Desfile Métiers d’Art 2020/21 da Chanel já tem local e data. Confira!
Desta vez, a grife escolheu um monumento francês do século 16 para exibir a coleção, que celebra o know-how dos artesãos da marca
atualizado
Compartilhar notícia
A Chanel vai viajar mais uma vez para apresentar sua próxima coleção Métiers D’Art. Porém, não será para tão longe de Paris desta vez. A grife francesa anunciou, nessa terça-feira (15/9), que o Castelo de Chenonceau é o endereço escolhido para a temporada, com show em 1º de dezembro. Este será o segundo Métiers D’Art apresentado pela diretora criativa Virginie Viard. Tradicionalmente, esse desfile celebra o know-how dos artesãos da marca, em uma coleção de prêt-à-porter. Isso significa que são roupas prontas para vestir, diferentemente da alta-costura, quando elas são feitas sob medida.
Vem comigo!
Castelo de Chenonceau
O local escolhido, Castelo de Chenonceau, fica no Vale do Loire, a cerca de 2h30 do centro da capital francesa. Os castelos medievais, vinhedos e jardins chamam atenção na região. A construção escolhida pela Chanel tem estilo renascentista e é uma das mais populares da área. Apoiado em pilares sobre o rio Cher, o castelo é acessado por meio de uma ponte.
O palácio foi construído entre os anos de 1513 e 1521 e também é conhecido como Castelo das Damas. Ele ganha esse nome porque, historicamente, foi ocupado por mulheres. O monumento tem salões luxuosos, galerias e jardins, com destaque para o Jardim de Diane de Poitiers e o Jardim de Catherine de Médicis, um em cada lado da construção.
Primeiros desfiles pós-pandemia
Este será o segundo desfile da Chanel após retornar às passarelas no mês de outubro, durante a Semana de Moda de Paris. A apresentação da coleção Cruise 2021, que ocorreria em Capri (Itália) no mês de maio, foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19, assim como o último desfile de alta-costura, que estava marcado para julho. Ambas coleções foram apresentadas digitalmente.
“Combinando a criatividade da maison e o virtuosismo dos artesãos – bordadeiras, chapeleiros, sapateiros, criadores de penas, pregas e até luvas –, a coleção Métiers d’Art da Chanel contribui para a promoção da moda francesa e do luxo em todo o mundo”, compartilhou a grife em comunicado.
A expectativa é que o desfile de dezembro deste ano seja realizado com audiência, dependendo de como estiver a situação de saúde da região. Conforme a marca havia anunciado, não há planos de abandonar o calendário tradicional da moda. “O desfile continua sendo a melhor forma de expressar a criatividade e o know-how da marca”, declarou Bruno Pavlovsly, presidente da divisão de moda e da Chanel SAS em junho, como destaca o WWD.
Edições anteriores do Métiers D’Art
Os desfiles Métiers D’Art já ocuparam cidades como Dallas, Edimburgo, Hamburgo, Roma e Xangai. O penúltimo foi realizado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, ainda sob a direção criativa de Karl Lagerfeld.
Na última edição, a marca regressou a Paris, com mais um cenário montado no Grand Palais, onde os demais shows da marca costumam ocorrer. Na ocasião, o desfile homenageou o legado da fundadora da casa, Gabrielle “Coco” Chanel.
Colaborou Hebert Madeira