Desfiles movimentam a moda em São Paulo neste mês
Marcas como Fabiana Milazzo, Ricardo Almeida, Augusto Paz e Neriage promoveram apresentações de novas coleções em eventos
atualizado
Compartilhar notícia
Agosto foi um mês agitado para a moda nacional. Em São Paulo, marcas renomadas realizaram desfiles marcantes. Entre elas, Fabiana Milazzo, Ricardo Almeida, Augusto Paz e Neriage apresentaram novas coleções em eventos.
Vem conferir!
Fabiana Milazzo
Na última quinta-feira (22/8), a grife mineira Fabiana Milazzo apresentou a coleção Waves, de verão 2025. Com estilo assinado por Pedro Sales, as modelos desfilaram usando peças inspiradas no movimento das ondas e na serenidade do mar. Corais, algas, estrelas-do-mar e conchas foram referências.
No repertório, estão blusas, corsets, bodies, camisetas, saias em variados comprimentos e blazers, além de calças de várias modelagens, como pantalona, capri e alfaiataria. Bordados, pedrarias e cristais incrementam os itens em seda, couro, linho e chiffon. Destaque para a transparência e o aspecto molhado.
No segmento festas, carro-chefe da etiqueta homônima, os vestidos aparecem com babados, recortes e drapeados. Assimetrias, fendas e drapeados completam a proposta descontraída e rebuscada, ao mesmo tempo.
O desfile aconteceu no icônico Edifício Tomie Ohtake. No cenário, painéis de LED criaram uma experiência visual imersiva, por meio de simulação do movimento das águas.
Ricardo Almeida
Um dos estilistas mais renomados da moda brasileira, Ricardo Almeida é conhecido pela excelência na alfaiataria. No dia 20, a grife homônima reuniu a imprensa no próprio estúdio para apresentar a nova marca, RA2, que nasce com pegada mais urbana, descontraída e contemporânea.
Trata-se de um “laboratório criativo” que une a expertise da label principal com ideias inovadoras de parceiros. A primeira edição da RA2 teve a participação de colaborações especiais: Arthur e Ricardinho Almeida, os filhos mais novos do designer, e Gabriel Pascolato.
A novidade se junta às clássicas etiquetas Ricardo Almeida Masculino e Ricardo Almeida Feminino, que também apresentaram visuais na ocasião. O desfile ocorreu no complexo Cidade Matarazzo.
Augusto Paz
Um olhar irônico sobre a morte foi o ponto de partida para a etiqueta homônima do designer Augusto Paz. O estilista, que trabalha com peças sob medida há três anos, lançou a primeira coleção da label, com direito a um desfile no Nacional Club, no bairro Pacaembu.
Intitulado Aqui Jaz Augusto Paz, o compilado é uma forma bem-humorada e provocativa de lidar com o óbito. Na passarela, um paradoxal e descontraído funeral, os looks surgiram com pegada dramática e glamorosa, sob styling de Heleno Manoel. O volume não ficou de fora.
“Os vestidos, longos ou coquetel, remetem aos trajes das dançarinas de flamenco, resgate que Augusto faz das referências de sua família espanhola e de musas como Rossy de Palma e Betty Lago”, apontou a label, em comunicado.
Neriage
Em 5 de agosto, a Neriage, da estilista Rafaella Caniello, revelou a coleção Andrômeda, inspirada nas obras da artista visual brasileira Regina Silveira. Com styling de Flavia Lafer, a passarela recebeu looks que sintetizam a clássica identidade da etiqueta, com plissados e texturas rebuscadas, mesclada, de maneira ousada, a recortes, fluidez e alfaiataria.
“[A coleção] tem um resultado bem diferente das outras. Está mais concisa, mais sintética ou por vezes mais exagerada. Sinto que peguei as pausas, os vazios, e preenchi com coisas demais ou coisas de menos. Deixei eles existirem ou fiz com que trabalhassem feito espelhos”, destacou a diretora criativa, em comunicado.
O evento da Neriage ocorreu no hotel Rosewood São Paulo, dentro do complexo Cidade Matarazzo. O centenário Jardim das Oliveiras deu tom ao ar bucólico escolhido como cenário.
Nos dias 6 e 7 de agosto, São Paulo ambientou ainda a 103ª edição da Bijoias, feira de negócios do setor de bijuterias, acessórios e joias de prata. Com a participação de mais de 80 marcas e a presença de mais de 5 mil compradores nacionais e internacionais, o evento foi organizado por Vera Masi.
Segundo a idealizadora, a iniciativa garantiu inovação. “Diversos expositores apresentaram coleções com materiais reciclados e técnicas de produção que minimizam o impacto ambiental. Essa tendência reflete uma demanda crescente do consumidor por produtos que alinhem estilo e consciência ecológica”, avaliou Masi.