o colete teve destaque. Apareceu em alfaiataria nas versões curtas e alongadas, e também em materiais como couro, ou mesmo no estilo suéter.
Como foi apresentado, a peça arremata looks compostos por saias longas, vestidos esvoaçantes e calças de cintura alta. As combinações comprovam que a peça é atemporal, podendo ser um curinga em produções para dias de diferentes temperaturas.
Se ainda restam dúvidas de como usá-lo, a coluna preparou uma galeria cheia de estilo para te inspirar. Confira as opções:
Colaborou Sabrina Pessoa