Dia dos Pais: veja cinco dicas de moda masculina para ousar no visual
Consultores indicam peças-chave, cores e acessórios para fugir do óbvio com estilo
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas pessoas esbanjam estilo e se vestem de forma intuitiva. Mas, nem todo mundo é assim. Enquanto o processo de escolher o look vem naturalmente para alguns, outros precisam de inspiração — principalmente quando o assunto é moda masculina. Pensando nisso, para o Dia dos Pais, a coluna conversou com consultores de imagem, moda e estilo e pegou cinco dicas que valem até mesmo para quem não tem filhos.
Vem comigo se inspirar!
Quem quer garantir um visual mais estiloso, desde o clássico até o mais atual, pode recorrer a alguns truques. O consultor de imagem paulistano Alexandre Taleb considera o homem brasileiro tradicional e conservador. “Ele erra por não ter informação. Pode começar a ousar tendo uma imagem mais correta”, afirma. Para Taleb, o principal é começar fazendo a barra da calça.
Já na opinião do consultor de moda e stylist Fernando Lackman, o estilo do homem brasiliense, especificamente, passa por um momento de “indecisão”. O público masculino demora mais para se adaptar às tendências e é mais tradicional nas escolhas.
Na avaliação dele, a camisa polo, muito presente há alguns anos, deu lugar à alfaiataria e às camisetas. No entanto, ainda são passos pouco arriscados.
“O homem precisa ver aquilo no meio em que vive. Ele não é de elogiar, mas vai atrás para saber de onde vem, dá uma olhada e percebe que é possível usar determinada peça. Quando você observa dois amigos usando roupas parecidas, um se inspirou no outro”, complementa.
Vamos às dicas:
Aposte em cores e combinações diferentes para um visual moderno
Entre as cores, Lackman indica uma cartela terrosa, com destaque para o marrom e o laranja. O marrom é mais neutro e foge das cores vibrantes da moda street. Já o laranja tem mais presença e cai bem quando misturado com tons de preto, azul, branco e os próprios terrosos. Contudo, o consultor acredita que o maior erro do vestuário masculino está nas combinações.
“Falta um pouco de estudo de cores e padronagem. Continua antiquadro, combinando o tom da calça com o tom da camiseta. Poderia modernizar o visual”, aponta. Uma boa opção é investir no contraste de peças e estampas.
Daniela Kniggendorf, consultora de estilo e imagem e sócia da InDue Consultoria, indica as cores pastel e os tons rosados. A passarela de primavera/verão 2020 masculina da Louis Vuitton, por exemplo, foi cheia delas. “Aproveite o verão para suavizar os tons do seu guarda-roupa, homens ficam lindos com cores claras, especialmente rosa e azul”, acrescenta.
O prático também pode ser elegante!
Daniela concorda que os homens costumam optar por um estilo mais conservador. Para ela, muitos se preocupam mais com o conforto do que com o visual. Mas é possível unir as duas coisas. Uma boa pedida, por exemplo, é investir em sobreposições.
“A ‘terceira peça’, como chamamos blazers, jaquetas e moletons, é apenas um exemplo de como é possível acrescentar mais estilo e personalidade ao look masculino. Trocar o jeans por calça de tecido moderna também tira o homem do lugar-comum”, indica.
As sobreposições também podem ajudar quem não quer abrir mão de um look prático, mas precisa trocar rapidamente o outfit para transitar em diferentes meios. “Uma questão muito interessante é que o homem hoje está mais fitness. Tem aquela coisa da adaptação no meio do percurso, ele precisa trabalhar e ir direto à academia”, exemplifica Lackman.
Pense nos calçados como a base do look
Taleb diz que os sapatos têm papel fundamental. “Sempre esteja com eles limpos, em ordem e com o couro impecável”, aponta o profissional. Segundo o profissional, os de bico arredondado são mais chiques, especialmente os na cor marrom-café usados com meia no mesmo tom.
A praticidade também pode se estender aos calçados. Por isso, a dica de Fernando Lackman é apostar nos estilos loafer e mocassim driver, que não têm cadarço. Estes últimos são adaptados para os pés não escorregarem no carro, enquanto o homem dirige.
A recomendação de Daniela é trocar o sapatênis pelo mocassim de couro ou pela versatilidade atemporal do sapato monk, com fivelas.
Invista nos acessórios do momento
“Os homens são vistos pelos acessórios que usam. Um relógio com pulseira de couro ou metal, gravatas listradas ou com estampa de monograma, uma caneta importante… São os detalhes que fazem a diferença”, observa Daniela.
Alexandre Taleb considera relógios fundamentais. Para Fernando Lackman, as pulseiras são o acessório do momento.
Procure peças-chave para o seu guarda-roupa
Algumas peças podem ser verdadeiras cartas na manga. Entre elas, itens clássicos, com bons tecidos, corte e caimento. Esses, na opinião de Daniela, nunca saem de moda. “Invista em um ótimo costume azul-marinho ou cinza, calças sociais com modelagem mais seca e na padronagem xadrez”, comenta. Para camisas, ela indica as cores atemporais branca, azul e rosa.
Atenção para o tamanho: “Homens costumam usar um tamanho acima do seu, comprometendo o caimento das peças, fundamental no universo masculino. Em quase 100% dos meus atendimentos, tenho de ajustar as roupas que já estão nos armários”, diz a consultora. Também é importante ficar atento a comprimento de mangas, ombros, largura das pernas e barra das calças. Evite deixar “empapada”.
Alexandre Taleb trabalha a imagem atemporal do homem e assegura que marinho e cinza são clássicos do mundo masculino. De acordo com ele, é errado achar que terno (paletó, colete e calça) e costume (paletó e calça) pretos são para todos os momentos. O consultor indica deixá-los para eventos à noite, sempre prestando atenção à qualidade do tecido. Entre as peças-chave, também recomenda camisas brancas de manga longa com entretela no colarinho.
Há pessoas que se vestem de forma intuitiva, enquanto outras precisam de inspiração. Com um pouco de vontade, pesquisa e ajuda de quem entende do assunto, a tarefa pode ser mais fácil.
Espero que aproveitem as dicas e até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira