Dior se inspira na natureza para a primavera/verão 2020 em Paris
Em um cenário sustentável, a grife francesa apresentou uma coleção cheia de particularidades, com referências e significados internos
atualizado
Compartilhar notícia
Neste mês, as coleções de primavera/verão 2020 agitaram Nova York, Londres e Milão. Agora, a temporada já está com tudo em Paris. A semana de moda francesa, que segue até a próxima terça-feira (1/10/2019), fecha o principal circuito de desfiles internacionais. Entre as grifes que já se apresentaram, a Dior se destacou com peças inspiradas na natureza.
Vem comigo!
A apresentação aconteceu no Hipódromo de Longchamp. O cenário foi montado em parceria com o Coloco, um coletivo de botânicos, jardineiros e paisagistas urbanos.
Cerca de 170 árvores que fizeram parte da estrutura serão replantadas pela capital francesa. A ideia foi representar a necessidade da preservação do meio ambiente e de áreas arborizadas nas cidades.
A label usou a hashtag #PlantingForTheFuture para promover a iniciativa nas redes sociais. Os convidados também tiveram acesso a QR Codes colocados nas árvores para descobrir onde cada uma será colocada.
O jardim do cenário conversou com o conceito da coleção desenvolvida por Maria Grazia Chiuri. As criações da estilista foram inspiradas em fotografias de Catherine Dior (1917 – 2008). Nas imagens, a irmã de Christian Dior sempre estava rodeada de flores. Miss Dior, como era chamada, foi uma personagem essencial na história da marca.
Figura importante na resistência francesa contra o nazismo, Catherine foi presa, sofreu tortura e sobreviveu a campos de concentração. Depois da Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma botânica de sucesso. Sua maior especialidade eram rosas e jasmins.
As roupas de primavera/verão 2020 da Dior retratam a vivência de Miss Dior. Bordados de elementos da natureza e detalhes texturizados dão vida aos itens.
Ramos, folhagens e flores também estão nas estampas, assim como o clássico xadrez e listras. Na paleta de cores, tons de azul, preto, verde e branco fazem contraste com nuances mais enérgicas de rosa, laranja e amarelo.
Conjuntos jeans, saias plissadas, macacões e jardineiras estão na coleção. Nos destaques, tie-dye, transparência, degradês e modelagens amplas. A palha apareceu em chapéus, cintos e sapatos.
Tradicionalmente, a semana de moda leva celebridades a Paris para prestigiar as grifes. Entre as personalidades na fila A da Dior, estavam Jennifer Lawrence, Karlie Kloss, Camila Coelho, Julianne Moore, Isabelle Huppert, Monica Bellucci, Bruna Marquezine e Olivia Palermo.
Veja na galeria:
Colaborou Rebeca Ligabue