Dior Talks: conheça a série de podcasts sobre moda e feminismo
A cada episódio, mulheres envolvidas com movimentos artísticos são convidadas pela grife francesa para dialogar sobre o tema
atualizado
Compartilhar notícia
Criado em meados dos anos 2000, o podcast ganhou maior aceitação nos últimos anos e passou a fazer parte da rotina de muitas pessoas. O material em formato de áudio é semelhante aos programas de rádio, mas, em vez de o ouvinte sintonizar a emissora desejada, ele pode recorrer a sites ou plataformas de streaming na hora que desejar. Algumas grifes aderiram à ferramenta on-line como uma forma de levar os clientes aos bastidores fashion. A Dior também entrou na onda e lançou um canal para falar sobre moda e feminismo.
Vem comigo!
Intitulada como Dior Talks, a série de podcasts da etiqueta francesa visa reunir um time estrelado por famosas. Por lá, a marca também cede espaço às mulheres que impactam diretamente o ramo artístico, cultural e intelectual da maison. A reunião das personalidades mostra o direcionamento contemporâneo da casa.
Sob o comando de Maria Grazia Chiriu, a Dior já realizou vários desfiles com conceitos feministas. A novidade em podcast afina os ouvidos dos fashionistas com a bandeira levantada pela grife, que luta pelos direitos das mulheres.
Três episódios estão disponíveis em inglês no site e nas plataformas digitais de streaming. Basta escolher a melhor hora do dia e dar o play.
Os programas são apresentados pela historiadora Katy Hassel, mente por trás do perfil @thegreatwomenartists. Em cada episódio, a curadora de arte e também escritora apresenta ao ouvinte uma personalidade diferente.
A londrina busca promover debates que mesclem os trabalhos dos convidados em relação à Dior. Diálogos sobre a arte feminista também complementam as gravações.
O primeiro episódio teve a presença de ninguém menos que Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior desde 2016 e a primeira mulher a ocupar o cargo na marca francesa. No áudio, ela fala sobre as conexões com a arte e como mulheres e artistas moldaram a sua criatividade. Em seu Instagram, a estilista explicou que a série pretende amplificar as vozes femininas.
Judy Chicago foi a segunda convidada da plataforma. Em 30 minutos, a artista plástica disruptiva e feminista comenta sobre como trabalhar com a marca resultou em uma colaboração na linha de alta-costura da Dior com cenário assinado por ela.
A cenografia para a primavera/verão 2020 da Dior imprimiu o legado de Judy. A norte-americana é conhecida pelas técnicas que vão desde esculturas em fibra de vidro a bordados e pinturas com spray automático. As obras englobam peças de parede e até grandes instalações.
O terceiro episódio disponível do Dior Talks recebe Paola Ugolini. Ela aborda a crescente visibilidade da arte feminista. A curadora e crítica de arte assina a exposição Io dico Io – I say I, que recebe apoio da maison. A mostra é dedicada a artistas italianas.
A exposição estava com data programada para visitação até 21 de junho, na Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea em Roma, na Itália. O museu adotou medidas para conter o coronavírus e fechou as portas ao público. Logo, a apresentação foi suspensa até o mês de abril ou até um novo decreto legislativo entrar em vigor.
Colaborou Sabrina Pessoa