Designer japonês Nigo é o novo diretor artístico da Kenzo. Conheça
Famoso pelo DNA criativo voltado ao streetwear, o estilista assumiu o cargo nessa segunda-feira (20/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Três meses após o português Felipe Baptista deixar a direção artística da Kenzo, há um novo profissional no cargo. O escolhido foi o estilista Nigo, criador da Bathing Ape. Pela primeira vez desde 1999, quando o fundador, Kenzo Takada, saiu da marca homônima, um designer japonês irá comandar a etiqueta francesa.
Vem saber mais!
Felipe Oliveira Baptista ficou dois anos na direção artística da casa. Anteriormente, os designers Humberto Leon e Carol Lim estavam juntos no comando da Kenzo. A dupla saiu em 2019 para comandar a Opening Ceremony.
O anúncio da chegada de Nigo foi feito na semana passada pelo conglomerado de luxo francês LVMH, que administra a maison desde o começo dos anos 1990. O designer japonês assumiu a direção criativa da Kenzo nessa segunda-feira (20/9).
“A chegada de um designer japonês extremamente talentoso nos permitirá escrever um novo capítulo na história da maison que Kenzo Takada fundou. Estou convencido de que a criatividade e inovação de Nigo, bem como o seu apego à história da maison, irão expressar plenamente todo o potencial da Kenzo”, destacou, em comunicado, Sidney Toledano, chairman e CEO do grupo de moda do grupo LVMH.
Nigo definiu a novidade como o maior desafio da própria carreira até o momento. “Estou orgulhoso de ter sido nomeado diretor artístico da Kenzo. Nasci no ano [1970] em que Takada Kenzo san [termo japonês] abriu a sua primeira loja em Paris. Ambos nos formamos na mesma escola de moda em Tóquio”, celebrou no Instagram.
“A abordagem de Kenzo san para criar originalidade foi por meio da sua compreensão de muitas culturas diferentes. É também a essência da minha própria filosofia de criatividade”, completou o estilista japonês.
Ver essa foto no Instagram
Natural de Maebashi (Japão), Nigo fundou a Bathing Ape, mais conhecida como Bape. Em 1993, abriu a primeira loja da marca, conhecida como uma das pioneiras do streetwear no cenário mundial.
A trajetória de Nigo é repleta de parcerias marcantes. Em 2005, ele e o rapper Pharrell Williams lançaram as marcas Billionaire Boys Club e Ice Cream. Entre as collabs, também estão outros nomes, como Adidas, Coca-Cola, Mac Cosmetics, Kanye West e Virgil Abloh (Louis Vuitton).
Em 2010, o designer criou a grife Human Made. Depois de três anos, deixou oficialmente a Bape. Em 2014, tornou-se diretor criativo da marca UT, da Uniqlo. Além de designer de moda, Nigo é DJ, produtor discográfico e empresário. Ele também integra o grupo japonês de hip hop Teriyaki Boyz.
Kenzo
Vale destacar que o estilista Kenzo Takada morreu em novembro de 2020. O fundador da Kenzo foi vítima de complicações da Covid-19. O japonês consolidou a grife homônima na capital francesa, originalmente chamada de Jungle Jap, em 1970.
Ainda este ano, a grife também terá um novo CEO. Sylvain Blanc assumirá o cargo em 18 de outubro. Ele substitui Sylvie Colin, que está saindo Kenzo no fim deste mês para investir em um projeto pessoal.
Colaborou Rebeca Ligabue